conecte-se conosco


Cuiabá

Praticidade e democratização do acesso são marcas do novo Portal da Transparência

Publicado

“Publicidade é regra! Sigilo é exceção!”. Prezando por esse conceito a Prefeitura de Cuiabá lançou nesta quinta-feira (04) o novo Portal Transparência. As mudanças realizadas na ferramenta garantiram uma configuração inovadora e o incremento de novas funções. A medida foi uma forma encontrada pelo Executivo de melhorar os índices de transparência e fortalecer os pilares dos controles interno, externo e social. 

A plataforma é a terceira utilizada pelo Município e substitui a implantada em 2016. Desde então, por meio de ações coordenadas pela Controladoria Geral do Município (CGM), a Prefeitura vinha trabalhando em um processo de evolução, visando tornar o acesso mais rápido e prático. Dessa forma, chegou-se ao novo portal em que, além da mudança no visual, a linguagem foi democratizada e seu painel administrativo tornou-se mais interativo.

“Baseando nos dados levantados pela CGM, o nosso Portal Transparência foi acessado mais de 177 mil vezes, em 2018. Nesses primeiros meses de 2019, o número já está em mais de 40 mil. Isso demonstra dois pontos importantes. O primeiro é que o cidadão está cada vez mais ciente da importância de utilização dessa ferramenta. A segunda é que, mesmo em constante processo de evolução, a Prefeitura tem conseguido atender os requisitos básicos para garantir a inclusão desse cidadão na administração dos recursos públicos”, destaca o prefeito Emanuel Pinheiro.

O processo de reformulação da plataforma durou cerca de um ano, até se chegar a um modelo considerado moderno e intuitivo. A etapa de desenvolvimento contou ainda com a colaboração da Secretaria Municipal de Gestão, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). Foram adicionadas, por exemplo, as abas Previdência Municipal, Controle Interno e, na de Patrimônio Público, agora é possível acompanhar os recursos aplicados em abastecimento da frota de veículos da Prefeitura.

“O direito ao acesso à informação pública garante a transparência dos atos administrativos. Por isso, o prefeito Emanuel Pinheiro nos deu a missão de colocar Cuiabá entre as cidades exemplo nesse quesito. Com um trabalho em conjunto da equipe da CGM, estamos conseguindo cumprir essa determinação e alcançar índices positivos. Em 2018, por exemplo, a Capital foi avaliada como uma nota 9.1 na Escala Brasil Transparente, que analisa mais de 600 municípios”, comenta o controlador geral do Município, Marcus Brito.

O que muda?

O atual Portal da Transparência traz como principais novidades: uma nova plataforma; maior autonomia do painel administrativo; mais informações disponibilizadas; menus e submenus melhores distribuídos; melhor apresentação estética; melhor navegabilidade. Além também de trazer todos os sistemas de protocolos em um só lugar, ainda estão sendo trabalhadas a apresentação de dados abertos e inserção de gráficos temáticos. 

História

O primeiro Portal da Transparência utilizado pela Prefeitura de Cuiabá foi disponibilizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), em 2013, por meio de uma cessão de uso. Em 2016, a Prefeitura de Cuiabá lançou o seu próprio Portal da Transparência com uma considerável mudança tecnológica – apresentação de dados por meio de integração dos sistemas informatizados, que provocou uma mudança de cultura nos procedimentos internos da Administração Pública.

Nesse período, a Administração ganha mais experiência no tema transparência pública e diversos agentes transformadores dessa realidade. A evolução conta, por exemplo, com a participação dos órgãos de controle, com o engajamento de gestores públicos, na organização dos dados públicos em sistemas informatizados, e do cidadão, que dia a dia toma consciência da importância de exercer seu papel de fiscal das contas públicas.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Novos pontos de testagem para Covid-19 começam a funcionar nesta terça (05)

Publicado

Luiz Alves

 

Clique para ampliar

Os quatro novos pontos de testagem de Covid-19 anunciados pelo prefeito Emanuel Pinheiro na última live, realizada no dia 28 de junho, começarão a funcionar a partir da próxima terça-feira (05), às 7h. A mudança foi necessária para que a equipe da Secretaria Municipal de Saúde faça os últimos ajustes nos locais.

