conecte-se conosco


Cuiabá

Prefeitura atende TAC com Ministério Público e instala três novos equipamentos de monitoramento eletrônico; emissão de notificações começa dia 1º de novembro

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) instalou três novos equipamentos de monitoramento eletrônico em Cuiabá, nas aAvenidas – XV de Novembro, cruzamento com a Senador Metelo; XV de Novembro com  a Comandante Suídio e Dom Bosco com a Comandante Costa. A instalação cumpre a determinação de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MPE), de Nº 003/2016.  

Neste mês, os aparelhos irão passar por uma aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e, nesse período educativo, os motoristas que passaram pela via acima da velocidade permitida irão receber apenas uma notificação orientativa. Os novos instrumentos de fiscalização somente entrararão em operação (com a emissão de notificações) a partir do dia 1º de novembro de 2021. 

A instalação dos equipamentos de monitoramento foi efetivada  após um estudo da Comissão de Análise de Acidentes de Trânsito composto pelos órgãos: Secretaria de Saúde do Município, Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), da Polícia Judiciária Civil, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).  

“É possível analisar o Boletim Epidemiológico dos acidentes de trânsito, identificando os fatores e condutas de risco de vítimas do trânsito urbano. Desta forma, todo estudo técnico e análise para implementação de políticas públicas no intuito de diminuir os acidentes de trânsito em Cuiabá, são provenientes dos dados técnicos da Comissão de Análise de Acidentes de Trânsito. As vias que  já possuem a fiscalização eletrônica, nota-se que houve uma diminuição média de 38% no índices de acidentes, consequentemente diminuindo também a mortalidade, cabe ressaltar que o excesso de velocidade é principal fator de risco encontrado em acidentes com vítimas fatais no município”, explica o secretário de Mobilidade, Juares Samaniego. 

No total, a capital conta com 45 pontos de equipamentos de fiscalização eletrônica na capital, todos devidamente sinalizados horizontalmente e verticalmente. 

  
Velocidade permitida nos novos radares 
 
Comandante Suidio x XV de Novembro: 40km.
Xv de Novembro x Suidio:  50km.
Senador Metelo x Xv de Novembro: 40 km.
Xv de Novembro x Senador Metelo: 50 km.
Dom Bosco x Cmte Costa: 30 km.
Cmte Costa x Dom Bosco: 30 km.
 
 
Infrações, penalidades e recursos

As multas para quem trafegar em velocidade acima do permitido devem variar entre R$ 130,16 e R$ 880,41, além da perda de quatro a sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Os motoristas que quiserem recorrer das multas devem acessar o site www.cuiaba.mt.gov.br onde estão disponibilizados formulários – no link ‘Serviços ao Cidadão’. 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Campeonato ‘Xomaninho’ ocorre na manhã deste sábado no ginásio Dom Aquino 

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, realiza na manhã deste sábado (23),das 8h às 11h30, o campeonato ‘Xomaninho’ – para categorias de base. O evento esportivo faz parte das comemorações do Dia das Crianças neste mês de outubro. As partidas de futebol serão realizadas no campo do Complexo Esportivo do Ginásio Dom Aquino. 

Conforme a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Rabelo Jacob, no próximo ano, a final do ‘Xomaninho’ será realizada no Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha. E neste primeiro evento, foram feitos convites para algumas escolinhas de futebol que irão montar suas equipes. 
“Esse é um torneio teste e estamos fazendo e já programando um campeonato para o ano que vem na qual a final será disputado no Dutrinha. Só será equipes convidadas e ano que terá o mesmo campeonato para o torneio. No campeonato de 2022 será por inscrições por categoria de base do Xomaninho. Estamos incentivando a descoberta de novos craques e melhorar a qualidade de vida das crianças”, falou. 
A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, também já programou para o próximo dia 30 de outubro a realização de novos jogos do Xomaninho, também na Ginásio Dom Aquino. 

Continue lendo

Cuiabá

Todos Juntos Apoiamos essa Causa: Campanha termina com atividades voltadas aos servidores

Publicado


Secom Câmara

Ao longo da semana foram distribuídos laços, realizadas palestras e exibidos depoimentos de superação
A ação foi promovida pelo Núcleo Assistencial, Sala da Mulher e Ouvidoria com objetivo de conscientizar os servidores sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama e de próstata


A campanha “Todos Juntos Apoiamos essa Causa” foi encerrada nesta sexta-feira (22) com um dia de beleza para os servidores e colaboradores da Câmara Municipal de Cuiabá. Limpeza de pele, massagem, sorteios e outras ações marcaram o evento que foi aprovado pelos servidores.

“É uma ação muito importante voltada para mulheres da Casa, trazendo a valorização para todas as servidoras”, contou a assessora parlamentar,&nbsp&nbspVictória da Silva.


“Essa ação deveria acontecer sempre. Acho muito importante participar dessas atividades para interação entre os servidores”, disse a assessora parlamentar, Yeda Sales.

A campanha foi promovida pelo Núcleo Assistencial, Sala da Mulher e Ouvidoria com objetivo de conscientizar os servidores sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama e de próstata.

Ao longo da semana foram distribuídos laços rosa e azul, realizadas palestras e exibidos depoimentos de superação. Além disso, foi lançada a campanha de arrecadação de lenços para mulheres que estão em tratamento contra o câncer de mama.


“O objetivo da ação foi proporcionar informações aos serviços sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e de próstata. Ficamos felizes com o resultado dessa campanha e já estamos pensando em atividades para os próximos meses”, disse a coordenadora da Sala da Mulher, Thamires Rondon.

Secom Câmara

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana