O prefeito Abilio Brunini abriu neste sábado (29) o mutirão de combate à dengue, zika e chikunguya no bairro Pedra 90, em Cuiabá.
A ação mobiliza em torno de 800 servidores, entre profissionais de endemias, agentes comunitários de saúde, servidores municipais e apoio da Polícia Militar.
Até domingo (30), a meta é comparecer ao máximo de imóveis da região para aplicar produtos que impeçam o desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypti e orientar a população a respeito de ações preventivas.
"Estamos mobilizando profissionais da saúde, Defesa Civil e a limpeza urbana para atuar de forma coordenada e eficiente. Juntos vamos evitar que essas doenças se alastrem por Cuiabá. A defesa do interesse coletivo pauta nossas ações", declarou o prefeito Abilio Brunini.
A secretaria adjunta de atenção primária, Catarina Célia Araújo, reforçou a necessidade de uma atuação conjunta do poder público com a população para obter bons resultados no combate ao mosquito.
"Estamos numa luta contra o Aedes Aegypti. Nós pedimos e conclamamos para que moradores se unam e adotem medidas de prevenção. Manter quinta limpo e organizado e não deixar água parada em pontos nos quintais", disse.
A Coordenadora da Vigilância de Zoonoses, Alessandra Carvalho, destacou que no período de fevereiro a março já houve mutirões da saúde em 23 bairros de Cuiabá. Em todas as ações, agentes de saúde têm trabalhado intensamente para coibir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Neste sábado (29), as Unidades Básicas de Saúde do bairro Pedra 90 funcionaram até meio-dia. Profissionais da saúde atendimento até meio-dia para atender suspeitos de dengue zyka e entregar medicamentos e aplicat vacina de 10 a 14 anos.
Sinais e sintomas
A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive virem a óbito. A quase totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde.
Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações - dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento oportuno.