conecte-se conosco


Cuiabá

Prefeito decreta situação de emergência em Cuiabá e determina força-tarefa em todas as áreas

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, decretou situação de emergência no Município em função da baixa umidade do ar e aumento dos incêndios florestais. Ações em todas as áreas foram anunciadas pelo gestor, como a suspensão das aulas de educação física, aumento do recreio, hidratação a cada 30 minutos e aquisição de umidificadores de ar para as unidades municipais de ensino.

O decreto, assinado na quarta-feira (11), terá vigência de 60 dias, prorrogável por até 180 dias, dependendo da permanência da situação. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam baixa umidade relativa do ar, entre 7% e 20%. Em função disso, foi emitido alerta vermelho de onda de calor no Estado, que pode aumentar em 5° C a média. 

De acordo com o decreto, os secretários municipais tem a competência para, em conjunto com o prefeito, adotar as medidas cabíveis por meio de portarias ou ofícios, no sentido de prevenir, reparar ou cessar temporariamente situações que coloquem em risco o bem-estar e a saúde dos servidores públicos e da população usuária dos serviços da Prefeitura. Diante disso, as secretarias de Assistência Social, Educação e Mobilidade Urbana, Serviços Urbanos e Saúde já definiram suas ações. 

“Em virtude das queimadas e da baixa umidade que vem causando um grande impacto no clima e dia a dia da população, afetando a saúde da nossa gente, e com o agravamento da situação nos últimos dias, não poderia deixar de tomar algumas atitude pensando na humanização que é prioridade na minha gestão. Em conjunto com a Defesa Civil do Município e outras secretarias, decidimos decretar situação de emergência e ter ação em várias áreas que impactam diretamente as pessoas, como na educação, onde temos 54 mil alunos, na Assistência Social onde atendemos os idosos dos CCIs, e dos nossos servidores, como os garis, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, os agentes de trânsito, os servidores da Serviços Urbanos, entre outros”, afirmou o prefeito.

FORÇA-TAREFA

Em reunião com todo o secretariado e com o presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão, na quarta-feira (11), Pinheiro determinou o aumento do número de brigadistas da Defesa Civil, passando de dois postos de atendimento atualmente para cinco. Hoje, são dois postos, no bairro Verdão e Coxipó, atendendo as regiões Oeste e Sul. Serão instalados mais três postos, nos bairros Morada da Serra (região Norte), Araés (região Leste) e Carumbé (Sul e Norte) e mais dois carros pipas serão disponibilizados.

Para a Secretaria de Ordem Pública, o prefeito determinou uma força-tarefa de fiscalização e notificação das áreas que contém grande foco de queimadas urbanas.

Na educação, as aulas de Educação Física serão suspensas por 15 dias, além de aumento na duração dos intervalos e recreios com “recreio dirigido”, ou seja, atividades lúdicas em espaço coberto e arejado. Haverá também o incentivo à hidratação aos alunos a cada 30 minutos. Também foi determinada a aquisição de umidificadores de ar para as unidades escolares como creches, CMEI e CEIC. Foi recomendado também que o cardápio da alimentação escolar contenha mais frutas, que possuem maior teor de água.

O Instituto para Desenvolvimento Econômico, Ambiental, Esportivo e Social (Ideaes) também cancelou os jogos da rodada da 1ª Copa Bom de Bola, Bom de Escola, que seriam realizados no próximo sábado (14).

Já em relação aos servidores públicos, os 600 homens que atuam no trabalho de limpeza urbana serão dispensados às 11h e retomam as atividades somente após às 15h. Será assegurado protetor solar e máscaras para proteção. Na Saúde, os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias também terão horário diferenciado.

Diante do alerta da Defesa Civil, a Secretaria de Mobilidade Urbana atuará somente em situação de emergência no período de 10h às 16h. Com isso, será intensificada a fiscalização por videomonitoramento e uso de drones. O servidores também vão receber mais protetores solares e os contingentes serão aumentados no período noturno.

Na área de Assistência Social, foram suspensas as atividades realizadas em grupo como palestras, roda de conversa, oficinas, passeios, bailes, atividades físicas, esportivas, no período das 10h às 16h nas unidades dos Centros de Convivência dos Idosos (CCI´s), Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Programa Siminina, Centros de Referência Especializados de Assistência Social e unidades de Acolhimento Institucional.

DECRETO

O decreto também estabelece a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Diretoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução. Também autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Defesa Civil.

O documento também autoriza as autoridades administrativas e os agentes de Defesa Civil, diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente, a adentrar nas propriedades privadas para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação e usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Cultura divulga lista de projetos aprovados na Lei Aldir Blanc; veja

Publicado

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer publicou nesta terça-feira (7), o resultado dos projetos selecionados no edital ‘Ribuliço’ 02/2021 que serão contemplados com recursos  da Lei 14.017/2020 – Aldir Blanc. Serão 50 projetos selecionados no valor de R$ 5 mil e, 25 projetos no valor de R$ 2 mil. Todos os projetos foram analisados pela Comissão Especial da Lei Aldir Blanc Cuiabá.

Os projetos habilitados são referentes aos segmentos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Popular, Folclore, Literatura, Música, Patrimônio Histórico Cultural, Cultura Afro e Indígena Brasileira, podem ser conferidos no edital ao final do texto.
Segue em anexo a lista dos projetos aprovados: 
Continue lendo

Cuiabá

Pìnheiro encaminha projeto de PCCS de agentes de trânsito à Câmara de Cuiabá

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, enviou  à Câmara Municipal de Cuiabá, a mensagem com a proposta de Lei Complementar que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos  Agentes de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). Conforme o presidente do Legislativo Municipal, vereador Juca do Guaraná, o texto será apreciado em regime de urgência na próxima quinta-feira (9).
“Todas as categorias de servidores públicos são valorosas. Os agentes estão nas ruas e,  muitas vezes, são atacados por realizarem os seus trabalhos. Eles têm que ter o jogo de cintura para mostrar a importância do trabalho de orientação, regulação  de  respeito às leis de trânsito na capital.  Desde 2017,  fizemos  o compromisso de recompor e valorizar todas as categorias, e hoje, faltam menos de quatro categorias. Quero lembrar que sempre lutei pelo servidor, cada vez mais estimulados e valorizados. Sem eles, não é possível fazermos essa gestão de excelência, são eles que fazem funcionar a máquina.  Até então, são 13º categorias com o PCCS concedidos, quero contemplar 100%, mas temos que respeitar o impacto da folha e a Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF”, comentou o gestor.
O vereador Paulo Henrique, que já foi presidente do Sindicato dos Agentes, parabenizou o prefeito por valorizar a categoria ao qual representa. “Prefeito, o momento é de alegria e queremos aqui agradecer o compromisso que o senhor tem com  os agentes. Quero agradecer o deputado Emanuelzinho, que sempre atendeu às nossas demandas. Nós, que somos sindicalistas, sabemos da valorização que o prefeito tem com os servidores públicos e os agentes são merecedores desse Plano de Carreira. Eu sei o que é ser agente de trânsito, batalhamos muito enquanto servidor público, e essa classe merece ser valorizada”, disse o vereador.
Emocionado,  o presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito e Transporte da Capital, Ademir de Arruda e Silva,  disse que o prefeito cumpre o compromisso com à classe. “Quase uma década esperando esse momento e queremos agradecer o prefeito, o vice, o deputado federal Emanuelzinho e os vereadores Paulo Henrique e Adevair. Hoje somos uma nova categoria, mais madura, e bem próxima da gestão, que é humanizada”, comentou ele.
O secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, destaca que a classe é merecedora desse Plano de Carreira. “Há tempos , desde 2016 foi feito ganhos olhando para todas as categorias e essas categorias de uma forma ou de outra foram beneficiadas e hoje, é um trabalho que vem sendo feito pelo  prefeito. vocês merecem isso, porque lutam por isso, sei do trabalho que os agentes realizam hoje, não é fácil o agente que está na rua e agindo de forma correta para manter um trânsito de  qualidade.  O prefeito vai contemplar essa categoria com o PCCS. Falta pouquíssimas, em torno de 3 categorias para ser contemplada com  o PCCS”, comentou.
O vice-prefeito, José Roberto Stopa, que é servidor público de carreira, comentou a importância deste PCCS aos servidores.” É  um processo de valorização que começou desde o primeiro dia da gestão do prefeito Emanuel, e como sou servidor de carreira, tenho que tirar o chapéu , e até o final dessa gestão iremos contemplar todas as categoria , essa valorização quebra o mito de que atende o servidor ou faz obra não existe, porque provamos que dá para atender os servidores e fazer obras”, comentou.
Estiveram presentes na reunião, o presidente  do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cuiabá (Sispumc), o vereador Adevair Cabral e representantes da diretoria  da Pasta de Mobilidade Urbana.
Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana