conecte-se conosco


Policial

Polícia Federal deflagra operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro e cumpre mandados em Cuiabá

Publicado

Um dos alvos da operação já foi preso semana passada, durante deflagração da Operação Alagados, realizada pela Polícia Federal na última sexta-feira

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (4), a  “Operação Coincidere”,  contra uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Estão sendo cumpridos 5 mandados de busca e apreensão e 4 de prisão temporária, nas cidades de Cuiabá, Cáceres e São Paulo, deferidos pela Seção Judiciária da Justiça Federal do Estado de Mato Grosso. Um dos alvos da operação já foi preso semana passada, durante deflagração da Operação Alagados, realizada pela Polícia Federal na última sexta-feira (31).

Durante a investigação, a PF identificou organização criminosa estabelecida na região de fronteira de Mato Grosso com a Bolívia, com atuação consistente na internalização de grandes cargas de cocaína vindas daquele país, com posterior remessa da droga à Europa, via portos. A droga era trazida da Bolívia via modal aéreo, e posteriormente enviada aos portos mediante utilização de caminhões com compartimentos especialmente preparados.

No decorrer da investigação, foram efetuados duas prisões em flagrante e três apreensões que totalizaram aproximadamente 700kg de cocaína. Na última apreensão, após abordagem realizada pela FAB (Força Aérea Brasileira), a aeronave realizou pouso forçado em Barão de Melgaço e foi incendiada pelo piloto, mas foi possível encontrar vestígios do entorpecente (cocaína) no local dos fatos.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Delegados de MT lançam nova obra com temas contemporâneos da Polícia Judiciária

Publicado


Assessoria | Polícia Civil-MT

Seis delegados da Polícia Civil de Mato Grosso compõem o grupo de escritores do segundo livro “Tratado Contemporâneo de Polícia Judiciária – Volume 2”, publicado pela Umanos Editora.

O evento de lançamento da obra jurídica será nesta quarta-feira (30.09), às 19h, na Associação Mato-grossense dos Delegados de Polícia (Amdepol), em Cuiabá.

O segundo volume do livro “Tratado Contemporâneo de Polícia Judiciária” conta com a participação de diversos autores, sendo 21 delegados das Polícias Civil e Federal. A obra apresenta um projeto ampliado, com o ingresso de novos delegados da Polícia Judiciária Civil de vários estados, trazendo novos pontos de vistas de assuntos policiais criminais e correlatos contemporâneos. Além dos temas já abordados no volume 1, traz assuntos da atualidade como “COVID-19”, com as repercussões criminais e atividade de Polícia Judiciária. 

No livro também são tratados temas atuais como: Investigações Criminais Tecnológicas Aplicadas no Enfrentamento da Corrupção e correlatos; Enfrentamento às organizações criminosas – o acordo de colaboração premiada depois do Pacote Anticrime; A (in)aplicabilidade do Princípio da Insignificância aplicado pelo Delegado de Polícia; Infiltração Policial Digital; Infiltração Policial Virtual, limites e aplicação; A criminologia aplicada à Investigação Criminal; Criptoativos e Investigação Criminal, entre diversos outros assuntos relacionados à atuação da Polícia e à investigação criminal.

A organização do livro é do delegado de Mato Grosso Joaquim Leitão Júnior, atualmente diretor-adjunto da Academia da Polícia Civil e tem como coautores os colegas de instituição, os delegados Bruno de Lima Barcelos, Cláudio Álvares Sant’ana, Luiz Henrique Damasceno, Guilherme Berto Nascimento Fachinelli e Marcel Gomes.

Fonte: PJC MT

Continue lendo

Policial

Policiais civis localizam ponto de tráfico em área invadida e apreendem 85 porções de drogas

Publicado


Assessoria | Polícia Civil-MT

A Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) desarticulou na manhã desta terça-feira (29.09) um ponto de venda de drogas instalado no bairro Jardim Liberdade, em Cuiabá. A ação resultou na apreensão de 85 porções de pasta base de cocaína, além de diversos materiais usados para o comércio de entorpecentes. 

Os policiais civis realizavam diligências, quando receberam denúncia sobre um integrante de uma facção criminosaque estaria com entorpecentes e fazendo o preparo das porções para posterior comercialização.

Com base nas informações, os investigadores passaram a apurar os fatos e descobriram que o suspeito além de traficar, demonstrava um perfil violento e costumava ameaçar usuários de droga da região. 

Durante monitoramento do investigado, que morava em um barraco erguido em uma área invadida (grilada) e com ruas de difícil acesso, a equipe constatou movimentação intensa de pessoas no local. Os policiais civis realizaram a aproximação do imóvel e os suspeitos perceberem a presença da viatura e fugiram pelos fundos. 

No interior da moradia, feita de lona e madeira, foi encontrado um pote com 85 porções de pasta base de cocaína embaladas e prontas para venda, além de uma porção de maconha, balança de precisão digital e outros materiais usados para o tráfico.

Todo material apreendido foi levado para a DRE e um procedimento foi instaurado para apuração dos fatos. O suspeito responsável pelo local poderá ser indiciado pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e promover ou constituir organização criminosa. 

 As diligências continuam para a localização do suspeito e identificação outros possíveis envolvidos.

Fonte: PJC MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana