conecte-se conosco


Cuiabá

Portalzinho da Patrulha é reformulado pela Prefeitura de Cuiabá e já encontra-se em pleno funcionamento

Publicado

Projetado para propagar a inclusão social, políticas públicas de transparência e cidadania, o ‘Portalzinho da Patrulha da Transparência’ foi totalmente reformulado pela gestão Emanuel Pinheiro e após dois anos retoma o seu pleno funcionamento. A plataforma online disponibiliza atividades didáticas e lúdicas, como por exemplo, jogos interativos, histórias em quadrinhos, glossários, exclusivamente ao público infantil a partir dos 10 até os 12 anos de idade, em tempo integral. 

A ferramenta atualmente é gerenciada pela Controladoria Geral do Município (CGM) com objetivo de oportunizar com que as crianças acompanhem de perto as ações desenvolvidas pela Gestão Emanuel Pinheiro de forma legal e descontraída, uma vez que a maioria delas possuem acesso facilitado à internet, estimulando a cultura da cidadania entre eles. 

O evento acontecerá nos dias 24, 25 e 26 no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com outras duas pastas, sendo eles, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB) e Secretaria Municipal de Saúde, responsáveis pela ministração das palestras e teatros.

Defensor ativo dos direitos das crianças no Município, o prefeito Emanuel ao longo de pouco mais de cinco anos à frente do Palácio Alencastro, tem se dedicado afinco na promoção de ações voltadas às crianças, estreitando o relacionamento entre elas e a atual administração. 

“Nossas criancinhas são o futuro da nossa Cuiabá, são eles que irão ajudar os futuros governos. Nada mais justo do que trazer eles pra dentro da nossa casa que é a Prefeitura de Cuiabá. Eu, a primeira-dama  e nossa equipe de lideranças vamos fortalecer essa relação ainda mais por meio de ações como essa e muitas outras que estão por vir”, enfatizou Pinheiro. 

“Temos o Portal da Transparência, porém desenvolvemos esse portalzinho lúdico, atendendo as crianças para que eles possam aprender e serem educados já com essa cultura da claridez dos atos do Poder Público e suas prestações de serviços. Não poder executá-lo durante a pandemia nos deixou extremamente tristes, pois é um evento aguardo todos os anos, o que já demonstra a nossa intenção de fortalecer a transparência, algo extremamente gratificante”, frisou. 

A Controladora-geral do município, Mariana Ribeiro, destacou que as condutas adotadas tanto pelo órgão, quanto pelo Executivo Municipal não se limitam apenas aos adultos e salientou que o cuidado e zelo com os pequenos é uma das principais bandeiras da Gestão Emanuel Pinheiro. 

“Mais que manter e fortalecer a transparência, queremos uma mudança de cultura, e nada mais coerente que iniciar pela educação, colocando isso para as nossas crianças, informando sobre o direito e o dever que cabe à todos os cidadãos  de fiscalizar os atos públicos. Desenvolvemos esse portalzinho de forma lúdica, para que nossas criancas possam ter total compreensao da mensagem que precidamos passar. Durante a pandemia não podemos dar continuidade à esse projeto, infelizmente, pois é um evento ja muito esperado durante o ano.”, disse. 

Em maio, mês em que se comemora o aniversário municipal da lei de acesso à informação, nº 5853/2014, a CGM promove a Semana da Transparência. Ao todo serão concedidas o total de 300 vagas para os estudantes da rede pública de ensino da Capital, subdivididos em seis turmas durante os períodos matutinos e vespertinos. As instituições de ensino serão contempladas mediante a convite feito pela SME. 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Juca do Guaraná Filho recebe apoio de mais de 300 bispos e pastores da igreja ‘Só o Senhor é Deus’

Publicado

Mais de 300 obreiros evangélicos da igreja ‘Só o Senhor é Deus’ oficializaram apoio à candidatura de Juca do Guaraná Filho (MDB), para deputado Estadual. O encontro das lideranças religiosas ocorreu na tarde desta quarta-feira (17), em Cuiabá, e reuniu bispos e pastores de todo o estado de Mato Grosso. 

O emedebista apresentou seu candidato ao Senado Neri Geller (Progressistas), que também recebeu apoio dos religiosos. 

O Bispo da Igreja ‘Só o Senhor é Deus’ Marciano destacou que se sente representado pelo candidato Juca do Guaraná Filho, que tem projetos que vêm de encontro com os princípios da igreja. 

“Nós decidimos apoiar o Juca porque entendemos que a política faz de pessoas boas com bons princípios. Juca é um candidato que fez muito pelas igrejas em Cuiabá e vai fazer por Mato Grosso também. Pregamos e anunciamos todos os dias, em nossos púlpitos, a fé, a família, o amor a Deus e o amor à pátria. E Juca nós representa muito bem, por isso tem nosso apoio”, destacou. 

Já o Bispo Amorim lembrou da luta do candidato Juca do Guaraná Filho na isenção da cobrança da taxa de água das igrejas evangélicas e acredita que a isenção pode chegar nos 141 municípios de Mato Grosso. 

“Juca merece nosso apoio porque tem a mesma visão da igreja e seus projetos e planos vêm de encontro com o povo cristão. Aqui em Cuiabá Juca lutou para isentar as igrejas da cobrança da taxa de água, imagina esse projeto expandido para todo Estado? Juca fez por Cuiabá e vai fazer por Mato Grosso. Temos certeza que com Juca na Assembleia Legislativa e Neri no Senado teremos agentes públicos que vamos poder contar”, disse. 

O atual vereador por Cuiabá e candidato a deputado Estadual pelo MDB comemorou o apoio dos bispos e pastores e garantiu representatividade na Casa de Leis, caso eleito. “Eu estando lá [na Assembleia Legislativa] pode ter certeza que os religiosos também vão estar comigo. A igreja faz um belo papel social em todo o mundo. O que seria de nós nessa pandemia sem as igrejas ? As igrejas foram verdadeiros hospitais. Eu reconheço o trabalho da igreja em nosso Estado”, declarou Juca.

O candidato ao Senado Nerri Geller, do Progressista, agradeceu o apoio do Juca do Guaraná e lembrou da importância dos religiosos na construção de políticas públicas no pais. “Receber o apoio dos bispos e dos obreiros da igreja Só o Senhor é Deus é gratificante. Esse reforço nos entrega uma imensa responsabilidade, de respeitar e defender a família e a fé na construção de políticas públicas”, comemorou o candidato do Progressista.

Para votar no Juca do Guaraná Filho (MDB), basta clicar nas urnas, no dia 02 de outubro, nos números 15555. Já para senador o candidato Neri Geller se elege com os número 111.

Fonte: Eleições 2022

Continue lendo

Cuiabá

Prefeitura publica homologação do resultado do processo seletivo da Secretaria Municipal de Saúde

Publicado

Foi publicada na edição suplementar da Gazeta Municipal nº 445 desta quinta-feira (18) a homologação do resultado do Processo Seletivo Simplificado para Contratos Temporários Imediatos e Formação de Cadastro Reserva nº 01/2022 – SMS. São 941 vagas para contratação imediata.

O processo seletivo foi realizado em etapa única, com Avaliação de Títulos, de caráter eliminatório e classificatório. Os contratos temporários terão vigência máxima de 2 anos, podendo ser prorrogados por igual período para atender excepcional interesse público, certificado pela autoridade competente.

“Este foi o segundo processo seletivo que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou dentro de um período de 6 meses, com o objetivo de cumprir as determinações da Justiça, do Ministério Público e do Tribunal de Contas. Como o primeiro seletivo, realizado em janeiro, não teve aprovados suficientes para o número de vagas ofertadas, foi necessário a realização deste segundo processo, para conseguirmos completar o quadro de servidores. Nesta publicação estão os nomes de todas as pessoas que participaram do seletivo, tanto dos classificados, como os não classificados, com as notas e a ordem de classificação. Nosso objetivo é mostrar total transparência em relação ao certame, para evitar qualquer tipo de dúvidas, conforme as determinações do prefeito Emanuel Pinheiro”, disse a secretária municipal de Saúde, Suelen Alliend.

Em breve a Prefeitura Municipal de Saúde publicará o edital de convocação dos aprovados.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana