conecte-se conosco


Cuiabá

Cuiabá ganhou 41 novas equipes de saúde bucal na gestão de Emanuel

Publicado

Luiz Alves

 

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, vem realizando diversos investimentos, avanços e transformações, pensando em melhorias nos atendimentos odontológicos para a rede pública do município. Desde que assumiu a sua gestão em 2017, o Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, tem investido pesado no número de equipes para atender a Atenção Primária.

No início da gestão, eram apenas 10 equipes atendendo as demandas da Atenção Básica. Desde então, 41 novas equipes de Saúde Bucal foram implantadas e credenciadas. A coordenadora da Saúde Bucal, Roseli Barranco, reforça que as atuais 51 equipes de saúde bucal estão completas, todas contando com um cirurgião dentista e um Técnico em Higiene Bucal. “A política de saúde bucal está delimitada pelo programa “Previne Brasil” e Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde. A saúde bucal vai muito além dos limites da boca, ela engloba também ações intersetoriais e educativas, que devem ser observadas por toda a equipe, pois visa ainda o fortalecimento dos indivíduos e da sua comunidade realizando a prevenção e promoção de Saúde em todo aspecto, de um modo que favoreça um controle do processo saúde-doença”, comentou.

Roseli ressaltou o expressivo aumento das equipes de saúde bucal no município, o que proporcionou o atendimento odontológico a um número muito maior de pessoas e em números de procedimentos realizados. “Em um passado recente, a rede contava com apenas 10 equipes vinculadas a saúde da família, hoje essa realidade é totalmente diferente, saltamos para 51 equipes. Sabemos que podemos fazer bem mais e acredito que o Emanuel vai ultrapassar essas 51 e quem sabe até o fim da gestão dele conseguimos ter equipes suficientes para atender todas as UBS. A visão humanizada do prefeito para com os mais vulneráveis, vem garantindo a ampliação dos atendimentos da rede pública do nosso município”, disse a coordenadora.

De janeiro de 2017 até maio de 2022 as equipes das unidades básicas realizaram aproximadamente 14.400 procedimentos odontológicos. “Este número de atendimentos é bem abaixo da capacidade, pois ao longo desse período tivemos a pandemia, o que nos obrigou a suspender todos os procedimentos eletivos, pois o risco de contaminação era alto. Neste período atendemos apenas as urgências e emergências. Com o avanço da vacinação e a consequente queda nos casos, começamos a reabrir aos poucos os atendimentos odontológicos e atualmente todas as equipes estão trabalhando normalmente, e algumas ainda conciliando os atendimentos Odontológicos com a realização dos testes rápidos de Covid, para ajudar as unidades básicas de saúde”, revelou Roseli.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Prefeito e secretária de saúde lamentam falecimento da fisioterapeuta Elaine Silva

Publicado

O prefeito Emanuel Pinheiro e a secretária municipal de Saúde Suelen Alliend lamentam o falecimento da fisioterapeuta Elaine Larissa Barros Ferreira da Silva, 38 anos. Elaine lutava contra um câncer de mama. 

“É com muita tristeza que recebo a notícia do falecimento de uma mãe de família e grande profissional. Que Deus conforte os familiares e amigos neste momento de profunda tristeza”, lamentou o prefeito. 

A secretária de Saúde lembra que além de ser uma ótima profissional Elaine também era do sindicato, e muito atuante na defesa da categoria. “Pessoa competente e de fibra, é uma perda muito grande”, disse Suelen. 

A servidora atuava na rede municipal de saúde há mais de 10 anos. Trabalhou no antigo pronto-socorro de Cuiabá, e por último à profissional desempenhou suas atividades na policlínica do Coxipó. A servidora deixa marido e uma filhinha. 

O velório será a partir das 7h, do dia 15/08 (segunda-feira), na Capela Jardins, Sala Roseiras, em Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Cuiabá

Emanuel Pinheiro lamenta falecimento do prefeito de Pedra Preta, Nelson Orlato

Publicado

O prefeito Emanuel Pinheiro externa o seu lamento pela morte do prefeito do município de Pedra Preta, Nelson Orlato, aos 74 anos. O falecimento foi confirmado na tarde deste domingo (14), por conta de um câncer no pâncreas que enfrentava há cerca de um ano.  

Natural da cidade de Osvaldo Cruz, situada no interior de São Paulo, ele transformou-se em uma figura importantíssima para Pedra Preta, onde morava desde 1974 e possui grande colaboração no desenvolvimento do município como empreendedor no campo de cereais. 

“Com toda certeza, sua partida causa dor e tristeza. Mas, a imagem que fica é a de uma pessoa brilhante, visionária e, principalmente, amorosa com todos aqueles que estavam ao seu redor. Tive a honra de vivenciar tudo isso pessoalmente quando trabalhamos juntos com o então deputado federal Jonas Pinheiro. Nelson foi mais um amigo que a política me deu e que levo para sempre em meu coração”, lembra Emanuel. 

Nelson estava no seu terceiro mandato como prefeito de Pedra Preta e, mesmo lutando contra a doença, continuava cumprindo expediente na Prefeitura. Nessa gestão, ele tinha como principal projeto a criação do primeiro distrito industrial do município. 

Nelson deixa a esposa Míriam Santana Orlato, e três filhos: Rivaldo Torres Orlato, Tatiani Santana Orlato e Viviane Santana Orlato. O velório do corpo de Orlato será na Câmara de Vereadores de Pedra Preta, onde também ocupou uma cadeira e teve a honra de presidir a Casa por dois anos. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana