conecte-se conosco


AMM

Prefeita assina decreto para a valorização do turismo em Várzea Grande

Publicado

Tendo em vista o Dia do Turismo comemorado mundialmente neste 27 de setembro, a prefeita Lucimar Sacre de Campos assinou o decreto de nº 55/2019 que dispõe sobre o programa de diretrizes para a valorização do turismo em Várzea Grande. A medida torna o município apto a receber recursos do Ministério do Turismo. Na ocasião, 67 representantes do trade turístico regional foram homenageados pelo Conselho Municipal de Turismo de Várzea Grande, o CONTURVG, com objetivo de incentivar e fortalecer o setor. A cerimônia ocorreu no gabinete da prefeita, na tarde  do dia 26.
“Com este novo decreto empresários dos setores de hotelaria, restaurantes, organizadores e promotores de convenções, feiras, artistas e todos os envolvidos no setor turístico terão um ambiente favorável para realizarem eventos em Várzea Grande. Com o decreto também estabelecemos as diretrizes municipais para a valorização do turismo como o fortalecimento da identidade local e ensino da história do município; a valorização da cultura; a melhoria da qualidade e da competitividade do setor; incentivo à inovação, ao turismo ecológico, gastronômico, à promoção da sustentabilidade e particularidades que somente nossa querida Várzea Grande têm a oferecer no setor do turismo”, detalhou a prefeita Lucimar Sacre de Campos após a assinatura.
Lucimar Campos também explicou que caberá ao Conselho Municipal de Turismo de Várzea Grande, o CONTURVG, desenvolver um calendário anual de eventos culturais e artísticos em conjunto com o trade turístico. “Precisamos valorizar os produtos e os pontos turísticos da nossa terra, quem melhor para nos dizer isso que os empresários e a nossa população que tanto ama Várzea Grande, desde as doceiras de Bonsucesso, as redeiras de Praia Grande e os empresários da hotelaria, restaurantes, entre tantos outros”, citou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo de Várzea Grande, José Roberto Amaral de Castro Pinto, agradeceu em nome dos 36 membros titulares e suplentes do CONTURVG. “O desafio dos integrantes do Conselho Municipal de Turismo, é buscar o equilíbrio e o desenvolvimento das potencialidades locais de modo que a atividade turística possa ser capitalizada com base na sustentabilidade. E, hoje com a assinatura deste decreto damos o ponta pé inicial para alcançarmos, a curto prazo, um planejamento estratégico com apoio e incentivo do trade turístico regional. Ou seja, Conselho já caminha para fomentar o Turismo no município”, disse o secretário José Roberto Amaral de Castro Pinto, que também é presidente do CONTURVG.
“Hoje é um dia especial para o turismo em Várzea Grande. Saímos da sombra de Cuiabá, justamente por que uma ‘mãe’ nos adotou e têm nos dado toda atenção e empenho possível”, brincou o vice-presidente do CONTURVG, Guilherme Verdun, representante do Sindicato dos Hotéis, Bares e Similares (Sobresvag), se referindo à prefeita Lucimar Sacre de Campos e à assinatura do decreto nº 55/2019.
O representante da Câmara Municipal de Vereadores, Ícaro Reveles, lembrou que esse foi o primeiro evento realizado pelo CONTURVG. “Considero o ponta-pé inicial para muitos outros que virão e sinalizo que a Câmara de Vereadores estará sempre de portas abertas para discutir sobre turismo, uma vez que na casa de Leis temos a comissão temática do turismo, onde debatemos e discutimos o que é melhor para alavancarmos ainda mais o turismo da nossa cidade. São tantos pontos a serem incentivados da nossa cultura, gastronomia , artes e folclore”.
Para a diretora de educação profissionalizante do SENAC/MT, Zildinete Arruda, a assinatura do decreto significa a valorização do profissional do turismo e o reconhecimento da categoria pelo Poder Público local. Já para o representante do setor hoteleiro, empresário Leopoldo Magro Nigro, “Várzea Grande ganha com a criação do Conselho aliado ao decreto que agora podem elaborar juntos um planejamento para impulsionar o setor turístico sob o olhar dos empresários, e planejar políticas públicas para o setor”.
Já para Jaime Okamura, presidente das entidades de turismo do estado de Mato Grosso, e atuante no setor há 38 anos, “esse é o momento de Várzea Grande deslanchar no setor turístico uma vez que há vontade política. E, a prefeita Lucimar Campos está totalmente correta. É preciso amar a cidade, cuidar e acreditar para poder convencer terceiros a investir no turismo da sua cidade. Ela é uma entusiasta do turismo local”, declarou.
SEMANA DO TURISMO – A semana do turismo será comemorada em várzea Grande de 02 a 05 de outubro. Dia 02/10 ocorre a premiação das três melhores redações sobre turismo a partir das 15h na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo de Várzea Grande.  Dia 03/10 será realizado passeio ciclístico com saída as 7h30 do VG Shopping até a Passagem da Conceição e dia 05/10 haverá exposição de veículos antigos nas proximidades do Ginásio de Esportes “Fiotão”.
Foram homenageados: Paulo Augusto Ramalho de Souza, Joílson Marcos Silva, Ana Paula Bistaffa de Monlevade, Eduardo Provatti, David Willian Correa Pintor, Paulo Roberto Ferreira Júnior, Laelson Augusto do Nascimento, Cláudia Ferraz, Jefferson Preza Moreno, Jackeline Brandão, Marcos A. P. Silva, Vanessa Navarro, César Miranda Lima, Laíse Valéria da Costa,Clodomir Ceolatto, Rosemary Souza Prado, Dráuzio Medeiros, Fernando Baracat, Michele Machado, Guel Botelho, Diego Augusto, Guilherme Verdun, Luis Carlos de Oliveira Nigro, Selço Medina de Alencar, Manoel Procópio,  Claudia Aquino, Ester Inácio da Costa Trecco, Susy Heid Janet Miranda Cordova, Cármen Maria Pereira Ferreira, Alcimar Moretti, Elizabeth da Silva, Nelson Soares Junior, Nicola Baranjak, Zildinete Arruda, Amadeu Oliveira, Cilbene Maria Rosa da Conceição, Jurema Lara, Lecir Aparecida da Silva, Robson Quintino, Agnaldo Bastos, Leopoldo Nigro, Jefferson Borralho, Eliane Ribeiro Chaves, Alvani Manoel Laurindo, Lorenna Bezerra, Eder James Pereira Rangel, Francisney Liberato Batista Siqueira, Elemar Frizon, Jaime Okamura, Francisco Vuolo, Jack Abboud, Hotel Portal da Amazonia, Vanice Marques, Adriana Correa da Costa Leão, Silvana Maria de Morais Abdalla, Hotel Slaviero, Ivan dos Santos Oliveira, Joelcirney Santos Klimaschewsk, Ícaro Reveles, Helen Farias Ferreira, Éverton Navarro, Tarcísio Santos da Silva, Daniel Martins, Erasmo Ribeiro Da Costa, Daniela Veronezi Iba.

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

AMM

Tempo de integração do transporte coletivo passa a ser de duas horas a partir desta quarta-feira em Cuiabá

Publicado

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa que a partir desta quarta-feira, 1º de abril, por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro na busca de soluções efetivas no enfrentamento ao coronavírus e tendo como premissa evitar prejudicar à população, que o tempo de integração dos usuários do transporte coletivo, passa a e a ser de duas horas, um acréscimo de 30 minutos por viagem. Por meio de decreto, a gestão municipal deliberou pelo veo ao transporte público, no período de 23 de março a 5 de abril, em decorrência do risco de disseminação do novocoronavírus. No entanto, medidas judiciais determinaram que o atendimento fosse garantido com 30% da frota em atividade.

De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, após a decisão judicial, ficou estabelecido o serviço seria retomado. Hoje, temos 110 veículos circulando e a nossa equipe de fiscalização não conseegue atender a toda demanda. Por isso, nós estamos atuando em conjunto com a Secretaria de Ordem Pública no que diz respeito à fiscalização.

Ele pondera ainda que outro fator que deve ser considerado é o fato de que “Cuiabá está com 30% da frota em circulação, enquanto Várzea Grande com 50%, o que ocasiona essa superlotação, principalmente nos horários de pico, que precisam fazer a integração. Acredito que com esse aumento do tempo, esse problema será solucionado”, pontuou Antenor.

O secretário fez questão de pontuar um grande avanço já alcançado pela Prefeitura. Segundo levantamento, a Capital foi o único município que conseguiu atingir 92% de desistência dos usuários do transporte coletivo. Em dias normais, eram transportados 240 mil usuários, nesse momento já transportamos no máximo 18 mil usuários.

“O prefeito  Emanuel Pinheiro sempre reitera que  nesse momento de crise, temos de seguir medidas drásticas, para  garantia da vida, da saúde. Ficar em casa, manter o isolamento social é muito importante”, pontuou.

Com relação a orientação voltada especialmente para os idosos, é que eles continuem ficando em casa, sendo essa a melhor forma de prevenção. Apesar da gratuidade oferecida para esse público do transporte coletivo, sendo necessária apenas a apresentação do documento de identificação para comprovação da idade, fica difícil impedir que esse público faça uso do transporte.

"Nesse sentido, estaremos apresentando ao prefeito um plano de ação para colocar um agente em cada veículo, tanto da Semob como da Ordem Pública. Estamos trabalhando diuturnamente para garantir a saúde de todos. Vamos sair dessa tempestade com resultados exitosos. A Prefeitura de Cuiabá está trabalhando e pede a colaboração e compreensão de toda sociedade”, concluiu o prefeito Emanuel Pinheiro.

Continue lendo

AMM

Prefeitura de Sinop e forças de segurança orientam população com carros de som

Publicado

Em casa ou na rua, pare por um minuto e ouça com atenção!

A Prefeitura de Sinop, unida às forças de segurança do município, está emitindo uma mensagem importante para a população, por meio de carro de som.

Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal iniciaram ontem (31) uma campanha de orientação da população com mensagens pedindo que todos tomem o máximo de cuidado possível para evitar o contágio do novo coronavírus.

Cinco veículos estão circulando pela cidade pedindo que todos evitem aglomerações e fiquem em casa, se possível, saindo apenas em casos de extrema necessidade.

As comitivas estão passando pela região central e avenidas da cidade; nos bairros Palmeiras, Imperial, Violetas, Oliveiras, Vitória Régia, Boa Esperança, São Paulo, Recanto dos Pássaros, Vindilina, Dauri Riva, Califórnia; Botânico, Paraíso 1 e 2, Jacarandás, Celeste, Bela Suíça, Nações e Nossa Senhora Aparecida; Primaveras, Parque das Araras, Gente Feliz, Jardim do Ouro, Chácara Planalto, Camping Clube, Europa, Adriano Leitão, Chácara São Cristóvão, Ibirapuera, Paulista 1 e 2; e Alto da Glória, Belo Ramo, Umuarama 1 e 2, Boa Vista, Cazinhas, Menino Jesus, São Cristóvão, Bom Jardim, Vitória, São Francisco, Buritis e Adalgiza.

“Precisamos cuidar uns dos outros. Ficar em alerta para que mantenhamos a quarentena o máximo possível. E higienizar as mãos com frequência também é importante. Respeitar essas medidas irá nos ajudar a sair dessa situação melhores e mais rápido”, pede a prefeita Rosana Martinelli.

Como ainda não existe vacina contra o coronavírus, a única maneira de se proteger da doença é se prevenindo. Alguns cuidados básicos são extremamente eficazes para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus.

Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos e, caso não haja água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

É preciso sempre lembrarmos de evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; evitar contato próximo com pessoas doentes e ficar em casa quando estiver doente; sempre cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo ou tossir no cotovelo.

Se precisar sair, limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência. Mas, é imprescindível que todos fiquemos em casa e saiamos apenas em situação de extrema necessidade.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana