conecte-se conosco


Cuiabá

Prefeito Emanuel entrega EMEBC Nossa Senhora da Penha de França e anuncia ampliação

Publicado

Em solenidade bastante concorrida, com a presença da classe política, comunidade local, profissionais da educação e filhos famosos da terra, o prefeito Emanuel Pinheiro inaugurou neste domingo (7), dentro da programação dos 300 anos de Cuiabá, as novas instalações da Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Nossa Senhora da Penha de França, localizada no histórico e centenário Distrito de Coxipó do Ouro. A unidade atende 488 alunos de 16 comunidades da região, e após varias paralizações que somaram em torno de  cinco anos, teve suas obras retomadas pela atual gestão que a concluiu.

Durante a solenidade, Emanuel Pinheiro anunciou a ampliação de mais quatro salas de aulas e uma quadra coberta para atender com qualidade, a comunidade escolar.  

“Sempre falo para minha equipe, administre como se seu filho estivesse estudando naquela escola. Eu sei que não é fácil, mas temos um compromisso com a população, de trabalhar muito para humanizar a prestação do serviço público em Cuiabá, para que chegue na ponta, com eficiência, com qualidade, com respeito e com humanização e com dignidade. O maior presente que quero dar para a população é a entrega de obras como esta, que melhorem a vida das pessoas. Esse é o meu papel como gestor, pensar nos que mais precisam. Sou o prefeito de todos os cuiabanos, mas a prioridade da minha gestão são os mais humildes, os menos favorecidos, aqueles que mais precisam do serviço da Prefeitura de Cuiabá”.

Durante a solenidade, Emanuel Pinheiro falou sobre alguns programas implementados na sua gestão, como o “Climatizar é Humanizar” que até hoje, 8 de abril, já climatizou 70% das salas de aulas das unidades educacionais e até os 301 anos da capital, climatizará 100% das salas de aulas e cozinhas e também sobre o programa que esta entregando uniformes escolares para todos os 54 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos destacou o esforço da equipe para terminar a obra da unidade escolar, e também sobre a Lei Orgânica dos Profissionais da Educação, cujas discussões também foram retomadas na gestão Emanuel Pinheiro, e que estende a verba de interiorização para todos os gestores, não só para os professores, das unidades educacionais do campo.

Após a solenidade o prefeito Emanuel Pinheiro visitou as novas instalações da unidade.

Para pais, alunos e professores, a nova unidade traz dignidade e valorização para o Distrito do Coxipó do Ouro e as localidades do entorno.

“Nossa escola tem atividades desde o final do século XIX. Entretanto, ao longo do tempo não recebeu atenção adequada. Com essa nova estrutura, passamos a ter condições de trabalho, para atender com efetividade a complexidade do nosso projeto politico pedagógico, trazendo dignidade as nossos crianças e um espaço acolhedor para as comunidades do Distrito do Coxipó do Ouro”, destacou o diretor Ednilson Carvalho.

O evento contou com apresentações culturais de Roberto Lucialdo, nascido na região, do mascote dos 300 anos, o capiboi, criado pelo aluno da rede municipal de Educação, Lucas Gabriel que é autista e venceu o concurso de desenho do Programa Educando para Cuiabania e de alunos da unidade.

Participaram da inauguração vários políticos,  entre eles o ex-governador e senador Júlio Campos, o senador Wellington Fagundes, os vereadores Misael Galvão, presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Adevair Cabral, Orivaldo da Farmácia, Renivaldo Nascimento, e secretários municipais entre eles a secretária dos 300 anos, Cely Almeida, e o secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Francisco Vuolo,  e o presidente do Conselho Municipal de Educação, Luiz Jorge, entre outros.

Instalações

Com 867,79 m2 de área construída, a escola possui seis salas de aula no bloco pedagógico além de blocos administrativo e de serviço, sala de recursos multifuncional, pátio coberto, refeitório e passarela, uma biblioteca e laboratório de informática. 

Todos os móveis, incluindo carteiras, armários e equipamentos são novos. A unidade recebeu também para a climatização de salas de aula, administração, sala multifuncional e sala dos professores.

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Estudantes da rede pública municipal de Educação são premiados pelo Projeto MPT na Escola

Publicado

A Secretaria Municipal de Educação realiza na próxima quinta-feira (7), às 14h, on-line, a solenidade de entrega da premiação do Projeto MPT na Escola. O Projeto é uma inciativa do Ministério Público do Trabalho, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e atende 2 mil estudantes do 4º ao 7º Ano, do Ensino Fundamental e suas famílias, além de 84 professores, com apoio de gestores escolares, de 10 unidades educacionais da rede pública municipal de ensino.

A edição 2022 do MPT na Escola teve início em janeiro, com os primeiros contatos com o Ministério Público, reuniões, assinatura dos termos de adesão e elaboração do Plano Municipal. A partir de março, após o lançamento oficial do Projeto, foram iniciadas as ações, que envolveram formações para os profissionais e compartilhamento de material pedagógico disponibilizado como suporte ao planejamento dos professores em sala de aula.

O coordenador municipal do MPT na Escola, assessor pedagógico da Coordenadoria Técnica de Ensino, professor Edmilson Marques de Moraes acompanhou as ações nas unidades participantes e explicou que a premiação marca o encerramento da etapa municipal do Projeto. “Foram selecionados os melhores trabalhos nas quatro modalidades, sobre os temas relacionados à aprendizagem profissional e o combate ao trabalho infantil. A premiação, valoriza a narrativa dos estudantes e o protagonismo infanto-juvenil, além de estimular a participação da família no compartilhamento dessas experiências. Todos devem se considerar premiados pelas ações realizadas em 2022 durante a execução do projeto”, destacou o coordenador municipal, Edmilson Marques de Moraes. Além da premiação para os três primeiros lugares de cada categoria, todos participantes irão receber certificados.

Após a premiação da etapa municipal e entrega de relatórios e certificados, a etapa municipal se encerra em novembro.

Premiação

Serão premiados os três primeiros lugares de cada uma das categorias – Poesia, Conto, Desenho e Música e, conforme o regulamento, os primeiros lugares de cada uma das categorias estarão participando da etapa estadual do Projeto.

A premiação é dividida em dois grupos: o primeiro grupo para estudantes dos 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental (meninice e puberdade), com produções sobre trabalho infantil. O segundo grupo, para estudantes dos 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental (puberdade e adolescência), sobre a aprendizagem profissional/profissionalização do adolescente.

Programação

O evento de premiação contará com palestra sobre o tema “A Escola Cuiabana no Combate ao Trabalho Infantil e do Adolescente”, com a Prof.ª Ms. Zileide Lucinda dos Santos.

Projeto

O MPT na Escola faz parte do Projeto Estratégico “Resgate a Infância”, desenvolvido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), com atuação conjunta em três eixos — educação, aprendizagem e políticas públicas.

O objetivo é prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente.

SERVIÇO:

Premiação do Projeto MPT na Escola – Etapa Municipal

Dia: quinta-feira (7)

Hora: 14 h

Transmissão: ao vivo pelo canal da Escola Cuiabana, no YouTube

 

 

 

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Cuiabá

Secretaria de Turismo contará com estande na 54ª Expoagro

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Turismo de Cuiabá, irá disponibilizar um estande no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro (ACRIMAT), durante a 54º Expoagro, que inicia hoje (4).  

No local estarão disponíveis informações sobre os principais pontos turísticos da capital, rede de hotelaria, gastronomia, entre outros. No espaço, também estará disponível o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel, além de um banner com o QR Code  possibilitando o acesso ao aplicativo Turismo Cuiabá por meio do Google Play Store, Apple Store e também pelo site http://turismo.cuiaba.mt.gov.br.

A estrutura, que visa potencializar o segmento turístico, conta com parceiros como a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira de Mato Grosso (ABIH-MT), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MT),Associação Brasileira dos Profissionais de Turismo (ABBTUR-MT), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Mato Grosso (ABAV-MT), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e outros.

“A Secretaria de Turismo irá disponibilizar,  nas mais distintas plataformas, informações sobre os atrativos da cidade. Serão apresentados ainda vídeos institucionais sobre o turismo de Cuiabá e levaremos à Expoagro o CAT Móvel. Isso sem contar que os parceiros estarão lá e irão ofertar degustações, folheterias entre outras atividades. Nossa cidade possui uma infinidade de roteiros de aventura, culturais, gastronômicos e religiosos, que atende distintas necessidades. A  Prefeitura de Cuiabá fomenta à economia e os mais distintos setores”, avaliou o secretário de Turismo, Zito Adrien.

Na terça-feira (5), a partir das 17h será realizada uma palestra destinada ao atendimento de quem atua na área do turismo tendo como pilar, o empreendedorismo.  A palestra será ministrada pelo SENAC e Sebrae.

Parceria

A Expoagro, que é realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá, retorna às atividades em 2022 reunindo diversas atividades, debates, palestras e oficiais gratuitas, além de rodeios e shows com atrações nacionais. A Prefeitura de Cuiabá montou um estande com mais de 3 mil m² no local. A estrutura abriga ainda o gabinete do prefeito, que foi simbolicamente transferido para o local durante os dias do evento.  

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana