Conteúdo/ODOC - À imprensa, o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), garantiu que a já conta com o recurso de R$ 1,2 milhão de emenda parlamentar da vereadora Michelly Alencar (União), para comprar canetas emagrecedoras para atendimento pelo SUS e que só aguarda protocolos do Conselho Municipal de Saúde.
“Nós temos os recursos para comprar os medicamentos com as emendas dela, só que para estabelecer o atendimento no SUS, a gente precisa estabelecer o protocolo. Então, o médico que está atendendo no SUS, ele não quer atender, ele quer que tenha um protocolo”, explicou o prefeito.
“Esse protocolo não depende do SUS nacional, não é assim, depende do nosso Conselho Municipal de Saúde, dos protocolos municipais, de como vai ser atendido, onde vai ser atendido aqui”, acrescentou Brunini.
Segundo o prefeito, “a parte boa disso tudo é que a emenda da vereadora vai ser respeitada, vai comprar o medicamento, o dinheiro fica lá em reserva, porque não dá para comprar o medicamento e deixar o medicamento parado sem ser aplicado”, observou.
Conforme Abílio Brunini, “os protocolos no serviço de saúde não são tão rápidos de serem estabelecidos. O recurso para a emenda nós temos, vamos fazer o programa, vai dar certo. Em Cuiabá vai ter o tratamento com mounjauro para as pessoas que estão muito acima do peso, em grau 2, 3 de obesidade”, garantiu o gestor.