conecte-se conosco


Cuiabá

Prefeito lamenta falecimento de Benedito Costa, um dos pioneiros da aviação em MT

Publicado

Luiz Alves

O prefeito Emanuel Pinheiro lamenta o falecimento do piloto e amigo pessoal, Benedito Paulo Sardinha Costa, aos 89 anos, neste domingo (16). Goiano, natural de Goiás Velho, ele chegou a Cuiabá em 1954 e deixa como legado imensurável serviço prestado no desbravamento do sertão mato-grossense. 

Pinheiro lembra que Benedito foi um dos pioneiros da aviação no Estado, reconhecido especialmente por sua  honestidade e amizade. Além disso, é pai do coordenador do Núcleo de Apoio ao Prefeito, Lincoln Sardinha Costa.

“Infelizmente não há palavras que possam amenizar a dor da perda. Meu desejo, contudo, é de que encontremos em sua história força para seguirmos em frente e mantermos a sua memória sempre viva”, diz.

À família, o prefeito colocou-se a disposição e externou suas condolências. “Expresso meus pêsames com sinceridade e o mais profundo  desejo de que familiares e amigos, grupo ao qual me incluo, se sintam reconfortados. Que as homenagens e palavras de acolhimento se multipliquem e cheguem a todos como um abraço companheiro.” 

Leia Também:  Inscrições para 44º Jogos Estudantis Cuiabanos encerram nesta 6ª; Xadrez tem regulamento retificado

O velório acontece na Capela Jardins, no bairro Bandeirantes, a partir de 21h.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Niuan Ribeiro auxilia Paróquia Sagrada Família na regularização fundiária de suas comunidades

Publicado

O vice-prefeito Niuan Ribeiro recebeu os conselheiros da Paróquia Sagrada Família, nesta segunda-feira (22), para auxiliá-los na regularização fundiária de suas 12 comunidades cristãs, espalhadas pela regional leste de Cuiabá. A pedido dos representantes, o gestor público acolheu a solicitação, orientando-os quanto aos trâmites e procedimentos necessários, que vão garantir que a instituição de cunho religioso possa continuar com seus atendimentos, com a seguridade de permanecer na mesma região onde atua com suas diversas igrejas. 

“Essa preocupação da Paróquia é genuína e o objetivo da Vice Prefeitura é justamente mostrar os caminhos naquilo que nos cabe, enquanto órgão municipal. Atualmente, mais de 50 mil pessoas são acolhidas de algumas forma pelas diversas comunidades que estão sob a tutela dessa instituição e é fundamental que elas possam regularizar sua situação, a fim de que se mantenham nos bairros onde estão há mais de 30 e até mesmo 40 anos, como é o caso de algumas dessas igrejas. E isso tudo precisa ser feito de maneira criteriosa, respeitando a legislação do município e seguindo todos os procedimentos necessários. E neste encontro alinhamos exatamente isso, mostrando o caminho correto, para que a Paróquia possa sanar, de uma vez por todas, essa questão”, afirmou Niuan Ribeiro, vice-prefeito de Cuiabá.

Leia Também:  “Compadre Banga” visita Legislativo para agradecer apoio dos vereadores

Compreendendo bairros como o Jardim Leblon, Pedregal e Planalto, a Paróquia é essencial para a vida da comunidade da região leste, onde suas igrejas estão concentradas. Existente há 20 anos, a instituição possui um termo de permissão de uso indeterminado da área onde se encontra, emitido pela Prefeitura de Cuiabá ainda em 2001, e tem realizado inúmeras atividades assistenciais na vida dos moradores locais. Segundo o padre da Paróquia Sagrada Família, Edison Mateus, muitos dependem do atendimento prestado pela unidade.

“Atuamos em diversas frentes, sempre focados em proporcionar uma melhor qualidade de vida para as famílias que estão ao nosso redor. Além de oferecer assistência básica nas áreas de saúde e alimentação, ainda possuímos uma parceria com a Pastoral do Imigrante, que se encontra na mesma extensão geográfica onde estamos e que – naturalmente – conta com o nosso suporte nos acolhimentos. Temos uma grande preocupação em continuar atendendo essas pessoas e para que isso possa ser feito com segurança e perpetuidade, precisamos nos regularizar. Para isso, a ajuda do município é de suma importância e somos gratos por saber que podemos contar com o vice-prefeito Niuan Ribeiro nesse processo”, concluiu o padre.

Leia Também:  Inscrições para 44º Jogos Estudantis Cuiabanos encerram nesta 6ª; Xadrez tem regulamento retificado

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Continue lendo

Cuiabá

Cursos da 2ª Edição do Programa Qualifica 300 começaram nesta segunda-feira (22)

Publicado

Vicente Aquino

As aulas da 2ª Edição do Programa Qualifica 300 tiveram início nesta segunda-feira (22), em algumas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), em Cuiabá. As atividades serão ministradas nos três turnos (manhã, tarde e noite), com uma média de 20 a 30 participantes em cada turma. Nessa 1ª etapa, serão capacitadas 611 pessoas com término previsto para o dia 13 de setembro.

As primeiras unidades contempladas foram os Cras dos bairros Pedra 90, Osmar Cabral, Dom Aquino, Jardim Araçá, Getúlio Vargas, Praieiro, Nova Esperança, CPA e Drº Fábio com cursos de formação de Padeiros, Confeiteiros, Salgadeiros, Auxiliar de Recursos Humanos, Assistente Administrativo, Operador de Caixa, Recepcionista, Operador de Computador, Confeccionador de Lingerie e Costureiro de Vestuário.

O segundo ano da ação que leva cursos profissionalizantes e de capacitação gratuita à população cuiabana apresenta algumas novidades. O número de vagas em relação ao ano passado mais que dobrou, subindo de 1,2 mil para 3 mil vagas destinadas a pessoas em vulnerabilidade social.

Leia Também:  Sargento Joelson fiscaliza obras no bairro Alvorada e indica demandas para Altos do Parque e Monte Líbano

Outra inovação está na inclusão da população imigrante (venezuelanos, haitianos, entre outros) e da população em situação de rua no grupo prioritário. Os critérios para o acesso ao ensino é possuir registro no Cadastro Único, porta de entrada para os programas sociais, e ter o Número de Inscrição Social (NIS).

As aulas serão oferecidas pelos 14 Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e os dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), além da disponibilização de cinco carretas móveis equipadas, três a mais em relação a 1ª edição, para determinados cursos irem até os bairros, cumprindo uma das exigências da Prefeitura que é de levar os cursos até os bairros para facilitar o acesso.

A 2ª edição do Programa Qualifica 300, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro e coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh) será em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

“Essa edição está mais completa com o acesso aos cursos voltados também aquelas pessoas que deixaram seus países, por diversas razões, atrás de oportunidade e não podemos fechar os olhos para essa realidade. A marca da nossa gestão é de cuidar das pessoas, pensar nelas e essa edição do Qualifica traduz isso muito bem”, elencou a primeira-dama, Márcia Pinheiro.

Leia Também:  Bolo de 300 metros homenageia tricentenário da Capital; veja detalhes

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana