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Cuiabá

Prefeito se reúne com diretores administrativos para estabelecer metas e cobrar o equilíbrio fiscal

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O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro se reuniu na sexta-feira (25), com os membros do Comitê de Ajuste Fiscal (COTAF), e Diretores Administrativos Financeiro (DAFs) de todas as secretarias municipais para a primeira reunião no intuito de colocar a meta de equilíbrio fiscal das contas públicas para o fechamento do exercício de 2019 e planejamento do último ano de gestão.

“São três anos praticamente de uma gestão muito dinâmica, de muitas realizações e entregas e encaminhamentos. Agora temos que preparar para entregar o que falta concluir e acho que isso será possível com o ajuste fiscal, colocando essa gestão no patamar de uma das mais realizadoras em Cuiabá. Tudo isso está sendo possível graças ao empenho de todos, secretários e equipe geral. Estamos conseguindo com muita dificuldade, pois cada pasta tem suas limitações orçamentárias, mas estamos levando adiante e cumprindo com os compromissos que fiz com a população cuiabana”, disse o prefeito.

Na oportunidade, o prefeito e presidente do COTAF, o secretário-adjunto do Tesouro, Éder Galiciani, distribuiu uma Instrução Normativa que tem como finalidade disciplinar o procedimento para a emissão de parecer prévio pelo Comitê para a realização de licitações, adesões, contratos, aditivos e abertura de créditos adicionais que tenham como objeto aquisição de bens de consumo e permanentes, prestação de serviços, realização de obras, a fim de verificar a existência de créditos orçamentários suficientes para sua realização, considerando-se os créditos já comprometidos até o final do exercício, com despesa já contratadas.

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Cuiabá

Confira os canais de atendimento não-presencial da Prefeitura de Cuiabá

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Em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, os serviços da Prefeitura de Cuiabá somente serão ofertados por meio de telefone e plataforma online. No momento, os servidores Municipais encontram-se em regime de teletrabalho. Estão em funcionamento presencial apenas os serviços públicos apontados como essenciais à população, já os demais estão sendo realizados via canais de atendimento não-presenciais.

Confira os canais de atendimento não-presenciais da Prefeitura de Cuiabá:

Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo

As atividades da Pasta direcionadas ao público estão paralisadas, funcionando apenas os serviços internos em regime de home office. Entretanto, as demandas podem ser enviadas por email para [email protected].

Secretaria de Gestão

Telefone: 3645-6021

Email: [email protected]

Protocolo geral: [email protected]

Secretaria de Obras Públicas

Limpeza de bocas de lobo: (65) 3313-3050

Tapa-buraco, patrolamento e manutenção de pontes: (65) 3313-3051

Secretaria de Serviços Urbanos

Coleta de resíduos domiciliar: 0800 002 0202

Limpeza de espaços públicos: (65) 3645-5500

Iluminação Pública: (65) 3645-5522/5511 ou WhatsApp 9 9318-8761

Cata-treco: (65) 3645-5518 ou WhatsApp 9 9243-6502

Poda de árvores: (65) 3645-5500 e (65) 9 9299-6710

Emplacamento de ruas: (65) 3645-5504

Controladoria Geral do Município

Para contato com o gabinete do controlador-geral do Município, gabinete do ouvidor-geral do Município, Diretoria Geral de Transparência, Diretoria Geral de Controle Interno, Diretoria Geral de Auditoria e Diretoria Administrativa Financeira utilize os seguintes telefones: 3622-4706 ou 3622-1252.

Ouvidoria Geral do Município: 0800 645 0156

E-mail: [email protected]

Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária

Telefone recepção: (65) 3313-9600

Diretoria Técnica de Habitação: [email protected][email protected]

Diretoria Técnica de Regularização Fundiária:  [email protected]

Diretoria Técnica de Projetos:  [email protected]

Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico

Para quem deseja se candidatar a alguma das vagas disponíveis, basta baixar em seu celular o aplicativo “Sine Fácil” ou acessar a página virtual do Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br). Quem necessita solicitar o seguro desemprego, o acesso é pela página virtual www.gov.br/trabalho ou pelo aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”.

