conecte-se conosco


Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá distribui cerca de 7 mil kits da alimentação escolar para alunos atendidos pelo programa Bolsa Família

Publicado

Cerca de 7 mil alunos da rede pública municipal de Educação de Cuiabá, beneficiários do Programa Bolsa Família do governo federal ja receberam o kit alimentação escolar. Os kits, com alimentos não perecíveis, integrados ao cardápio da alimentação escolar, contém 7 ítens, entre eles, arroz, feijão, farinha e outros, em quantidade suficiente para atender as crianças por 15 dias, período previsto para o isolamento domiciliar determinado pelo Executivo Municipal, para conter a disseminação do coronavírus na Capital.

No dia 23, início do período de suspensão das atividades presenciais nas 164 unidades educacionais da rede pública municipal de Ensino, foram distribuidos 1.666 kits nas 51 creches e Centros Municipais de Educação Infantil Cuiabano (CEICs).

Dessa data até hoje, cerca de 7 mil alunos matriculados em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e  do Campo (EMEBCs) ja receberam os alimentos. Ao todo 18 mil crianças vão receber os alimentos.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, disse que a ação determinada pelo prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira dama Márcia Pinheiro está sendo acompanhada pelo Ministério Público Estadual. “Foi montada uma grande logística para a distribuição dos kits em função da determinação de não permitir aglomerações. Os kits são montados por servidores da Coordenadoria de Alimentação Escolar e encaminhados para as unidades. Lá, as equipes gestoras entram em contato com os pais para retirarem os kits em dia e hora prédeterminados. Todos os servidores envolvidos na distribuição dos kits são voluntários e, todos os cuidados relacionados a higienização, como luvas, mascaras e alcool gel 70% foram tomadas”, destacou ele.

Para a retirada dos kits nas unidades educacionais os pais apresentam  documento de identificação com foto e o cartão do Bolsa Família. 

“Continuamos a distribuição dos alimentos, nos próximos dias até que todos os 18 mil alunos tenham recebido os alimentos. A gestão Emanuel Pinheiro acredita que com essa ação estamos ajudando a diminuir o impacto do isolamento domiciliar nas familias, contribuindo para que as crianças vulneráveis socialmente, possam ter o alimento que recebem nas unidades educacionais”, destacou o secretário de Educação, Alex Vieira Passos.

Para as familias, a ajuda é bem vinda. Na EMEBC Nossa Senhora da Penha de França, localizada no Distrito do Coxipó do Ouro, o senhor Silvio, morador da comunidade  Arraial dos Freitas, disse que está desempregado no momento  e que a ajuda chegou na hora certa.  “Cuido de dois netos de 7 e 8 anos, que estudam aqui na escola. Esses alimentos chegaram em boa hora, não sabia mais o que fazer”, disse ele. 

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Servidores do Hospital de Referência à Covid-19 recebem doação de 580 combos do McDonald’s

Publicado


.

Os servidores efetivos e terceirizados que atuam no Hospital de Referência à Covid-19 (antigo Pronto Socorro) receberam, na tarde desta segunda-feira (29), 580 combos compostos por Big Mac e refrigerante, por meio da campanha “McObrigado”, da rede de restaurantes fast-food McDonald’s.

Desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a marca, operada pela Arcos Dorados no Brasil, aderiu à campanha global Thank you Meal, lançada nos Estados Unidos, doando refeições para os profissionais de saúde e caminhoneiros que estão atuando na linha de frente do combate à doença. No Brasil, a campanha ganhou o nome de McObrigado, cuja meta é chegar a 100 mil combos doados, o que equivale a um investimento de cerca de R$ 2,5 milhões de reais.

Em Cuiabá, além do Hospital Referência à Covid-19, o Hospital Estadual Santa Casa, o Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá e o albergue municipal receberam, entre os dias 17 e 30 de junho, a doação de cerca de 1,2 mil combos.

De acordo com Paulo Camargo, presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados, a campanha McObrigado é “uma forma de levar, além de comida, solidariedade e mensagens de encorajamento para estes profissionais que tem tido uma atuação incansável e excepcional”.

Até o momento, no país, já foram realizadas mais de 73 mil doações para profissionais de saúde, instituições que atuam no combate à fome e caminhoneiros nas rodovias. Todas têm sido preparadas pelos funcionários da rede, que também estão se mobilizando para colocar recados de agradecimento juntos das refeições.

Para a coordenadora administrativa do Hospital de Referência à Covid-1, Roberta Lima Borges Monteiro, “a mensagem é de gratidão pelo reconhecimento, afinal, o pessoal trabalha tanto! A gente é um hospital de referência e estamos vivendo uma fase muito inusitada das nossas vidas numa pandemia, vivendo um vírus que a gente ainda está conhecendo. Cada dia é uma situação nova. Os profissionais estão se desdobrando em mil pra poder atender aos pacientes e também proporcionar o pouco que a gente tem e um pouco mais”, disse.

Medidas de biossegurança

Tendo como prioridade proteger a saúde e bem-estar de seus funcionários e clientes, o McDonald’s implementou um comitê focado especialmente em monitorar e agir de forma que garanta a segurança nos restaurantes. Por isso, todos os funcionários passaram a atender com luvas e máscaras nas interações de entrega no balcão, drive-thru, quiosques e McCafé. Além disso, todos os pedidos estão sendo entregues já em embalagens para viagem.

Além disso, aumentou a frequência da limpeza dos balcões, equipamentos e portas e no número de dispensers de álcool em gel no salão. As máquinas de cartão passaram a ser higienizadas após cada uso e os restaurantes estão sugerindo que os clientes do drive-thru façam uso de formas de pagamento à distância, como o Sem Parar. As unidades também oferecem materiais para higienização das bolsas dos profissionais que entregam os pedidos feitos pelo McDelivery. A marca tem estimulado que esses profissionais higienizem as bolsas, lavem as mãos ou façam uso do álcool gel todas as vezes que chegam para retirar um pedido.

 

Continue lendo

Cuiabá

“Implantação do dentista da família nas unidades SUS de Cuiabá é antigo sonho nosso”, diz vereador Dr. Xavier

Publicado


.

Parlamentar é responsável pela consolidação desse projeto no Posto de Saúde (USF) do Jardim Independência. O antigo PSF passou por reforma geral e ampliação de suas instalações, hoje comportando setor odontológico avançado
Juntamente com o prefeito de Cuiabá (Emanuel Pinheiro) e outras autoridades municipais, o vereador Dr. Xavier participou hoje cedo (30) da cerimônia de reinauguração das instalações do antigo PSF do Jardim Independência, agora denominado USF – Unidade de Saúde da Família Dr. Nicóla Pécora. O prefeito Emanuel Pinheiro sublinhou a luta de Dr. Xavier para dotar esse USF de moderno setor odontológico, em face da grande demanda registrada na Região Oeste.&nbsp
“Entregamos hoje à população – após longo tempo de reforma – mais um núcleo de saúde modernizado, equipado com setor odontológico de última linha. Trata-se do atendimento de reivindicação oficializada pelo vereador Dr. Xavier junto à gestão municipal. Por incontáveis vezes, em reuniões para discutirmos a implantação de benefícios distintos na área de Saúde Pública, Dr. Xavier enfatizou a importância de que fosse disponibilizado também suporte odontológico nas unidades SUS de Cuiabá. Muitos, em decorrência do seu empenho parlamentar, já contam com esse importante dispositivo de atendimento comunitário”.
Conforme o prefeito, as demais unidades de Saúde (SUS) da capital também vão receber gabinetes odontológicos, projetos já formatados e em fase de andamento, para breve conclusão. Salientou que, desde o início do seu mandato, várias postos passaram por readequações e reforma geral. “A tendência é de instalarmos odontologia em todos, a fim de suprir uma demanda comum e preocupante, verificada principalmente nas comunidades de baixa renda da capital”.&nbsp
Para o vereador Dr. Xavier, a entrega das obras de reforma do Posto de Saúde do Jardim Independência – USF dotado de gabinete odontológico – significa muito para a população humilde. “O dentista da família, projeto pelo qual tanto batalhamos ininterruptamente, aos poucos vai se tornando uma feliz realidade nos polos SUS do município. Agradeço ao prefeito Emanuel Pinheiro por nos atender, investindo numa melhor qualidade de Saúde Pública. A bucal não foge à regra: faz parte desse conjunto saudável que buscamos efetivar no município”.
João Carlos de Queiroz – Assessoria de Gabinete

Fotos Relacionadas

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana