conecte-se conosco


Cuiabá

Prefeito entrega praça no bairro Coophamil e homenageia radialista

Publicado

Luiz Alves

Os moradores do bairro Coophamil, localizado na região Oeste da Capital, passam a contar com um novo espaço de lazer. Isso porque, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, inaugurou na noite da última quinta-feira (14), a Praça William Gomes. O local foi batizado em homenagem ao radialista, professor e morador da comunidade. Situada na Rua Valdir Morbeck, a área foi totalmente revitalizada e beneficiará cerca de 4.500 habitantes da localidade.

Por meio de um trabalho realizado em parceria entre as secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, o Município executou uma completa transformação do local. Agora, o local, que antes gerava insegurança à população, poderá ser utilizado para o desenvolvimento de atividades físicas e de integração social.

“Meu amigo particular, conhecia há mais de 30 anos William Gomes, o mineiro mais cuibano que muitos. Deixo a nossa saudade, de um grande homem, de um gande professor e radialista de uma origem simples. Essa praça eterniza o nome e a memória de William, uma área de lazer que vai dar alegria e qualidade de vida para a população, que era o que ele mais fazia em vida”, declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Na praça, foram realizados os serviços de jardinagem e paisagismos, instalação de iluminação de LED, de bancos e lixeiras, pintura e construção de pista de caminhada. Além disso, fizeram parte da revitalização, a edificação de uma academia ao ar livre, incluindo equipamentos para pessoas com deficiência, e um playground, voltados para a recreação das crianças.

Leia Também:  Prefeito e primeira-dama participam da missa de abertura da festa do Senhor Bom Jesus

“Este é um espaço que a comunidade agora pode fazer uma caminhada com segurança, fazer exercícios com segurança. O prefeito tem nos pedido sempre a iluminação de LED pela qualidade e luminosidade. Transformamos este quarteirão para que vocês tivessem mais qualidade de vida. Só este ano já fizemos mais de 40 praças como essa e continuaremos a entregar uma por semana até o fim da gestão, cumprindo um plano de governo de um prefeito comprometido com o social e com todos os bairros de Cuiabá”, declarou o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

O Município tem expandido esses espaços para todas as regiões da cidade, alcançando pessoas que outrora se viam excluídas desse tipo de benefício. Desde 2017, o trabalho já resultou na criação de mais de 40 praças e dois novos parques municipais. O planejamento do prefeito Emanuel Pinheiro é entregar, até dezembro de 2020, uma praça por semana.

“Esta obra é uma luta de todos aqui presentes. Eu não tenho vergonha de dizer que apoio esta gestão, eu vim aqui para entregar uma obra que representa o compromisso da gestão. A Câmara é parceira desta administração que significa a evolução da nossa qualidade, acabando com bolsões de lixo e levando qualidade de vida para a nossa população”, declarou o vereador por Cuiabá, Toninho de Souza.

Apaixonado pelo linguajar cuiabano, Willian escreveu também o “Dicionário Cuiabanês”, que faz a tradução de alguns palavra e dizeres do dialeto regional. A lei que assegura a homenagem ao professor e comunicador é de autoria do vereador Toninho de Souza.

Leia Também:  Visita da Comissão de Saúde ao novo PS é adiada

Eu quero agradecer a comunidade presente para esta homenagem maravilhosa ao William. Quero agradecer a todas as autoridades, eu não tenho palavras. Ele foi um marido e companheiro maravilhoso até o último dia de vida dele”, agradeceu emocionada esposa do radialista homenageado, Circe Anunciação.

A praça leva o nome de William Gomes, falecido em 29 de janeiro de 2017. Além de morador da comunidade, ele era considerado um dos maiores radialistas de Mato Grosso. Ícone da cultura cuiabana, o comunicador nasceu em Minas Gerais, mas mudou-se para Mato Grosso ainda criança. Aqui, foi ainda professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

“Merecidamente, William Gomes recebe o nome dessa praça. Ele foi um dos melhores historiadores que Cuiabá já teve. Agradeço ao prefeito Emanuel Pinheiro, meu amigo, por atender as demandas do bairro Coophamil por mais este espaço de lazer que a comunidade tanto esperava. Um espaço que agora tem segurança, esta iluminado e é um dos mais bonitos de Cuiabá”, disse o presidente do bairro Coophamil, Profeta.

Estiveram presentes também na cerimônia de entrega o deputado Federal por Mato Grosso, Emanuel Pinheiro Neto, o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales e os vereadores Misael Galvão, Xavier e Valter Arruda.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Mutirão Fiscal soma 31 mil acordos e tem atendimento até dia 20

Publicado

Luiz Alves

Com mais de 31 mil acordos fechados até o início deste mês, o Mutirão de Conciliação Fiscal 2019 fará seus últimos atendimentos até o dia 20 de dezembro. Realizado pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com o Poder Judiciário, o evento oportuniza a milhares de contribuintes a negociação de seus débitos com o Município.

No Mutirão, é possível regularizar pendências como Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), além de multas do Procon, ambientais e de trânsito. Até o momento foi acordado um total de R$ 100 milhões, o que equivale a R$ 35 milhões de receita efetiva.

Os descontos chegam a até 95% nos juros e nas multas moratórias para pagamentos à vista; 60% para parcelamento em até 12 vezes; 50% quando a conciliação contemplar parcelamento de até 24 meses; e 30% quando o contribuinte optar por dividir os débitos entre 25 e 48 vezes para os créditos vencidos até 31 dezembro de 2018.

O evento teve início no dia 14 de agosto, na Arena Pantanal. Contudo, desde o dia 20 de agosto, os atendimentos acontecem na Procuradoria Geral do Município (PGM) e na antiga Loja de Atendimento ao Cidadão (Lac), no térreo da Prefeitura de Cuiabá. As negociações são feitas de segunda-feira à sexta-feira das 8h às 17h. 

Leia Também:  Pinheiro assina termo de compromisso de consultoria do Sírio Libanês para o hospital São Benedito

Continue lendo

Cuiabá

SOS AVC: Rede SUS Cuiabá capacita servidores para auxiliarem no rápido diagnóstico da doença

Publicado

Assessoria SMS

O Programa SOS AVC, implantado pela gestão Emanuel Pinheiro no Hospital Municipal São Benedito há menos de três meses, já atendeu 130 pessoas vítimas de Acidente Vascular Cerebral – AVC. Deste total, a celeridade do Programa, que é inédito em Mato Grosso e colocou Cuiabá entre as maiores referências do país no tratamento de AVC, salvou 125 pacientes da morte e ainda fez com que mais de 85 deles tivessem os riscos de sequelas permanentes diminuídos em 92%.

Um das razões que contribuem para o sucesso do SOS AVC está na busca pelo atendimento ter acontecido dentro das 8h consideradas cruciais para o socorro – o que culmina no bom desempenho do tratamento. Diante disso, visando atingir um público ainda maior, médicos e demais membros da equipe envolvida no Programa estão capacitando os servidores da Rede SUS. O objetivo da capacitação, que na última quinta-feira (05) orientou pouco mais de 250 servidores da Atenção Básica, é torná-los aptos a auxiliarem no rápido diagnóstico da doença visando, sobretudo, diminuir os riscos de morte e sequelas permanentes.

“O Hospital São Benedito não é ‘portas abertas’. Por esta razão, o acolhimento do SOS AVC acontece de duas formas: Via SAMU para os casos em que forem chamados e os paramédicos atestarem que pode se tratar de um AVC. Nesta situação, o paciente será imediatamente trazido por eles para o Hospital São Benedito. A outra porta de entrada é por meio de encaminhamento das unidades de urgência e emergência da Capital. Sendo elas o Hospital Municipal de Cuiabá – HMC, UPAs e policlínicas. As capacitações visam celeridade justamente nesse segundo fluxo de atendimento”, frisou Alexandre Beloto – diretor geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) que administra o São Benedito e HMC.

Leia Também:  Servidores recebem palestras sobre prevenção do câncer de próstata

Para a diretora da Atenção Básica, Miriam Naschenveng que esteve à frente da capacitação dos servidores da Básica, a ação fortalece a rede SUS de modo geral.

“É importante que a população compreenda que deve buscar exclusivamente os serviços do Samu, ou da urgência e emergência mais próxima para, a partir do diagnóstico dos sintomas, ser encaminhada para o SOS AVC. Entretanto, com a capacitação, os profissionais da Atenção Básica também se tornam aptos para identificarem corretamente o perfil do acometido com o AVC. E isso contribuirá significativamente para que este paciente seja atendido o quanto antes, tendo todos os riscos dessa grave doença diminuídos – o que é muito importante para o fluxo da rede como um todo”, enfatizou a diretora.

As capacitações seguem na próxima semana com médicos e equipe multiprofissional da Atenção Secundária (urgência e emergência). As qualificações sobre o programa serão realizadas em blocos e ‘in loco’ para não prejudicar os atendimentos nas unidades.

 

SAIBA MAIS SOBRE O AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo.

Leia Também:  Visita da Comissão de Saúde ao novo PS é adiada

Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa. Desta forma, torna-se primordial ficar atento aos sinais e sintomas e procurar atendimento médico imediato.

Existem dois tipos de AVC, que ocorrem por motivos diferentes: AVC hemorrágico e AVC isquêmico.

 

QUAIS OS SINTOMAS

Existem alguns sinais que o corpo dá que ajudam a reconhecer um Acidente Vascular Cerebral. Os principais sinais de alerta para qualquer tipo de AVC são: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão mental; alteração da fala ou compreensão; alteração na visão (em um ou ambos os olhos); alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar; dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana