conecte-se conosco


Cuiabá

Prédio da Câmara de Cuiabá passará por desinfecção nesta sexta (06)

Publicado


Secom Câmara

A sanitização faz parte das medidas adotadas pelo Legislativo no combate ao coronavírus.
Devido a realização do procedimento, o prédio estará fechado na sexta-feira.
O prédio da Câmara Municipal de Cuiabá passará por um processo de desinfecção nesta sexta-feira (06 de agosto). O procedimento será realizado pelo Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso (CBMMT). A sanitização faz parte das medidas adotadas pelo Legislativo no combate ao coronavírus.
De acordo com a Portaria n° 305/2021, devido a realização do procedimento, o prédio da Câmara estará fechado na sexta-feira.
As secretarias e os gabinetes parlamentares deverão escolher um servidor para abrir a sala e acompanhar a execução do trabalho, que começará às 8h.
Os setores que não puderem designar um responsável deverão procurar a Secretaria de Patrimônio e Manutenção até às 17h desta quinta-feira (05).
Outras medidas
Além do processo de desinfecção, a Câmara de Cuiabá adotou outras medidas para conter o avanço da Covid-19 na Casa de Leis. Nesta semana foi publicada a Circular nº 003/2021 que estabelece conjunto de normas a serem adotadas para classificação de Risco Alto para o coronavírus, conforme o panorama feito pela Secretaria de Estado de Saúde.
Entre as determinações estão a limitação de servidores nos gabinetes parlamentares e reforço nas medidas de biossegurança, regras que estavam estabelecidas nas Portarias n° 76 (Institui o Protocolo de Biossegurança da Câmara de Cuiabá de acordo com a classificação epidemiológica emitida pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso) e 77 (Dispõe sobre o desempenho das atividades presenciais na Câmara), publicadas neste ano.
Serão adotados até o dia 16 de agosto, medidas para classificação de risco alto como: recomendar o teletrabalho para todos os servidores e vereadores, mantendo os serviços essenciais/ realizar as sessões plenárias, CPIs, audiências e reuniões através de meio virtual/ proibir a entrada de visitantes no prédio da Câmara Municipal de Cuiabá/ orientar os servidores e vereadores que evitem atividades externas.
Além disso, a Circular determina a presença de no máximo três pessoas por gabinete parlamentar durante o período.

Secom Câmara

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Vice-prefeito participa de missa em homenagem ao Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

O vice-prefeito José Roberto Stopa, acompanhado da esposa Marialice Mundim, e da Secretária Municipal de Cultura, Carlina Jacob, participaram da Santa Missa em homenagem ao padroeiro da cidade Senhor Bom Jesus de Cuiabá. A Celebração Eucarística aconteceu no domingo (26), na Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus.

Durante a procissão inicial o vice-prefeito devolveu o manto que cobre a imagem do Senhor Bom Jesus, que havia recebido simbolicamente entregue ao prefeito Emanuel Pinheiro e para a primeira-dama Márcia na última semana, com a tradição para que o Bom Jesus interceda pelo município e guiasse as ações dos gestores.

Para Stopa, esta é uma das maiores tradições de Cuiabá e na condição de vice-prefeito teve a honra de representar Emanuel e devolver o manto sagrado. “Falar da fé pelo Senhor Bom Jesus é contar um pouco da história de Cuiabá e a prefeitura procura sempre valorizar esses eventos que fazem parte da nossa cultura, da nossa tradição. Desejo que o Senhor Bom Jesus possa derramar as bênçãos sobre nossa cidade”, afirmou.

De acordo com o curador da Catedral Basílica, Pe. Deusdédit Monge, o “Bom Jesus”, significa que ele é o poço inesgotável de bondade, de onde jorra a agua da misericórdia para todos aqueles que o invoca. O padre ainda destaca que o “Bom” Jesus cuja expressão de dor, de amor e resignação, infunde ânimo e coragem ao povo.