Além dos canais virtuais, quem necessitar de informações sobre seguro desemprego, e quadro de vagas, tirar suas dúvidas sobre intermediação de mão de obra ou carteira de trabalho e previdência social pode entrar em contato pelos telefones (65) 99255-2450 (WhatsApp) ou pelos números fixos, (65) 3645-7250 ou 3645-7251.

Os empregadores que desejarem anunciar suas vagas no Sine, podem entrar em contato pelos telefones (65) 3645-7216 / 7237, pelo whats (65) 99255-2450 ou pelo email [email protected]

Para outras demandas relacionadas a Pasta, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone (65) 3645-7250 / 7251 ou por email [email protected].

Procon Municipal

O Procon municipal atende à população através do WhatsApp (65) 3641-6400, do telefone (65) 3632-6400, do e-mail [email protected] e também disponibiliza o aplicativo Procon Cuiabá, por onde é possível enviar texto, fotos e vídeos do estabelecimento que esteja cometendo irregularidades.

Secretaria de Ordem Pública

A população pode ajudar a fiscalização da Secretaria de Ordem Pública pelo Disque-denúncia (65) 3616-9614, que atende de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Nos demais horários, finais de semana e feriado, as denúncias devem ser feitas pelo 190.

Procuradoria Geral do Município

A Procuradoria realiza emissão de certidão negativa com efeito positiva, parcelamentos de tributos, consultas à processos administrativos fiscais, emissão de extratos e guias de tributos, fornecimento de carta de anuência e plantão tira dúvidas. Esses são os serviços prestados e que serão realizados pelos telefones funcionais (65) 98448-5830; 99251-3390; 99203-2579 e 99223-6668, e ainda pelo endereço de email: [email protected].

Secretaria de Mobilidade Urbana

O cidadão que desejar informações da Pasta, pode entrar em contato pelos telefones (65) 33154298 e (65) 33154240 ou por email [email protected].

Defesa Civil

A Defesa Civil municipal está apta a receber chamados pelo telefone (65) 3623-9633, em horário comercial, e também por e-mail [email protected]

Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano

Diretorias de Gerenciamento Urbano (DGU), a equipe de técnicos municipais continua oferecendo os serviços de regulação de obras, aprovação de projeto, alvará de obras, alvará de tapume, alvará de demolição, habite-se, consulta previa, certidão de parcelamento do solo, certidão de demolição, certidão de uso e ocupação do solo, EIV/RIV, atestado de regularização, todos por meio do site http://www.smades.cuiaba.mt.gov.br/. As dúvidas podem ser tiradas pelo email [email protected] ou pelos telefones (WhatsApp) (65) 99215-9418 ou (65) 99307-4710.

A Diretoria de Gerenciamento Ambiental (DGA), o serviço de análise dos processos de licenciamento ambiental e vistorias continuam sendo realizado. O atendimento aos munícipes está sendo realizado também pelo site http://www.smades.cuiaba.mt.gov.br/ e pelo telefone, somente por ligação (65) 99344-5850 ou pelo email [email protected].

Já a RedeSim continua oferecendo serviços de emissão de alvarás e abertura de MEI’s, ambos de forma online. Os canais de atendimento são pelo telefone (65) 3645-6111 e pelo email [email protected], de segunda a sexta, das 8h às 12h, das 14h às 17h.

Na Diretoria de Bem-estar Animal, o contato para denúncias de maus-tratos aos animais ou agendamento de adoção responsável é realizado pelo telefone 0800 647 7755, de segunda a sexta, das 08h às 12h.

 

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Cuiabá

Caminhoneiro desfruta de uma nova vida desde que superou à Covid-19 no Hospital Referência

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O caminhoneiro José Vieira Simiano, 75, é uma nova pessoa desde que superou a Covid-19, após passar 30 dias internado no Hospital Referência (antigo Pronto Socorro), tendo passado cinco dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde precisou respirar com ajuda de ventilação mecânica. 

“Esse troço me pegou e eu tive uma experiência maravilhosa muito grande na minha vida. Primeiro, porque Deus me deu vida. A gente não pode pensar o contrário porque a minha vida mudou materialmente e mudou espiritualmente. Eu hoje sou outro homem no trabalho, na minha casa, no falar com as pessoas. A mudança foi fabulosa, grande mesmo!”, afirma.

Em segundo lugar, ele agradece aos médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e toda a equipe do Hospital Referência, onde foi tratado com muito carinho. “Foi um povo que cuidou demais de mim, como se eu fosse um recém-nascido, como uma criança”. 

José Simiano conta que, ao longo de sua vida, nunca teve o hábito de demonstrar carinho, vivia apressado e preocupado com o trabalho, não se importava com comemorações. Foi no hospital que ele afirma ter comemorado seu aniversário pela primeira vez, aos 75 anos, no dia 12 de maio. Ele foi surpreendido com um bolo decorado, presentes e muita comemoração por parte da equipe de profissionais da saúde, que inclusive fizeram videochamada para seus familiares, para que também pudessem compartilhar daquele momento marcante. 

“Eles não deixam o paciente se sentir sozinho nenhum minuto. Eles ligavam todo dia para dar notícias do meu pai, fizeram videochamada com a família no aniversário dele. Ele foi tratado com muito carinho, além do profissionalismo, desde a médica até a zeladoria”, afirma o caminhoneiro Carlos Alberto Simiano, 53, filho do senhor José. 

A família vive em Rondonópolis e dependia dessas ligações para ter notícias sobre o estado de saúde do patriarca. Mesmo para quem tem parentes na cidade, durante esta pandemia e por conta do risco de contágio, não estão sendo feitas visitas presenciais aos pacientes internados com Covid-19. 

No dia em que recebeu alta médica, em 15 de maio deste ano, José Simiano foi novamente presenteado com o carinho e comemoração da equipe do Hospital Referência. Como já virou tradição nesta pandemia, ele passou por um corredor formado pelos profissionais que seguravam balões e o ovacionavam, felizes por sua recuperação. “Simplesmente um caminhoneiro ter o privilégio que eu tive de ser recebido por aquele povo, de ser atendido e de ser despedido com palmas, com cânticos, pra mim, foi a coisa mais gloriosa do mundo”, relembra.

Alguns dias depois de voltar para casa, Simiano já estava na estrada com seu caminhão. Quando concedeu entrevista, estava em Brasileia, no Acre, divisa com a Bolívia. “Se eu não trabalhar, acho que vou morrer mais depressa. Eu não conheço alguém mais apaixonado por caminhão do que eu”, diz. 

A reflexão que fez da vida após contrair a Covid-19 e o tratamento humanizado que recebeu no Hospital Referência transformaram seu dia-a-dia. Hoje ele se considera um motorista mais prudente, sem pressa, mais educado e amoroso com as pessoas e com vontade de aproveitar mais a família, rever irmãos que moram longe. “Eu fiz coisas que nunca havia feito, falei o que nunca havia dito. Eu não dava valor à vida. E a vida é maravilhosa!”. 

Da mesma forma como comemorou pela primeira vez o aniversário, José Simiano este ano quer ter um dia dos pais diferente também, ao lado da esposa, dos filhos – Rosângela, Carlos e Jaumi – e dos netos e bisnetos. “Eu vou dar muito valor. Pode ser que esteja em casa, vou lutar para estar”. 

Apesar de idoso, José Simiano não tem comorbidade, o que ele acredita que tenha favorecido para sua recuperação. Segundo ele, nunca passou pela cabeça que iria sucumbir à doença pois sempre manteve a fé. E este é o conselho que ele dá para todos que estão passando pela mesma situação que ele enfrentou. “Todo aquele que tiver essa doença, não tenha medo. Tenha fé em Deus e pratique a sua fé”. 

Leia também: Depois de 30 dias internado no Hospital de Referência, caminhoneiro recebe alta após ser curado da Covid-19

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