conecte-se conosco


Mato Grosso

População debate implantação de Escola Militar em Jaciara

Publicado

A secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, participou nesta segunda-feira (09.09) de uma audiência pública em Jaciara (a 144 quilômetros de Cuiabá) para debater sobre a possibilidade de implantação de uma escola militar no município. A audiência, realizada no Plenário da Câmara Municipal de Jaciara, foi aberta para participação da população e contou com a presença do prefeito Abduljabar Mohammad, vereadores, deputados estaduais e lideranças do município.

A secretária Marioneide destacou que a escola militar é mais uma proposta para a sociedade de Jaciara e tem uma organização pedagógica diferenciada, não só na questão das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como também com foco em três princípios, a disciplina, a autoridade e também o respeito à hierarquia dentro do espaço organizacional.

“Nós temos que ofertar diferentes possibilidades de acesso à educação, visando o pleno desenvolvimento do ser humano, seu preparo para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho através da construção da aprendizagem significativa e permeada por valores éticos e morais”, observou.

Segundo a secretária, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a Constituição Federal, a educação é dever do Estado e direito de todo cidadão, mas ela precisa ser gratuita, laica, de qualidade e oferecer diferentes possibilidades.

Em sua política educacional, o Estado de Mato Grosso vem trabalhando com diferentes possibilidades de ensino aos alunos, que são o ensino fundamental regular, o ensino médio regular, o médio e profissionalizante, o ensino integral e a escola militar. “A opção é da família, que vai escolher em qual escola matricular seu filho. Dentro de um processo democrático os pais vão escolhendo e definindo o projeto de vida que tem para seus filhos e matriculando nas escolas que o Estado oferece com as diferentes opções”.

Leia Também:  Biblioteca Pública oferece atividades para marcar a data

Marioneide Kliemaschewsk informou que nas escolas militares a Secretaria de Estado de Segurança (Sesp) é responsável pela equipe gestora e pela coordenação. Já a Seduc é responsável pelo projeto político pedagógico, pelos professores e pelo monitoramento e acompanhamento dos resultados e dos processos que ocorrem na escola.

Este ano foi criada uma comissão intersetorial com representantes da Seduc, Conselho Estadual de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Unidme), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Polícia Militar com o objetivo de discutir sobre a forma de acesso dos alunos nas escolas militares. “O sorteio dá a todos a mesma possibilidade de acesso, garantindo a questão da inclusão e da equidade e a isonomia de direitos de participar”.

Segundo o prefeito Abduljabar Mohammad, a Prefeitura já está construindo um novo prédio que poderá abrigar a escola militar, caso ela seja implantada no município. “Esse é um sonho da maioria da população de Jaciara. Acreditamos nessa opção de ensino, pois os resultados da escola militar são sempre positivos”, disse o prefeito lembrando que as escolas militares não registram evasão escolar e foram muito bem colocadas no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Leia Também:  Governador cobra ações objetivas para proteger florestas e defende agronegócio de MT

“Acredito que essa escola vem para somar com a educação de Jaciara. Não podemos deixar essa oportunidade passar, pois vai contribuir e dar oportunidade a muitos jovens daqui”, destacou o aluno Mário Marcio Cassiano, 17 anos, da Escola Estadual Plena Antônio Ferreira Sobrinho.

Atualmente, a rede estadual de educação de Mato Grosso possui oito escolas militares, sete administradas pela Polícia Militar e uma pelo Bombeiros. Essas escolas estão localizadas nos municípios de Cuiabá, Confresa, Juara, Nova Mutum, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Alta Floresta e Rondonópolis. Juntas, eslas atendem aproximadamente 3,5 mil alunos.

Todas as escolas implantadas em Mato Grosso atenderam pedidos das próprias comunidades nos municípios e das Prefeituras.

A audiência contou com a presença dos deputados estaduais Claudinei Lopes e Silvio Fávero, do comandante da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar de Jaciara, Akira Sakata, comandante da 9ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Jaciara, Geovany Motti, da promotora de Justiça da Comarca de Jaciara Cássia Hondo e da secretária municipal de Educação de Jaciara, Ana Paula Bueno.

Fonte: GOV MT
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mato Grosso

Sede de unidades que protegem cabeceiras do rio Cuiabá passa por reforma

Publicado

O Governo de Mato Grosso, Ministério Público do Estado e as associações dos Beneficiários da Rodovia Produção e Beneficiários da MT-140 firmaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para reforma da sede do Parque Estadual Águas do Cuiabá e Área de Proteção Ambiental (APA) das Cabeceiras do Rio Cuiabá. A revitalização terá início na próxima segunda (16.12) e a previsão é que a obra seja concluída nos próximos 45 dias.

O gerente das unidades de conservação, Ademir Figueiredo, explica que a revitalização da sede é importante para dar apoio aos profissionais que atuam diretamente no trabalho de conservação das áreas. “É importante ter este apoio para pesquisadores e, principalmente, para fiscalização e para o Corpo de Bombeiros Militar durante a temporada de incêndios florestais”, reforça lembrando que este ano um incêndio de grandes proporções atingiu a área que abriga a cachoeira da Serra Azul que está localizada na APA.

