conecte-se conosco


Policial

Polícia incinera 2 toneladas de drogas apreendidas em Cuiabá e Várzea Grande

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso incinerou nesta quarta-feira (11) cerca de 2,4 toneladas de drogas apreendidas em Cuiabá e Várzea Grande. O governador Mauro Mendes acompanhou a ação com o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante. A incineração foi realizada no forno de uma empresa, localizada no Distrito Industrial, em Cuiabá.

A Perícia Oficial e Indentificação Técnica (Politec) garantiu a idoneidade da ação, fiscalizando para que os lacres com os produtos ilegais não fossem rompidos. Foram queimadas 2,2 toneladas de maconha, 159 quilos de cocaína e 42 quilos de outros tipos de entorpecentes, como drogas sintéticas e anabolizantes.

Mauro Mendes defendeu a revisão das leis brasileiras, que deveriam endurecer as penas para os envolvidos no tráfico de drogas.

“Essas duas toneladas de drogas são da baixada cuiabana e não está nesta conta o que é apreendido na fronteira, um número ainda maior. O tráfico de drogas abastece outros tipos de crime, contudo, a nossa polícia tem feito trabalho exemplar, trazendo mais tranquilidade e combatendo esses tipos de crime. Espero que algum dia os nossos legisladores possam fazer revisão das legislações e estabelecendo penas mais duras que se não vamos ficar enxugando gelo”, afirmou o governador.

Leia Também:  PM apreende mais de 30 kg de drogas escondidas em geladeira

O delegado titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, informou que a incineração está prevista na lei de drogas, sendo um ato formal com a presença de representantes de várias instituições e autoridades.

“Existe todo um cuidado nesse procedimento. Um grande aparato de policiais na escolta, em razão da grande quantidade. Esse volume de entorpecentes é fruto do trabalho da Delegacia, não somente das apreensões que realizamos aqui, mas de outras unidades e da Polícia Militar, que são levadas aos plantões, ou do sistema penitenciário. Toda essa droga apreendida vem para a DRE”, explicou o delegado.

A diretora Metropolitana do Laboratório Forense, Alessandra Puertas, explicou que além do trabalho de emissão dos laudos das apreensões, no dia da queima, a Politec faz a vistoria dos lacres para garantir que não houve desvio do entorpecente. Antes da incineração, os policiais realizam o catálogo das drogas, de acordo com os laudos periciais emitidos quando das apreensões.

“Até mesmo na porta da caldeira, a gente analisa a integridade dos lacres com as drogas”, disse.

Leia Também:  Polícia Civil prende 6 integrantes de facção acusados de atirar nas mãos de vítima

Procedimentos

A droga destruída deu origem a cerca de 600 procedimentos na Delegacia, entre inquéritos policiais, termos circunstanciados de ocorrência, instaurados pela DRE, e flagrantes dos plantões convertidos em inquéritos na Especializada.

“Existe um trabalho árduo, por trás dessa incineração, autorização judicial, fiscalização de órgãos como a Vigilância Sanitária, Politec e outros, que asseguram o cumprimento dos procedimentos da lei de drogas nesse processo”, pontuou o delegado.

O ato de incineração contou com a participação da Politec, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, OAB-MT, Ministério Público Estadual, Vara Criminal de Entorpecentes, Vigilância Sanitária.

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Policial

Polícia Civil esclarece roubo de veículo com prisão de três envolvidos no crime

Publicado

Assessoria | PJC-MT

Três homens envolvidos no roubo de um veículo foram presos em flagrant4e pela Polícia Judiciária Civil, na sexta-feira (08.11), durante diligências ininterruptas da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DERRFVA).

A ação resultou na apreensão de dois veículos (um deles roubado e o outros que dava apoio a ação dos criminosos) e de uma arma de fogo utilizada no crime.

Após serem detidos, os suspeitos, Kauan Valério de Almeida, Henrique Felipe Leite da Silva, Junior Jerônimo Martins, indicaram onde estava o veículo roubado que gerou a investigação, assim como a arma de fogo utilizada no crime e foram autuados em flagrante pelo crime de roubo majorado.

As diligências iniciaram na quinta-feira (07), logo após a vítima ter seu veículo Toyota Etios e pertences pessoais roubados. Durante os trabalhos, os policiais receberam informações que levaram até a residência do suspeito Kauan, no bairro Jardim Vitória, em Cuiabá, ao perceber o cerco policial, o suspeito pulou o muro da casa e fugiu para uma região de mata fechada.

Leia Também:  Operação Lei Seca prende 83 motoristas por embriaguez ao volante

Em continuidade as diligências, os policiais permaneceram monitorando a região e ao amanhecer solicitaram apoio de outra equipe, uma vez que descobriram que os suspeitos receberam apoio de um veículo Volkswagem Gol, vermelho, e que estavam na região do Barreiro Branco (bairro vizinho).

Na região, os investigadores da DERRFVA localizaram os suspeitos, que ao perceber a presença dos policiais, desceram do veículo e tentaram fugir a pé, porém foram detidos. Questionados sobre o roubo, os suspeitos confessaram o crime e indicaram uma região de mata, onde estavam escondidos o veículo e os pertences pessoais da vítima.

Os criminosos também informaram a localização da arma de fogo utilizada no assalto, a qual foi apreendida. Diante das evidências, os suspeitos foram conduzidos a DERRFVA, onde após interrogados, foram autuados em flagrante pelos crimes de roubo majorado.

Fonte: PJC MT
Continue lendo

Policial

NOTA DE FALECIMENTO

Publicado

Assessoria | PJC-MT

A Polícia Judiciária Civil comunica o falecimento, no domingo (10.11), da senhora Mirian Claudia de Paula, mãe da servidora Rayane de Paula Costa, lotada na Coordenadoria de Gestão de Pessoas.

O velório da mãe da servidora terá início as 22h30, até na segunda-feira (11.11), às 16 horas, na Capela Jardins – sala Ortência, em Cuiabá. 

 

Fonte: PJC MT
Leia Também:  Baú repleto de peças automotivas sem nota fiscal é apreendido pela PRF na BR-364
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana