DEBATE SOBRE IMPOSTOS

Prefeito e suplente de senador batem-boca após fala sobre aumento no ISS e “fantasmas”

· 1 minuto de leitura
Prefeito e suplente de senador batem-boca após  fala sobre aumento no ISS e “fantasmas”
Abilio e Margareth Buzetti discutiram durante reunião de empresários no Distrito Industrial [Foto - Reprodução]

Conteúdo/ODOC - O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), protagonizou um embate público com a suplente de senadora Margareth Buzetti (PP) durante uma reunião com empresários do Distrito Industrial, realizada nesta quinta-feira (8), na capital. A discussão ocorreu em meio ao debate sobre o aumento do Imposto Sobre Serviços (ISS) no município.

O clima se acirrou quando Abilio afirmou que a reforma tributária aprovada no Congresso Nacional, com voto favorável de Buzetti no Senado, seria mais prejudicial do que o reajuste municipal do ISS. “Esse projeto que aumenta de 3% para 5% não é nem um décimo do problema da reforma tributária que a senhora votou. Está computado o voto da senhora a favor”, disse o prefeito.

Buzetti reagiu imediatamente, contestou a fala e tomou o microfone para rebater as declarações. Ela negou ter atacado o prefeito e afirmou que apenas reproduziu falas anteriores. “Eu não te ataquei, falei o que você falou. Você me chamou de fantasma, disse que no distrito só tinha empresa fantasma. Seu áudio está aqui”, declarou.

Na sequência, a suplente acusou Abilio de transferir responsabilidades e justificou seu voto favorável à reforma tributária. “Você é bom em jogar a culpa nos outros pela reforma tributária. Eu votei porque fiquei até 23h30 tentando garantir o Fethab e consegui até 2043”, afirmou.

A reunião integrou um movimento contrário ao reajuste do ISS, que reúne empresários e categorias diretamente impactadas. O aumento foi sancionado por Abilio por meio da Lei Complementar nº 594/2025, elevando a alíquota de 3% para 5%, com vigência a partir de 29 de março de 2026, atingindo setores como corretagem imobiliária, empresas do Distrito Industrial, serviços de eventos, cartórios, casas lotéricas e escritórios de contabilidade optantes pelo Simples Nacional.