conecte-se conosco


Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro visita EMEB Santa Cecília para acompanhar o Projeto Garatuja

Publicado

Jorge Pinho

O prefeito Emanuel Pinheiro visitou na manhã desta quarta-feira (14) a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Santa Cecilia, localizada no bairro Pico do Amor, região Sul da capital. Pinheiro foi acompanhar o desenvolvimento do Projeto Garatuja, implementado em 60 unidades de ensino de Cuiabá. Na escola, Emanuel Pinheiro conversou com a equipe gestora e professores, e ganhou um livro com textos produzidos pelas crianças, mostrando os primeiros resultados da iniciativa, que incentiva as várias formas de expressões e linguagens no processo de alfabetização.

Na unidade escolar, 100 dos 230 alunos, na faixa etária dos 4 aos 6 anos já estão produzindo seus primeiros textos e poesias.

“O projeto Garatuja nasceu na minha gestão e é uma verdadeira revolução no processo ensino aprendizagem em que as nossas crianças da Educação Infantil começam a ter o hábito com a produção de textos a partir de desenhos e manifestações espontâneas. O projeto é uma grande ferramenta para uma educação pública de qualidade, estimulando o desenvolvimento humano, a criatividade e a aprendizagem. E o meu papel como gestor é esse, estimular, valorizar e dar as ferramentas e os instrumentos necessários, dar tudo do bom e do melhor para as nossas crianças. A execução fica com os profissionais da Educação da nossa rede, que são maravilhosos e sabem muito bem como fazer”, salientou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Leia Também:  Avaliação para candidatos a gestores escolares será aplicada neste fim de semana

Na última sexta-feira (9), os pais puderam ver de perto esses resultados. Inserido na Política Municipal de Educação – Escola Cuiabana: cultura, tempos de vida, direitos de aprendizagem e inclusão, o projeto valoriza as manifestações infantis e a cultura cuiabana, com música, poesia, dança de roda, palhaços e brincadeiras, e tem como principal objetivo possibilitar aos alunos vivências literárias e de escrita espontâneas, trazendo significado e compreensão do que é a cultura retratada, explicou a coordenadora de Organização Curricular, da Diretoria de Ensino, Eliane Quinhone.

“Com essa experiência, a escola está conseguindo dar um novo significado a esse processo, proporcionando um espaço destinado à escrita espontânea, fazendo uma ponte para que a criança possa aliar a cultura cuiabana à escrita, o que já é um primeiro momento da alfabetização”, ressaltou Eliane Quinhone. “Nessa fase do aprendizado, a criança escreve apenas palavras ou frases. A partir do projeto, a criança começa a desenvolver textos com sentido, começo, meio e fim. Muitas unidades da rede pública municipal de ensino já estão conseguindo esse feito no primeiro ano, antecipando uma meta que é do segundo ano. Isso quer dizer que as nossas turmas estão à frente, é um marco, e vamos melhorar cada vez mais”, destacou.

Leia Também:  Prefeitura substitui contêineres e amplia dias de coleta de lixo na Rodovia Emanuel Pinheiro

A professora Maria Aparecida Ribeiro Martini, diretora da EMEB Santa Cecília também falou sobre a experiência. “Com o Projeto Garatuja a escrita é apresentada de forma lúdica e o aluno se sente motivado. Então, porque não criar dentro do espaço escolar, um local onde as crianças possam se exercitar espontaneamente, a partir de um direcionamento pedagógico. Além disso, a proposta insere as crianças nos gêneros textuais desde cedo, fazendo com que a escrita seja desenvolvida de forma muito mais consistente”, avaliou Maria Aparecida.

O sucesso do projeto Garatuja se deve também à participação de toda a comunidade escolar. A ação direta das famílias além de reforçar os vínculos entre os pais, mães e filhos, incentivam as crianças. “Esse projeto veio para somar, no desenvolvimento das crianças, que começam nessa fase, quando ela está aprendendo a ler e a escrever. Acredito que é um grande avanço”, disse Paula Gonçalves, mãe de Joseph de 5 anos, que já está escrevendo. Paula foi aluna na EMEB Santa Cecilia e comemora as vitórias do filho.  

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

SUGESTÃO DE PAUTA – Prefeitura entrega praça e campo de futebol nesta quinta-feira (12)

Publicado

Luiz Alves

A Prefeitura de Cuiabá inaugura nesta quinta-feira (12), às 19h, a praça pública do Residencial Marechal Cândido Rondon. Situada na Rua A, a área passou por um completo processo de revitalização, transformando-se em um novo espaço de lazer e integração social para os moradores da região.

Com o trabalho realizado, a população poderá usar a praça para desenvolver atividades físicas e de integração social. Para isso, as secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano executaram no local o trabalho de iluminação de LED, jardinagem e paisagismo, pintura e instalação de bancos e lixeiras.

O espaço conta com pista de caminhada, uma academia ao ar livre e um playground. Além disso, o campo de futebol da comunidade também recebeu melhoria na iluminação e construção de todo o alambrado.

O Município tem expandido esses espaços para todas as regiões da cidade, alcançando pessoas que outrora se viam excluídas desse tipo de benefício. Desde sua implantação, em 2017, esse trabalho já resultou na criação de cerca de 50 praças e dois novos parques municipais. O planejamento do prefeito Emanuel Pinheiro é entregar, até dezembro de 2020, uma praça por semana.

Leia Também:  Avaliação para candidatos a gestores escolares será aplicada neste fim de semana

 

SERVIÇO

Assunto: Entrega de novo espaço de lazer

Local: Rua A, Residencial Marechal Cândido Rondon

Horário: 19h 

Data: 12 de novembro, quinta-feira

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Continue lendo

Cuiabá

Prefeito lamenta o falecimento do professor Benedito Pedro Dorileo

Publicado

Divulgacao

O prefeito Emanuel Pinheiro lamentou o falecimento do professor Benedito Pedro Dorileo, ocorrido nesta quinta-feira (12). Aos 85 anos, deixa esposa, filhos e netos. Cuiabano, nascido no dia 10 de dezembro de 1934, o professor deu aulas no Colégio Salesiano São Gonçalo e na antiga Escola Técnica Federal.

Um dos fundadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Benedito ocupou também um importante cargo na Instituição, sendo um dos reitores da Universidade. Sempre muito dedicado aos estudos, alcançou quatro formações: advogado, historiador, escritor e o mais conhecido, professor.

Membro emérito da Academia Mato-grossense de Letras (AML), professor Benedito Pedro Dorileo, ocupava a cadeira 26. “É com grande pesar que recebo essa triste notícia. Não só a família como a minha em particular sentirá muito essa perda. Benedito foi amigo íntimo do meu saudoso pai. Sem dúvida alguma deixa um grande legado na sociedade cuiabana”, lamentou o prefeito.

O prefeito Emanuel Pinheiro agradeceu a dedicação do professor Benedito. “Um profissional íntegro, responsável e dedicado, que deixou ensinamentos valiosos a tantas pessoas. Que ele descanse em paz e que Deus dê forças à família e aos amigos nesse momento difícil”, disse.

Leia Também:  Prefeitura substitui contêineres e amplia dias de coleta de lixo na Rodovia Emanuel Pinheiro

O velório está previsto para ser realizado na Capela Jardins, em Cuiabá, mas ainda sem definição de horário. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana