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Ponte histórica de R$ 60 milhões vai interligar o Pantanal de Mato Grosso com MS
O projeto e os impactos na região A ponte, com cerca de 300 metros de extensão e orçamento estimado entre R$ 50 e R$ 60 milhões, será a primeira ligação física entre os dois pantanais. Ela não apenas facilitará o transporte, mas também criará um corredor ecológico que deve beneficiar as economias locais por meio do ecoturismo e da preservação ambiental.
Magno Mendes, diretor de Projetos e Orçamentos da Agesul, destacou que o traçado mais viável conecta diretamente o final da Transpantaneira à MS-214. Essa configuração foi definida após uma visita técnica conjunta das secretarias de infraestrutura de ambos os estados. “A ponte será um marco na conectividade dos dois estados e impulsionará significativamente o turismo ecológico na região,” explicou Rudi Fiorese, diretor de Infraestrutura Rodoviária da Seilog (MS).
Planejamento e divisão de custos
O termo de cooperação firmado entre os estados prevê que o Governo de Mato Grosso elabore o projeto, enquanto os custos da construção serão compartilhados igualmente entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nivia Calzolari, secretária-adjunta de Obras Rodoviárias de MT, reforçou a importância da obra: “Essa parte do Pantanal é rica em turismo e ecologia. A ligação com Mato Grosso do Sul é fundamental para integrar os dois estados.”
Um impulso ao ecoturismo
Do lado mato-grossense, o projeto é visto como uma oportunidade única para ampliar o potencial turístico de Porto Jofre, já conhecido mundialmente como a “terra das onças”. A região atrai visitantes de maio a novembro para o avistamento de onças-pintadas e outros animais da fauna pantaneira. Eduardo Blanco, gerente da Pousada Porto Jofre Pantanal, destacou que a infraestrutura turística local já é robusta, com 10 barcos grandes, 60 lanchas e 200 piloteiros, atendendo cerca de 30 propriedades. “A ponte tornará o acesso mais prático e atrairá ainda mais turistas nacionais e estrangeiros,” pontuou.
Obras no Mato Grosso do Sul Para viabilizar a conexão, o Governo de Mato Grosso do Sul trabalha na implantação de 60 km da MS-214, com 70,63% das obras já concluídas. Essa estrada será fundamental para conectar a BR-163, em MS, até a nova ponte. O governador de MS pretende expandir o trajeto da MS-214, que possui 257 km de extensão, promovendo a integração econômica e ambiental entre os estados. “Essa nova ligação facilitará o transporte de gado, insumos e o acesso de turistas, consolidando a importância econômica da região pantaneira,” afirmou o governo.
Desenvolvimento sustentável e legado
Mais do que uma ponte, o projeto simboliza a união de esforços entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul em prol de um desenvolvimento sustentável e integrado. A obra representa: Maior acessibilidade para turistas nacionais e estrangeiros. Criação de um corredor ecológico para preservação do bioma pantaneiro. Fomento ao turismo de pesca e observação de fauna e flora. Geração de empregos e fortalecimento das economias locais. Com a conclusão desse marco, os dois estados prometem consolidar o Pantanal como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, enquanto promovem a preservação de um dos biomas mais importantes do mundo.
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