conecte-se conosco


Várzea Grande

Prefeita mantém ritmo acelerado na fiscalização de obras e serviços neste início de ano

Publicado

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, encerrou a primeira quinzena de 2020, realizando uma série de visitas técnicas às obras em plena execução na cidade, como os novos canteiros da parte central da Avenida Filinto Müller, a praça Aquibaban, a pavimentação dos bairros Mappin, Parque Mangabeiras e Jardim Esmeralda e ainda retornou à praça Ederson Nobre de Amorim – Pitico”, localizada no bairro Santa Isabel, revitalizada e entregue à população local há pouco mais de um mês. O objetivo das vistorias é acompanhar de perto o cronograma dos trabalhos, a qualidade dos projetos e no caso da praça do Santa Isabel, a receptividade do novo espaço por parte dos moradores.

Acompanhada de assessores técnicos, como arquitetos e engenheiros, entre eles o secretário de Viação, Obras e Urbanismo, Luiz Celso de Moraes, a prefeita cobrou qualidade e ao mesmo tempo a otimização dos insumos utilizados. “Podemos sim aplicar bem os recursos públicos. Podemos fazer projetos bonitos e com materiais de qualidade e bastante vida útil. Baste saber fazer e fazer com zelo e capricho”, destacou a gestora municipal.

Durante a visita aos canteiros da Avenida Filinto Müller, a prefeita lembrou que além de priorizar obras em áreas essenciais, como infraestrutura, saúde, educação segurança e abastecimento de água e tratamento de esgoto, há também uma força tarefa que se dedica a ampliar, melhorar e criar espaços para o lazer e entretenimento das famílias várzea-grandenses. “O lazer, a diversão, são tão essenciais quanto asfalto e atendimento em saúde. No final de semana as famílias precisam ter opção de entretenimento gratuita o mais próxima de sua casa e pensar em uma Várzea Grande melhor, mais moderna e mais desenvolvida engloba criar condições para atrair novas empresas e investimentos para gerar empregos e melhorar a nossa arrecadação, reverter essa arrecadação em benefício da população e entre as obras e projetos, levar ações que promovam o lazer das famílias”.

Entre 2019 e 2020, por exemplo, a prefeitura por meio da secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, estará investindo cerca de R$ 2 milhões na recuperação de mais espaços públicos da cidade. A ação vai recuperar somente nesse ano outras 12 praças que passarão por reestruturação, ampliação e revitalização. Neste primeiro semestre as praças dos bairros Jardim de Estados, Costa Verde, Cohab Cristo Rei, Áurea Braz (Cristo Rei), Dom Orlando Chaves, Parque do Lago, Aquidaban serão as primeiras a serem entregues. “Nosso planejamento incorpora ainda espaços nos bairros Asa bela, Água Limpa e a Praça da Rotatória, Jardim Glória e Centro – Todimo.  A Nossa intenção é revitalizar o máximo de praças da cidade. Elas também estão sendo transformadas em espaços fitness, para prática de exercícios físicos. O objetivo é ofertar mais lazer de forma gratuita e incentivar a prática esportiva”.

A praça Aquidaban está sendo 100% revitalizada e reformada. Vai receber um novo posto da Guarda Municipal, reurbanização do calçamento, nova iluminação, paisagismo, terá espaço para eventos, estacionamento, estação de ginástica e playground.

Do outro lado da cidade, na região do Mappin, a prefeita percorreu ruas do bairro que foram recentemente pavimentadas, bem como dos vizinhos Jardim Esmeralda e Parque Mangabeiras. O pavimento está concluído em todos os trechos, restando em alguns pontos a fixação de sarjetas e meio fio.

Essas obras fazem parte do maior programa de asfaltamento de vias públicas já realizado pelo poder público municipal. Graças ao financiamento de R$ 150 milhões oriundos dos agentes financeiros Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, além de contrapartida do Tesouro Municipal, o programa de pavimentação é uma realidade que já modifica positivamente a qualidade de vida e a rotina de milhares de pessoas. Até o final desse ano serão 150 km de asfalto novo em bairros da cidade e outros 70 km de recapeamento.

“Asfalto novo significa qualidade de vida, pois são ruas que antes eram de terra e agora estão asfaltadas. E, essas obras incluem drenagem, construção de galerias pluviais, colocação de meio fio, guias e sarjetas, por fim a pavimentação. Essa infraestrutura vai garantir que as águas das chuvas serão escoadas de forma correta, evitando transtornos aos motoristas e maior durabilidade ao pavimento, além de novo visual, limpeza e valorização de toda a cidade”, destaca a prefeita Lucimar Sacre de Campos.

Por: Marianna Peres – Secom/VG

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Várzea Grande

Escolas da Rede Municipal recebem o projeto ‘Sacola Literária’

Publicado


.

24/09/2020    13

As escolas municipais de Educação Básica, Gonçalo Domingos de Campos e Professora Lúcia Leite Rodrigues serão beneficiadas com 200 livros novos cada uma por meio do projeto Sacola Literária neste mês de setembro. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, VR Projetos Culturais e Sociais com o patrocínio da CNH Industrial.

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, o projeto que tem o apoio da  Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal, visa incentivar a leitura e enriquecer as bibliotecas com conteúdo qualificado para as escolas. O projeto Sacola Literária foi criado para incentivar a leitura e promover esse hábito tão importante dentro das escolas. Cada acervo do projeto Sacola Literária é composto por 200 livros com obras para crianças, jovens e adultos, e títulos inclusivos como os sensoriais, em braile e de introdução à literatura para alunos alfabetizados tardiamente (EJA).

Também faz parte do acervo um grande tapete emborrachado para atividades de leitura ao ar livre e ecobags (sacolas) personalizadas para que os alunos possam levar livros para casa e incentivar a leitura familiar. Além da entrega dos livros, o projeto Sacola Literária também oferece atividades para professores e alunos. Esse ano, visando contornar o cenário de pandemia, as atividades foram adaptadas para serem realizadas de forma on-line.

Através da Secretaria de Educação será disponibilizada para todos os professores e colaboradores das escolas uma divertida oficina com a professora, autora e contadora de histórias Marô Barbieri, especialista na promoção da leitura de forma ludica cujos títulos estão no acervo do projeto. Durante a oficina, ela discorre sobre a importância da literatura e dá diversas dicas de como incentivar a leitura nas atividades com alunos de forma presencial ou on-line.

Diretores e professores das escolas beneficiadas vão receber uma ‘contação’ de história personalizada de um dos livros do acervo para disponibilizar a seus alunos e demais professores. A empresa patrocinadora informa que neste ano, 8 mil livros serão distribuídos através do projeto para escolas públicas de 17 cidades de norte a sul do país.

Para o secretário, o projeto ‘Sacola Literária’ é uma grande oportunidade oferecida à rede municipal para incentivar a formação de leitores e estimular o hábito da leitura entre as crianças, jovens e adultos, que cada vez mais estão sendo conquistados pelos novos estímulos virtuais. “É preciso e fundamental dar acesso à literatura, disponibilizando livros atuais e de qualidade nas bibliotecas de nossas escolas” declarou.

Responsável pelo projeto ‘Sacola Literária’ a VR Projetos Culturais e Sociais Transformadores é uma empresa que desenvolve projetos culturais voltados à transformação social e facilita o uso das leis de incentivo por empresas, e, ao mesmo tempo, explica como elas podem ser usadas como ferramentas de transformação social.

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Continue lendo

Várzea Grande

Prorrogada até o dia 30 em Várzea Grande pesquisa que investiga resposta imunológica à Covid-19

Publicado


.

23/09/2020    4

Várzea Grande está entre os 10 municípios selecionados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) para participar da Pesquisa Soroepidemiológica da Covide-19, cujo objetivo é descobrir o percentual da população que já contraiu o coranavírus, além de saber o número de pessoas que estão imunes à infecção (imunidade coletiva).

O trabalho de testagem é coordenado pela equipe técnica da SES, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e é executado pelas Secretarias Municipais de Saúde dos municípios envolvidos no estudo. 

Profissionais da saúde (enfermeiros, agentes de saúde e endemias) estão a campo desde o dia 16 de setembro, e há princípio, a pesquisa seria concluída nesta quarta-feira (23), porém a quantidade de casas a serem visitadas, amostras de sangue e os questionários a serem preenchidos, tornou a data inviável.

A Superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina Silva de Moura disse que os representantes dos municípios selecionados, em reunião com a equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde, solicitaram a prorrogação da data de conclusão da pesquisa que agora será no dia 30 de setembro. “E esse prazo pode ser novamente prorrogado caso haja a necessidade de algum município ampliar essa data”, explicou.

Relva Cristina destacou que até o momento o município de Várzea Grande já visitou 250 moradias e realizou a coleta de mais de 250 amostras, e a meta da Secretaria Municipal de Saúde é aplicar a pesquisa em 640 pessoas.  

A Superintendente de Vigilância em Saúde lembra ainda que a pesquisa é aleatória e segue a metodologia da Secretaria de Estado de Saúde que define o setor censitário a ser testado por meio de sorteio, bem como a casa e o morador do domicílio.

Com os dados da pesquisa, a Secretaria Estadual de Saúde pretende mapear o nível de infecção da Covid-19 no Estado e planejar o remanejamento de leitos conforme a movimentação da internação por coronavírus.

Além de Várzea Grande participam da pesquisa os municípios de Cuiabá, Cáceres, Sinop, Barra do Garças, Tangará da Serra, Rondonópolis, Água Boa, Juína e Alta Floresta. A pesquisa soro epidemiológica tem por meta testar 4.500 pessoas.

 

Por: Katia Passos – Secom/VG

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana