O prefeito de São Félix do Araguaia, Dr. Acácio Alves (Republicanos), foi preso em flagrante na manhã desta sexta-feira (4) por porte ilegal de arma de fogo. A detenção ocorreu durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão no âmbito da Operação Circuitus Magnus, que investiga crimes relacionados a disputas de terras, incluindo sequestro e tortura de posseiros.
Durante as buscas realizadas em sua residência, os policiais civis encontraram uma arma de fogo sem registro legal. O delegado responsável fixou fiança no valor de R$ 25 mil, a qual foi paga pelo gestor municipal, que foi liberado ainda no mesmo dia.
A Polícia Civil, por meio de nota oficial, esclareceu que o cumprimento dos mandados contra o prefeito foi autorizado pelo Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco). A corporação ressaltou que a operação não trata de crime de competência originária — ou seja, diretamente relacionado ao cargo de prefeito — mas sim de investigações sobre conflitos fundiários.
“O prefeito foi preso por porte ilegal de arma de fogo, pagou fiança e está em liberdade”, informou a Polícia Civil.
A Operação Circuitus Magnus é coordenada pela Delegacia Regional de Confresa e conta com apoio das equipes das delegacias de Confresa, Vila Rica, Santa Terezinha, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Porto Alegre do Norte, São Félix do Araguaia e Alto Boa Vista.
Além de Dr. Acácio, outras nove pessoas foram alvos da operação. Os nomes dos demais investigados não foram divulgados. As investigações continuam.