POSICIONAMENTO

Abilio repudia e ameaça exonerar servidores que comemorar morte de ativista da direita

· 1 minuto de leitura
Abilio repudia e ameaça exonerar servidores que comemorar morte de ativista da direita

Conteúdo/ODOC - O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), se posicionou nesta sexta-feira (13) sobre a morte do ativista conservador norte-americano Charlie Kirk, atacado nos Estados Unidos. Em nota, o gestor repudiou manifestações de desrespeito à memória do militante e determinou que servidores em cargos comissionados que fizerem esse tipo de publicação poderão ser exonerados.

“Atenção servidor comissionado! Não celebramos a morte de ninguém! O servidor em cargo comissionado (de livre nomeação, cargo de confiança) que comemorar a morte de Charlie Kirk, ou que publicar em redes sociais ou em WhatsApp mensagens em desrespeito à sua memória, será exonerado do cargo de confiança. Pois não coaduna com os nossos valores e nem com os valores daqueles que nos elegeram”, afirmou Brunini.

Quem foi Charlie Kirk e como morreu

Charlie Kirk tinha 31 anos e era fundador da organização conservadora Turning Point USA, nos Estados Unidos. Reconhecido como uma das vozes jovens mais influentes do movimento conservador americano, ele foi atacado em um evento público no estado da Flórida no início desta semana e não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer na quarta-feira (11). O caso teve grande repercussão política internacional.

Segundo o prefeito, os cargos de confiança existem para representar a gestão e, por isso, exigem alinhamento ético e respeito. “Cargo de confiança, comissionado de livre nomeação, tem que servir ao município em confiança com os valores da gestão”, completou.

Brunini reforçou que, embora o episódio tenha ocorrido fora do Brasil, manifestações inadequadas de servidores repercutem diretamente na imagem da administração municipal.