“Nas adversidades que atormentaram o povo cuiabano no passado, como por exemplo: a guerra do Paraguai, com a consequente epidemia da varíola (1867), da Cólera (1887), da gripe espanhola (1919) e, atualmente, a pandemia do Novo coronavírus, a Catedral e a Capela do Senhor Bom Jesus, ao lado do presbitério, se transformaram em refúgios, “oásis” de espiritualidade e orações, aos que a buscam com confiança. O Bom Jesus, do alto do seu trono sagrado, continua abençoando este povo amável, acolhedor e fervoroso de espírito”, pontuou.

Segundo a Secretária Municipal de Cultura, Carlina Jacob, a festa do Senhor Bom Jesus é uma das datas mais esperadas pela cuiabania, uma festa tradicional, uma devoção que passa de pai para filho.

“Nosso Senhor Bom Jesus de Cuiabá é um exemplo da crença religiosa, das tradições culturais de nossa gente, do amor do povo cuiabano ao seu padroeiro, a quem recorrer em todos os momentos da vida, seja naqueles de felicidade, ou nas dificuldades”, finaliza.

Promovida anualmente, a festividade foi retomada há mais de cinco anos e oferece aos fiéis uma programação especial durante praticamente todo o mês de setembro. Porém durante a pandemia, a quermesse que acontecia na Praça Alencastro e a grandiosa procissão foram canceladas.

Continue lendo

Cuiabá

Dia do Turismo é comemorado com programação na Praça Alencastro, lançamento do Rally Ecológico e Inscrições para o NASA Space

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal do Turismo, realiza nesta segunda-feira (27), data em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, uma extensa programação cultural e  de exposição de carros do Rally Ecológico. O evento ocorre na Praça Alencastro, no centro da Capital e vai até às 20h.

Quem passa pelo local, poderá contemplar a gastronomia cuiabana, apresentações culturais,  receber uma muda de uma planta frutífera do cerrado e também poderá fazer a inscrição para o NASA Space Apps Challenge 2021. A edição deste ano marca os 10 anos de promoção desse encontro de estudiosos e criadores, tendo como tema a Inovação.  Também haverá apresentações de bandas regionais. 

“Temos dois eventos na pauta, o Rally Ecológico e a inscrição para o NASA Space que ocorrerá no final de semana. Poderão fazer as inscrições qualquer pessoa maior de 18 anos e acima de 16 com a presença de um responsável. A gente está com essa atividade do turismo porque também se comemora o dia do turismólogo. Estamos fazendo a divulgação do  Rally, vai ter show de rasqueado, de piano e outros. O turismo está começando a florescer mundialmente e temos que nos preparar. E no dia 2 de outubro no NASA Space Apps Challenge 2021 acontece nos dias 02 e 03 de outubro, no Museu da Caixa D’Água Velha, para que os projetos sejam apresentados  na NASA. Agências de turismo estão a todo vapor e estamos preparando Cuiabá com o aplicativo para o turismo para orientar as pessoas sobre os pontos belíssimos da nossa cidade”, comentou o secretário Oscarlino Alves. 

As inscrições do Rally Ecológico são limitadas  e podem ser feitas pelo site cronorally.com.br. 

Para se inscrever no NASA Space Apps Challenge 2021 –  basta acessar o instagram do evento https://instagram.com/nasaspacecuiaba?utm_medium=copy_link e fazer a inscrição. É importante que os interessados se inscrevam antecipadamente para participar de todas as informações antes do evento. 

Confira programação:

– Rally Ecológico – exposição  de veículos

– Doação de mudas   

– Pórtico inflável do evento 

– NASA Space Apps – apresentação dos desafios da edição 2021 – inscrições e display de astronauta para os visitantes  tirarem fotos

– CAT Móvel – informações  turísticas de Cuiabá e realização de cadastro de  guias de turismo  e outros empreendimentos do trade para o portal do Turismo   e aplicativo Turismo Cuiabá.  

– Bolicho solidário  igreja Santuário do Bom Despacho: exposição  e comercialização de artesanatos  e  produtos da agricultura familiar.  

– 16h  às 20h – gastronomia

– 16h apresentação cultural : Eduardo Braga – rasqueado  cuiabano

– 17h – dispositivo de Honra de autoridades presentes  

– 18h – às 20h – apresentação cultural  -piano na praça e sax  (Dario)

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana