conecte-se conosco


Polícia Federal

Polícia Federal deflagra operação que visa esclarecer atos irregulares durante o ENEM

Publicado

Fortaleza/CE – A Polícia Federal deflagrou hoje, 09/11, a Operação Thoth* que visa recolher elementos probatórios que esclareçam os atos irregulares cometidos durante a aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, no último fim de semana.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 12ª Vara Federal de Fortaleza, nas casas de aplicadoras dos exames, suspeitas dos citados atos, e identificadas mediante levantamento realizado em cooperação com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.

Durante as buscas, foram apreendidos os celulares das aplicadoras que serão submetidos à perícia.

As investigações continuam para apurar todas as circunstâncias dos fatos.

As duas suspeitas poderão ser indiciadas pelo crime de Fraude em Certames de Interesse Público, Art. 311-A, III do Código Penal Brasileiro e, caso condenadas, estarão sujeitas a penas que podem chegar, considerada ainda a causa de aumento de pena do parágrafo 3º, a mais de cinco anos de reclusão, além de multa.

A PF segue investigando, com o apoio do INEP, outros casos relatados no Rio de Janeiro e na Bahia.

* ThothÉ o deus egípcio da escrita e da sabedoria. Os egípcios acreditavam que ele criara os Hieróglifos (caracteres utilizados para a escrita no Egito antigo). Thoth era também conhecedor da matemática, astronomia, magia e representava todos os conhecimentos científicos, o que traduz o universo em que estão envolvidos os candidatos do ENEM.

 

Comunicação Social da PF61 2024 8142[email protected]

 

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Polícia Federal

Polícia Federal faz segunda incineração de Drogas na semana, em Guaíra/PR

Publicado


.

Guaíra/PR – A Polícia Federal promoveu nesta sexta-feira (26/6) a quinta incineração de drogas do ano, segunda só nesta semana, tida como especial por conta dos eventos promovidos relacionado à Política Nacional sobre Drogas. Os trabalhos ocorreram numa indústria na cidade de Mundo Novo/MS, onde foram queimadas aproximadamente sete toneladas de maconha. Com a ação de hoje, já se somam mais de 35 toneladas de drogas retiradas de circulação.

Importante mencionar que a atividade se desenvolve como resultado das intensas ações de combate ao tráfico de drogas e, da mesma forma como que se deram as apreensões nos últimos meses, a destruição do entorpecente também conta com a presença de representantes de várias forças policiais e de órgãos oficiais, que participam ativamente do combate ao tráfico.

Estas drogas são oriundas do trabalho de apreensões ocorridas em toda a região da circunscrição de Guaíra, nas rodovias, portos, zona rural, nos patrulhamentos do Rio Paraná e em decorrência de operações policiais que foram deflagradas recentemente, visando combate ao tráfico de entorpecentes.

O tráfico de drogas é uma triste realidade em nossa região, por conta da proximidade com a fronteira, mas a Polícia Federal, juntamente com as demais forças policiais, está engajada no combate ao tráfico de drogas, a fim de mudar essa realidade.

A denominada Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas, prevista em lei, tem como intuito, entre outras ações, dar oportunidade de chamar a atenção do debate público para as questões relacionadas às políticas sobre drogas. São realizadas diversas atividades por todo o Brasil voltadas à temática das drogas.

Essas incinerações são divulgadas como uma prestação de contas à população sobre o trabalho que é desenvolvido pelos policiais neste combate e nesta missão de mudar a realidade da região.

 

Comunicação Social PF/Guaíra/PR
Disque denúncia: (44) 3642-9131

Continue lendo

Polícia Federal

Polícia Federal doa 4 toneladas de alimentos a famílias carentes do DF

Publicado


.

Brasília/DF – A Polícia Federal doou nesta sexta-feira (26/6) mais de quatro toneladas de alimentos a famílias carentes de Planaltina/DF. Os alimentos foram entregues em três postos: 1) Escola Classe 16 de Planaltina, 2) CAIC Assis Chateaubriand e 3) Centro de Ensino Fundamental 03 de Planaltina.

No total, foram arrecadadas mais de 300 cestas-básicas de alimentos por uma força-tarefa composta por servidores públicos e colaboradores da Superintendência da Polícia Federal no DF, bem como do Comando de Operações Táticas – COT, Sindicato dos Policiais Federais – SINDIPOL/DF, Associação dos Delegados de Polícia Federal – ADPF e Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal – SINPECPF. Estima-se que mais de 1200 pessoas em situação de vulnerabilidade por conta da pandemia de coronavírus sejam beneficiadas com o kit. 

A doação foi idealizada pelo Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas – GPRED/DF da Polícia Federal e também faz parte das diversas ações realizadas pela PF em todo o Brasil, entre os dias 22 e 26 de junho, em função da 22ª Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas.

 

Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas

 Criada pela lei nº 13.840 de 2019, a Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas ocorre sempre na 4ª semana de junho. Este ano os Ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Cidadania adotaram o tema Unidos pela Vida. O evento é voltado ao tratamento de dependentes químicos e à repressão da oferta de entorpecentes no país.

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Distrito Federal

Contato: (61) 2024-7557

[email protected]

 

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana