conecte-se conosco


Várzea Grande

Praça do bairro Vila Sadia revitalizada ganha ar modernizado e volta aos torneios de vôlei de praia

Publicado


.

28/09/2020    0

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, entregou na noite de sexta-feira, 25 de setembro, a revitalização da praça “Edmar Ribeiro da Silva” no bairro Vila Sadia, região do grande Cristo Rei. Conhecida entre os desportistas do vôlei de praia por possuir uma quadra de areia, a praça de 3.071 m² teve suas quadras poliesportiva, de areia e de bocha, reformadas e cercadas com alambrados, além de ganhar um chuveiro público para após a utilização da quadra de areia.

O espaço de lazer também ganhou pista de caminhada sinalizada, academia ao ar livre, mesas com bancos para jogos de tabuleiros, espaço para apresentações culturais, pintura nova e decorativa com jogos para o desenvolvimento motor das crianças, paisagismo com gramado e palmeiras em volta da quadra de vôlei de praia, caminho decorativo em pedras para jardim, calçamento novo, lixeiras e bancos.

“Este espaço totalmente reconfigurado mostra o comprometimento da gestão na melhoria na qualidade de vida da população. Demonstra também que não nos preocupamos somente em fazer as obras, nos preocupamos com as vidas das pessoas, pois, quando modernizamos um espaço público como este, melhoramos a qualidade de vida das pessoas. Temos que comemorar muito com essas melhorias. Estamos muito honrados e felizes por mais uma obra entregue na cidade e que pudemos colaborar. Estamos juntos, pois certamente entregaremos ainda outras obras ao longo da gestão, seja na área de saúde, asfalto, educação, saneamento e de infraestrutura em geral. Quem ama cuida”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos durante a entrega.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, está é a 12ª praça revitalizada e entregue à sociedade na atual gestão. “O trabalho de reconstrução a praça é resultado dos esforços das secretarias de Obras, Educação, Serviços Públicos, Administração do Cristo Rei e Gabinete da Prefeita. União que resultou em uma reforma aguardada por mais de 20 anos pelos moradores da Vila Sadia. A associação de moradores bem como a população local ajudou na reforma apontando suas prioridades, a exemplo a reforma da quadra de bocha, que foi um pedido dos moradores aposentados e também o chuveirão, solicitado pelos jovens que utilizam a quadra de areia. Também trabalhamos com palmeiras para completar o paisagismo da modalidade vôlei de praia. Com certeza essa é uma das mais belas praças da cidade”, disse o secretário.

Para o presidente da Associação de Moradores da Vila Sadia e diretor comercial dos Correios e Telégrafos, Edilson Francisco, a praça trará mais que lazer e esporte à comunidade. “Com certeza trouxe valorização imobiliária para o entorno. Utilizaremos o espaço não somente para os torneios esportivos, mas também para feiras e eventos, a exemplo das exposições do Clube do Carro Antigo de Mato Grosso e até para o entretenimento dos funcionários dos Correios que ficam aqui ao lado”, disse.

Segundo o superintendente de esportes do município, Jadir Pereira, além de orientação à pratica esportiva e de exercícios através do programa “Qualidade de Vida” onde professores de educação física visitam as praças públicas e orientam a sociedade principalmente na utilização das academias ao ar livre, já está previsto para o próximo ano a inserção da modalidade ‘vôlei de areia’ nos jogos estudantis municipais. “Agora temos uma quadra com dimensões oficiais para a prática e traremos os estudantes para aprender. Também já estão previstas para as segundas, quartas e sextas-feiras a presença dos professores de educação física aqui nesta praça para orientar a população na prática de exercícios físicos”.

O presidente da Federação dos Atletas de Vôlei de Praia de Mato Grosso, Ricardo Queiroz prestigiou a inauguração e além de estrear a quadra anunciou eventos federados a serem realizados no local. A atleta profissional e arbitra profissional de vôlei de praia, Daniele Rodrigues, também jogou a partida de inauguração da quadra e afirmou que a reforma da quadra é um incentivo ao esporte.

HOMENAGEM – A praça antes conhecida apenas por ‘Vila Sadia’, recebeu o nome de praça “Edmar Ribeiro da Silva”. Falecido em 1991, Edmar era morador do bairro e jovem que gostava da prática de esportes. “Meu irmão era uma pessoa alegre e, por isso, após sua morte incentivamos a prática de esportes e até realizamos vários torneios nesta praça. Recebemos atletas de Mato Grosso do sul, Goiás e até de São Paulo. O torneio aqui ganhou destaque e essa quadra já integra o circuito anual de vôlei de praia estadual. Estão presentes aqui hoje meu pais com 82 anos e minha mãe com 76 anos. Com certeza sentimos muitas saudades do Edmar e essa homenagem é especial. Agradeço em nome da família”, falou o juiz de direito Edilson Ribeiro, irmão do homenageado.

A quadra de bocha leva o nome de um morador o Sr. “Tranquilo Pires”, morador também já falecido do bairro. Segundo o presidente do bairro, Edilson Francisco, a pratica do esporte bocha é conhecido por ser jogado pelos aposentados e idosos, mas atualmente tem recebido a adesão de jovens também. “Nossos aposentados terão prioridade nos torneios, mas é claro estará à disposição de toda a comunidade, inclusive os jovens”.

POPULARES – O morador Celso Cajuru aprovou a reforma e acrescentou que o espaço de lazer atenderá também moradores de bairros vizinhos. “Ficou ótima. Gostei da pista de caminhada. Com certeza moradores dos bairros próximos como Manga, Alameda, Construmat, Vista Alegre e Dom Orlando Chaves também frequentarão aqui.

Maria Auxiliadora, afirmou que vai utilizar toda a semana e deve trazer o neto. “Trabalho aqui perto em uma  policlínica e sempre que sair do trabalho virei caminhar e fazer exercícios. E, sempre que puder trarei meu neto para brincar”.

ASFALTO E ILUMINAÇÃO – Além da revitalização da praça, a prefeita Lucimar Sacre de Campos entregou na noite de sexta-feira (25) o recapeamento de todas as ruas da Vila Sadia.  

“As ruas do bairro foram 100% recapeadas, ao todo foram cerca de 1,8 km de extensão o que representa pelo menos R$ 800 mil. Além da sinalização viária, horizontal e vertical, e a instalação de luzes de led em todos os postes do bairro”, informou o secretário de Viação e Obras, Luiz Celso de Moraes.

A gestora também anunciou durante a entrega que já teve início o serviço de recapeamento de todas as ruas do bairro Cristo Rei. “Recapearemos nos próximos dias todas as ruas do bairro Cristo Rei. Queremos levar qualidade de vida aos cidadãos e valorização imobiliária à cidade. Para isso, temos hoje, o maior programa de asfaltamento de vias públicas que o município de Várzea Grande já recebeu. Até o final deste ano serão 200 km de novas ruas e avenidas pavimentadas além de 100 km em recapeamento”, destacou a prefeita Lucimar Sacre de Campos.  

A entrega contou também com a participação do coral “Canto e Encanto” da escola municipal de Educação Básica “Salvelina Ferreira da Silva”, e da banda municipal.

 

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Várzea Grande

Várzea Grande transfere ponto facultativo do Dia do Servidor Público para dia 30 de outubro

Publicado


21/10/2020    8

A prefeitura Municipal de Várzea Grande transferiu para 30 de outubro, uma sexta-feira, o ponto facultativo referente ao Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28 de outubro (quarta –feira). Com isso, no dia 30 não haverá expediente no âmbito da Administração Pública Municipal.

O decreto de Nº 72, assinado pela prefeita Lucimar Sacre de Campos foi  publicado no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso –  AMM – hoje dia 21 de outubro.

O ponto facultativo é válido para os servidores do Executivo municipal, incluindo as autarquias Departamento de Água e Esgoto – DAE- e Instituto Seguridade Social dos Servidores Municipais de Várzea Grande – Previvag, exceto para os serviços essenciais que funcionarão em sistema de plantão, como os serviços de saúde, coleta de lixo, limpeza urbana, obras , segurança.

O Decreto segue os demais Poderes como o Governo do Estado, Judiciário, TCE. Sendo o  feriado nacional de 2 de novembro  na segunda-feira, o retorno às atividades na Prefeitura de Várzea Grande ocorrerá na terça-feira( 3).

 

Por: Da Redação – Secom/VG

Continue lendo

Várzea Grande

A entrega da UBS do Jardim Eldorado eleva para 51% a cobertura da Atenção Primária

Publicado


20/10/2020    1

Até o final deste ano de 2020, Várzea Grande vai superar os 80% de atendimento a Atenção Primária à Saúde, que são os primeiros atendimentos, exames e procedimentos médicos realizados para aqueles que necessitam do Sistema Único de Saúde (SUS), totalmente gratuito.

“Resgatamos oito obras que estavam com algum tipo de pendência e que estavam paralisadas, fizemos novas licitações, contratações e todas estarão prontas até o final deste ano e lançamos uma nova unidade que se encontra em processo licitatório para assim termos unidades que promovem o atendimento da saúde da população de Várzea Grande em todas as regiões”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos ao entregar a quarta Unidade Básica de Saúde, no Jardim Eldorado, bairro que vem sendo contemplado com outras obras como a pavimentação de ruas e avenidas.

A prefeita lembrou que já foram entregues as UBS dos Bairro São Simão, Aurília Salles Curvo, Santa Izabel e agora o Jardim Eldorado e que ainda em outubro serão entregues as obras da UBS da Construmat.

Ela frisou que pretende entre novembro e dezembro entregar as obras das UBS do São Matheus, Cabo Michel e Jardim Maringá e lançar as obras da UBS do Residencial José Carlos Guimarães.

O secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes frisou que a saúde em Várzea Grande avançou e muito e tende a melhorar, lembrando que a prefeita Lucimar Sacre de Campos prioriza o setor ao ponto de investir uma média de 30% das receitas anualmente, quando a legislação fala em 15% para municípios, 12% para os Estados e sem percentual para o Governo Federal.

“Atualmente já estamos atendendo a mais de 55% da população que necessita do suporte do Poder Público Municipal em conjunto com o Estado e o Governo Federal para realizarem consultas, vacinas, curativos, coletas para exames laboratoriais entre outros e até mesmo atendimentos de urgência e emergência até o encaminhamento para áreas especializadas de forma referenciadas para a posterior continuidade do tratamento e encerramento dos casos, pois buscamos resultados”, disse o secretário.

Diógenes Marcondes lembrou que a Rede de Atenção Primária reúne as unidades de saúde que fazem a estratégia da saúde da família; as Clínicas de Atenção Primária que são as antigas Policlínicas que também foram reformadas, ampliadas e revitalizadas e os Centros de Saúde.

“O nosso principal foco é cuidar das pessoas e a área da Saúde é fundamental. Ampliar a Rede de Atenção Básica é essencial para deixar as unidades de alta complexidade, como o Hospital e Pronto Socorro e as Unidades de Pronto Atendimento as UPAS 24h – IPASE e Cristo Rei para os casos mais urgentes”, disse a prefeita enaltecendo os esforços de todos os servidores públicos, quer sejam os da Saúde, Obras, Serviços Públicos, por fazerem a diferença da Administração Pública, que oferta serviços de qualidade ao cidadão várzea-grandense.

As UBS fazem parte de um ‘pacote’ de 9 unidades básicas que estavam com as obras paralisadas e totalmente abandonadas, mas que foram retomadas pela atual gestão e integram investimento global de mais de R$ 10 milhões na construção dessas unidades, com o objetivo de ampliar o atendimento à população em Saúde Básica.

Como lembrou o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes, durante a entrega da unidade, mais de 90% dos problemas relacionados à saúde são resolvidos nas unidades básicas, fazendo valer o atendimento preventivo. “Em 2015 quando Lucimar Campos assumiu os destinos da cidade, menos de 20% da população tinha acesso a Atenção Básica a Saúde. Hoje com estas unidades já entregues elevou – se em 55 % de cobertura da Atenção Primária a Saúde no município e com o término das obras e colocando para funcionar as demais unidades elas estarão estruturadas para 80% de cobertura, até o final do ano” explicou o secretário.

Homenagem: A UBS do Bairro Eldorado leva o nome do Pastor Álvaro Ribeiro Rocha (in memoriam), funcionário Público da prefeitura Municipal de Várzea Grande e ex-vereador.

Tanto o Senador Jayme Campos como a esposa Rosemeire Oliveira Rocha, foram unânimes ao afirmar e enaltecer a dedicação em vida de Álvaro Rocha aos mais necessitados, deixando legado de vida. “Um homem quieto, forte e convicto de suas ações em prol ao próximo, sempre preocupado em fazer o bem. Temos orgulho dos projetos deixados pelo Pastor Álvaro, principalmente como o da Casa de Apoio e Recuperação, que trabalham com as pessoas fragilizadas pelo álcool e drogas. Uma vida dedicada ao próximo, um bom homem”, destacou o senador Jayme Campos.

 

Por: Da Redação – Secom/VG

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana