Conteúdo/ODOC - Policiais militares interditaram, na manhã desta terça-feira (30), uma fábrica clandestina de bebidas alcoólicas no município de Nova Mutum (a 242 km de Cuiabá). Cinco pessoas foram presas em flagrante e levadas para a delegacia da cidade.
De acordo com as informações da PM, o galpão era utilizado por um grupo criminoso para adulterar cervejas de marcas conhecidas, que eram revendidas na cidade e região.
Ainda segundo a PM, a ação foi motivada por uma denúncia anônima informando sobre a existência da fábrica no bairro Cidade Bela. No local, os militares flagraram cinco homens manipulando rótulos e tampinhas. O grupo, que se identificou como sendo de Brasília, disse atuar no município há cerca de quatro meses e confessou já ter vendido mais de 10 mil caixas de cerveja.
A quadrilha comprava os produtos em Sinop (a 500 km de Cuiabá), levava para o galpão e realizava a adulteração.
As bebidas eram comercializadas a preços abaixo do mercado, gerando lucro superior a 100% em cada engradado.
Durante a operação, os policiais encontraram soda cáustica, que, segundo o perito da Politec, Jomar Magalhães, era usada na retirada de rótulos originais. No entanto, não está descartada a hipótese de o produto ter sido misturado ao líquido da bebida.
“A suspeita inicial é que a soda cáustica era utilizada apenas para remover a cola dos rótulos, mas não se pode descartar outra finalidade”, afirmou Magalhães.
A Polícia acredita que os detidos atuavam como trabalhadores braçais sob comando de um financiador, que não estava no local. Além da busca por esse líder, a Polícia Civil também investiga o possível envolvimento de uma cervejaria que fornecia os produtos.
Todo o material apreendido será encaminhado à Politec de Cuiabá para análise. A investigação continua.