Mato Grosso
Polícias Civis de MT e GO desarticulam grupo de estelionatários instalados em Cuiabá e Várzea Grande
A Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu, na manhã desta quinta-feira (14.11), ordens judiciais referentes à Operação Ingannare, deflagrada com foco na desarticulação de um grupo de estelionatários instalado em Cuiabá e Várzea Grande. A ação foi realizada por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derfva), em apoio à Polícia Civil de Goiás.
Na operação foram cumpridos nove mandados, sendo quatro de prisão e cinco de busca e apreensão domiciliar, em alvos identificados em Cuiabá e Várzea Grande. Todos os mandados foram cumpridos, resultando na prisão de quatro envolvidos no esquema.
As investigações conduzidas pelo Grupo Especial de Repressão a Crimes Patrimoniais de Goiás (Gepatri-GO) identificaram a organização criminosa que vinha aplicando golpes que lesaram vítimas em diversos estados do país.
O esquema fraudulento envolvia a criação de anúncios enganosos e contatos com as vítimas, que transferiam altas somas de dinheiro acreditando nas ofertas. A atuação do grupo gerou prejuízos financeiros significativos para diversas vítimas, incluindo o caso em que uma vítima sofreu um prejuízo de quase meio milhão de reais.
Com apoio operacional da equipe da Derfva, foram apreendidos três veículos, um Toyota Corolla, um VW Tcross e uma motocicleta, que haviam sido adquiridos por meios ilícitos, além de R$ 5.240 em dinheiro e diversos aparelhos celulares, que serão periciados.
Para o delegado da Derfva, Diego Alex Martimiano da Silva, a operação é uma resposta à complexidade dos crimes, que afetavam não apenas vítimas em Mato Grosso, mas em outros estados do Brasil, mostrando a amplitude da atuação criminosa.
“A cooperação entre as instituições foi essencial para desarticular essa organização e garantir a segurança e a proteção dos cidadãos contra fraudes de grande impacto financeiro”, afirmou.
Ingannare
O nome da operação, que significa “enganar” em italiano, faz referência ao método utilizado pelo grupo para enganar as vítimas com falsas promessas de vendas de veículos e outros bens de alto valor.
A operação reforça o compromisso das Polícias Civis de Mato Grosso e Goiás na luta contra o estelionato e a proteção do patrimônio dos cidadãos, com ações estratégicas que visam coibir a atuação de grupos criminosos e alertar a população para que tome cuidado em transações virtuais e comerciais.
Fonte: Governo MT – MT
-
Política MT05/12/2024 - 16:30
Mais votado, promotor Rodrigo Fonseca é nomeado pelo governador para o comando do Ministério Público
-
Política MT06/12/2024 - 20:50
Alvo de operação da Polícia Federal por suposto desvio de recursos, secretária adjunta pede exoneração
-
Opinião04/12/2024 - 13:10
BRUNA GHETTI – Hábitos saudáveis para mulheres 40+: desafios e ressignificações
-
Política MT02/12/2024 - 19:05
Justiça manda Câmara de Cuiabá suspender investigação contra vereador acusado de invadir UTI
-
Economia02/12/2024 - 16:18
Aeroporto de VG é autorizado a operar voos internacionais e inicia nova era para Mato Grosso
-
Política MT07/12/2024 - 18:00
Grupo de vereadores descarta apoio a Paula Calil na disputa pela presidência da Câmara de Cuiabá
-
Geral08/12/2024 - 09:35
Colisão entre duas motos mata motociclista e garupa em avenida de Várzea Grande
-
Jurídico06/12/2024 - 20:30
Ex-secretário alega dívidas, mas juiz mantém obrigação de devolver mais de R$ 700 mil