“Com o grande aumento na procura por testes em toda a rede de saúde municipal, tantos as unidades básicas de saúde, quanto as UPAs e Policlínicas começaram a ficar lotadas. Para amenizar essa situação decidimos abrir alguns centros de saúde bucal como locais de testagem, ampliando a oferta para a população. Na segunda-feira vamos terminar de entregar os insumos e EPIs nos novos locais temporários de testagem e realizar um rápido treinamento com as equipes, para começarmos com força total na terça-feira”, explicou Edemir Xavier, secretário adjunto de Atenção Básica.

Os locais escolhidos para serem os novos pontos temporários de testagem são: Centro de Especialidades Odontológicas do bairro Dom Aquino, o Centro de Especialidades Odontológicas Osmar Cabral, a Clínica Odontológicas do Leblon e a Clínica Odontológica do CPA III. A partir de terça-feira (05) essas unidades vão funcionar nos dias de semana, das 7h às 11h e das 13h às 17h. A meta é realizar cerca de 120 testes por dia, em cada unidade.

“Serão colocados dois médicos por unidade, para atenderem os pacientes que testarem positivo e aqueles que estiverem com sintomas gripais. A ideia é desafogar a demanda, que está muito grande nas UBS, UPAs e Policlínicas”, comentou o secretário adjunto.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Cuiabá

Prefeito e primeira-dama recebem homenagem da ALMT por atuação na linha de frente contra a Covid-19

Publicado

Davi Valle

 

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro e a Primeira-dama Márcia Pinheiro foram homenageados na noite desta sexta-feira (01), durante sessão solene extraordinária na Assembleia Legislativa (ALMT), realizada pelo deputado estadual, Valdir Barranco, pela atuação na linha de frente de combate à Covid-19, em Mato Grosso.

Na ocasião, o Chefe do Executivo Municipal, representando também a sua esposa, agradeceu o parlamentar pelo reconhecimento, reiterando as dificuldades enfrentadas com a contaminação em massa pelo vírus em 2020, visto pelos agentes públicos do Brasil e do mundo como um ano lendário e desafiador. Além disso, Pinheiro aproveitou para destacar algumas das ações desempenhadas pela administração atual para salvar vidas.

“Eu e a primeira-dama sempre fizemos de tudo desde o início, a contar pela entrega do moderno Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), padrão de qualidade da rede privada. O que teria sido de Mato Grosso sem essa unidade de saúde, atendendo aqueles que mais precisam? Contudo, os nossos profissionais da saúde ainda sofreram demais com a sobrecarga emocional, tempo de muitas lutas, que jamais vamos esquecer”, discursou.

O prefeito revelou ainda que a Prefeitura de Cuiabá articula junto ao Governo Federal a viabilização de recursos para que, após o encerramento das atividades no aterro sanitário do município, o local possa se transformar em um memorial em respeito às vítimas cuiabanas ceifadas pelo novo coronavírus.

“Daqui a seis, oito meses vamos finalizar os trabalhos no aterro sanitário, conhecido popularmente como ‘lixão’, graças a Deus. E estamos tentando junto ao Governo Federal os investimentos para fazer ali um memorial para as mais de três mil pessoas que se foram. Lutamos muito e evitamos um mal muito maior, mesmo assim muitos perderam seus entes queridos e ficaram com marcas para o resto de suas vidas”, frisou.

Um dos sobreviventes da doença viral, o deputado Barranco justificou a importância do ato para a sociedade e comemorou os avanços medicinais conquistados de prevenção ao vírus até os dias atuais, como por exemplo, a chegada das vacinas. “Foram pessoas fundamentais na vida de cada um dos pacientes, aliados com a disponibilização dos imunizantes. Essa homenagem é apenas algo singelo, pois nao há nada que decifre em sua totalidade a atuação conjunta contínua”, declarou.

O evento ocorreu no plenário das deliberações da Casa de Leis, deputado Renê Barbour. Ao todo, mais de 400 pessoas, entre gestores e profissionais de saúde de todo o Estado foram agraciados com honrarias e medalhas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana