conecte-se conosco


Internacional

Polo Sul: aquecimento foi três vezes a taxa global nos últimos 30 anos

Publicado


.

As temperaturas estão subindo rapidamente no Polo Sul, considerado o ponto mais frio da Terra. Tão rápido que Kyle Clem e outros pesquisadores do clima começaram a se preocupar e perguntar se a mudança climática causada pelo homem está desempenhando papel maior do que o esperado na Antártida.

Dados de temperatura mostram que o aquecimento da região foi três vezes a taxa de aquecimento global nas últimas três décadas até 2018, o ano mais quente já registrado no Polo Sul, disseram os pesquisadores em estudo publicado nessa segunda-feira (29) na revista Nature Climate Change.

Observando dados de 20 estações meteorológicas na Antártida, a taxa de aquecimento do Polo Sul foi sete vezes maior que a média geral do continente. O aquecimento do Polo Sul está parcialmente ligado ao aumento natural das temperaturas no Pacífico tropical ocidental, sendo impulsionado para o sul por ciclones nas águas geladas do Mar de Weddell, disseram os pesquisadores.

Esse padrão, no entanto, que se acredita ser parte de um processo natural de várias décadas, explica apenas algumas das tendências de aquecimento. O restante, segundo os pesquisadores, foi devido às mudanças climáticas provocadas pelo homem.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Internacional

Lombriga é retirada de garganta de mulher após ela comer sashimi

Publicado


source
lombriga
Divulgação/The American Society of Tropical Medicine and Hygiene

O animal permaneceu vivo ainda após a retirada


Quando uma mulher de 25 anos de idade, no Japão, foi ao hospital com dor de garganta, ela não esperava que a causa do incômodo fosse tão vívida. Os médicos descobriram que havia uma lombriga alojada na amígdala da jovem. 


Um exame mais detalhado mostrou que o bicho era da espécie parasitária chamada Pseudoterranova azarasi, com  4 cm de comprimento. A paciente relatou que estava sofrendo de dor e irritação na garganta há cinco dias , iniciada após consumir sashimi , um prato de peixe cru.

Ela se recuperou rapidamente depois que a equipe médica removeu o verme com uma pinça, de acordo com o estudo de caso publicado no American Journal of Tropical Medicine and Hygiene.

Os autores da pesquisa, do Hospital Internacional St. Luke em Tóquio, observaram que o parasita é incomum, mas pode infectar humanos que consomem peixe cru, incluindo sushi e sashimi.

Essa espécie pode  contaminar a área da garganta, causando dor, sensação de formigamento e tosse.

Fonte: IG Mundo

Continue lendo

Internacional

Novo coronavírus infectou 1 milhão de pessoas em 5 dias

Publicado


source
Covid-19
Divulgação / Ascom / SMS

Mesmo com pandemias descontroladas, Estados Unidos e Brasil retomam as atividades econômicas durante pandemia

O novo coronavírus (Sars-CoV-2) contaminou mais de 1 milhão de pessoas em apenas 5 dias, segundo a Universidade Johns Hopkins. O número global de casos subiu para 13 milhões, com acréscimo de 1,061,600 casos entre os dias 8 e 13 de julho.

Alguns países da Europa e Ásia tiveram sucesso na contenção da Covid-19 após a primeira onda de surtos, mas a pandemia continua se alastrando com velocidade em outras regiões. Estados Unidos, Brasil, Índia e Rússia apresentam surtos descontrolados e crescentes.

Segundo a Universidade Johns Hopkins, 578,467 pessoas perderam a vida desde o começo da pandemia. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, afirma que não há atalhos para combater a Covid-19. Ainda que vacinas se mostrem promissoras, a única maneira de salvar vidas e suprimir a transmissão é com o isolamento social.

“Precisamos atingir uma situação sustentável em que tenhamos controle sobre o vírus sem abdicar muito de nossas vidas, ou estaremos marchando de lockdown a lockdown”, afirma Tedros. 

Fonte: IG Mundo

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana