VÁRZEA GRANDE

Prefeita exonera mais um secretário e chega a 15ª troca no staff em menos de um ano

· 1 minuto de leitura
Prefeita exonera mais um secretário e chega a 15ª troca no staff em menos de um ano

Conteúdo/ODOC - A prefeita Flávia Moretti, do PL, oficializou nesta terça-feira (2) a saída de Mário Quidá da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo de Várzea Grande. A exoneração foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Município.

Quidá era considerado uma indicação ligada ao vereador Samir Katumata, conhecido como Japonês, que já comandou a mesma pasta. A relação entre o parlamentar e a chefe do Executivo se deteriorou nos últimos meses. Em outubro, Samir chamou a prefeita de mentirosa, o que desencadeou trocas de acusações e ampliou a tensão política.

Com a saída de Quidá, a administração chega a 15 mudanças no primeiro escalão desde o início do mandato, revelando desgaste interno e uma intensa disputa por espaço no governo municipal.

A sequência de substituições envolve praticamente todas as áreas da gestão. Houve mudanças, por exemplo, na Secretaria de Governo, no Departamento de Água e Esgoto, na administração, no planejamento, na educação e até na chefia de pastas recém-estruturadas.

Em alguns casos, as trocas ocorreram por motivos como morte de ocupante do cargo, operações policiais, disputa com a Câmara de Vereadores e restrições impostas por exigências legais de formação superior. Em outros, os movimentos refletem acordos políticos e rearranjos para acomodar aliados.

A rotatividade tem gerado críticas dentro e fora da base política da prefeita. Parlamentares avaliam que a instabilidade no comando das secretarias prejudica o andamento das políticas públicas e demonstra falta de articulação com o Legislativo.

Mesmo com as mudanças, Flávia Moretti ainda não anunciou quem vai assumir a vaga deixada por Mário Quidá. A nova indicação deve levar em consideração a disputa interna do PL e o impacto que a exoneração gerou na relação com o vereador Samir Japonês, que segue em atrito com o Executivo.