Pelo acordo firmado, para compensar os danos ambientais causadas às nascentes e interrupção do curso natural do rio Cuiabá da Larga, as duas associações deverão realizar a correção da estrutura de alvenaria, tais como telhado, paredes e piso; reparos na fiação elétrica e hidráulica.

Leia Também:  Governador cobra ações objetivas para proteger florestas e defende agronegócio de MT

No caso da MT-240, a Associação dos Beneficiários da Rodovia da Produção deverá realizar ações para recuperação das áreas degradadas, reestabelecimento do fluxo da água e sinalização aos usuários da via indicando a existência de uma área de Preservação Permanente conforme pontos indicados pelo Relatório de Vistoria do Projeto Verde Rio. Já pra a MT-140, as intervenções são para corrigir erosões e regularizar o fluxo d´água.

Guardiões das águas cuiabanas

A APA Cabeceiras do Cuiabá, área de uso sustentável de mais 470 mil hectares, abriga as nascentes do Cuiabá da Larga e Cuiabá do Bonito. Dentro da área, está o Parque Estadual Águas do Cuiabá onde os dois rios se encontram para formar o Cuiabazinho que, por sua vez, se encontra com o rio Manso para formar o curso d´água que banha a capital.

As duas unidades de conservação foram criadas para proteger as cabeceiras do rio Cuiabá, garantindo a qualidade e disponibilidade de água para os municípios e comunidades situadas ao longo do corpo hídrico.  

Leia Também:  PM prende suspeitos e desbarata organização criminosa em Barra do Bugres

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Mato Grosso

Natal de Luz no Museu de Arte Sacra une religiosidade com programação cultural

Publicado

O Museu de Arte Sacra e o Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho realizam nos dias 17 a 22 de dezembro o Natal de Luz. Com uma programação que une a religiosidade com atividades culturais, o evento contará com shows, feira, exposições, sarau, oficinas e missas.

A abertura será às 19h, na próxima terça-feira (17.12). Todos os dias será possível visitar as exposições permanentes e temporária no Museu de Arte Sacra, além de uma mostra em memória a Clínio Moura, que será aberta no evento. O público também poderá conferir a Feira do Vinil e participar das missas no Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho.

As atrações musicais entre os dias 17 e 22 de dezembro ficarão por conta do Coral da UFMT, Coral Regina Coeli (Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens), Caio Mattoso, UFMT com a Corda Toda, Cris Chaves, Grupo + Cellos, Allan House & Mississipi Jr, Coral Arautos do Evangelho, Coral Vozes de Várzea Grande, Coral MT, Mariana Borealis e Laura Paschoalick.

O evento conta ainda com um sarau e oficinas de História da Arte (com Marly Silva) e de Black Out Poético e Fanzine (com Duda Dal´Belo).

Leia Também:  Agentes apreendem nove celulares na Cadeia Pública de Chapada dos Guimarães

A entrada será um quilo de alimento não perecível, que será destinado para a Pastoral Social Amor em Cristo, composta por colaboradores e voluntários da comunidade do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho.

A pastoral existe desde 2012, e o projeto atende a mais de 500 famílias com apoio material (doação de cestas básicas, material de limpeza e material escolar) e espiritual ao longo do ano.

Programação

Terça-feira (17.12)

19h – Abertura no Museu de Arte Sacra e das Programações Natalinas

19h30 – Abertura das Exposições / Abertura da Feira do Vinil

20h – Apresentação Coral da UFMT e Coral Regina Coeli (Paróquia Mãe dos Homens)

21h – Show PisaNuRanho (Caio Mattoso)

Quarta-feira (18.12)

7h – Missa

9h – Abertura das exposições

16h – Abertura da feira do Vinil / Missa

20h – Apresentação UFMT Com a Corda Toda

21h – Show com Cris Chaves

Quinta-feira (19.12)

7h – Missa

9h – Abertura das exposições

16h – Abertura da feira do Vinil / Missa

20h – Apresentação Grupo + CELLOS

21h – Show com Allan House & Mississippi Jr

Sexta-feira (20.12)

7h – Missa

Leia Também:  Biblioteca Pública oferece atividades para marcar a data

9h – Abertura das exposições

16h – Abertura da Feira do Vinil / Missa

20h – Apresentação do Coro Arautos do Evangelho

20h30 – Sarau das Letras

21h – Show com Caio Mattoso

Sábado (21.12)

7h – Missa

9h – Abertura das exposições

9h – Oficina História da Arte com Marly Silva

16h – Abertura da feira do Vinil

20h – Apresentação do Coral Vozes de Várzea Grande e Coral Mato Grosso

21h – Show com Mariana Borealis

Domingo (22.12)

8h – Missa

9h – Abertura das exposições

11h – Missa

16h – Abertura da Feira do Vinil.

17h – Oficina de Black Out Poético e Fanzine com Duda Dal’ Belo

18h – Missa

21h – Show com Laura Paschoalick

Serviço

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Está localizado na Praça do Seminário, na Rua Clóvis Hugney, 239, bairro Dom Aquino. Aberto à visitação de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h. Ingresso a R$5. Telefone:  (65) 3056-1373.

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana