conecte-se conosco


Tecnologia

Polícia derruba rede criminosa de IPTV pirata e encontra 10 suspeitos

Publicado


source
Polícia derruba rede criminosa de IPTV pirata e encontra 10 suspeitos
Lucas Braga

Polícia derruba rede criminosa de IPTV pirata e encontra 10 suspeitos

A pirataria de TV por assinatura é crescente, e diversos órgãos lutam para conter os avanços do serviço ilegal. A polícia alemã fez uma operação que identificou um local que fazia a distribuição irregular de canais via IPTV e apreendeu equipamentos.

As autoridades conseguiram identificar 10 suspeitos envolvidos com a transmissão pirata de IPTV. Nenhum deles foi preso, mas a investigação da polícia aponta para o envolvimento com transmissões de canais pagos da operadora europeia Sky (que não tem relação com a Sky do Brasil).

Se condenados, os envolvidos poderão enfrentar uma pena de seis meses a 10 anos por fraude comercial. Os usuários dos serviços também podem ser enquadrados pela legislação alemã, uma vez que a polícia também investiga as conexões ao serviço pirata de IPTV.

Leia Também

Em setembro, a polícia alemã já havia apreendido 60 decodificadores de TV paga, 20 cartões de acesso (smart cards) e diversos computadores e equipamentos de rede. Em outra operação, as autoridades também recolheram cerca de 70 dispositivos incluindo receptores de TV, computadores, HDs e celulares.

Brasil também luta contra pirataria de TV

As autoridades europeias não são as únicas a combaterem o IPTV ilegal. No Brasil, órgãos do governo e do setor audiovisual têm lutado contra a  gato net .

Através do Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP), Anatel, Receita Federal e departamentos de polícia já apreenderam mais de 800 mil TV Box sem homologação ou com software embarcado para desbloqueio de canais.

O IPTV tem avançado no Brasil o mesmo tempo em que o serviço de TV por assinatura têm perdido milhões de assinantes a cada ano. Mais de 100 modelos de TV Box piratas já estão na mira da Anatel, incluindo modelos da  AzAmerica, BTV, HTV, Red Play  e  My TV Box .

Polícia derruba rede criminosa de IPTV pirata e encontra 10 suspeitos

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Empresas correm para oferecer 5G no Brasil antes do Natal

Publicado


source
5G pode chegar a algumas localidades ainda este ano
Reprodução

5G pode chegar a algumas localidades ainda este ano

Empresas de infraestrutura e operadoras de telecomunicações iniciaram uma verdadeira disputa nos bastidores para antecipar o lançamento de pelo menos parte da nova rede 5G.

As empresas estão correndo para fazer um soft opening , com uma espécie de degustação do novo serviço em bairros estratégicos das principais cidades do país, antes mesmo do Natal.

É uma antecipação ao prazo exigido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no leilão realizado em novembro . Este prevê que a nova frequência esteja disponível nas capitais brasileiras até o início do segundo semestre de 2022.

A quinta geração de internet móvel vai permitir velocidade de conexão até cem vezes mais rápida que a atual 4G. A estratégia das empresas é tentar sair na frente e fisgar os primeiros consumidores.

Previsão inédita da GSMA, a associação das operadoras, indica que o Brasil deve alcançar seu primeiro milhão de clientes 5G já em 2022, número que deve subir para 50 milhões em 2025. Atualmente, há mais de 450 milhões de conexões da quinta geração de telefonia no mundo.

‘Ilhas de tecnologia’

A TIM, segundo o diretor de Tecnologia, Leonardo Capdville, já está preparada para lançar a rede 5G “pura” — ou seja, sem os atalhos do 5GDSS, tecnologia hoje já disponível, mas que usa parte do padrão 4G e, por isso, oferece velocidade bem menor — no mesmo momento em que a frequência, hoje usada para transmissões de TV, for liberada pela Anatel.

“Já estamos fazendo testes diversos com Qualcomm, Motorola e diversas empresas, testando aplicações empresariais na área de energia, agronegócios e automobilística. A ideia é que toda essa engrenagem já esteja funcionando. Quando o espectro for disponibilizado, estamos prontos para ativar a rede”, disse Capdeville.

Segundo fontes do setor, para o usuário comum, poderá haver “ilhas” com a tecnologia em pequenas áreas de grandes centros urbanos, locais onde seria mais fácil obter a liberação de frequência pela Anatel.

Murilo Barbosa, vice-presidente de Negócios da Ericsson para o Cone Sul da América Latina, afirma que, passado o leilão de 5G, a implantação da rede começou de fato, já com as equipes na rua. Segundo ele, a empresa já tem mais de duas mil encomendas.

Leia Também

Prazo para capitais é julho de 2022

“Há chances de termos um Natal 5G. Fizemos vários testes em conjunto, e essa colaboração mútua é muito importante. Estamos em um momento de receber os pedidos dos clientes, configurar os equipamentos e deixá-los prontos para ativar”, explicou Barbosa.

Em evento esta semana nos Estados Unidos, pela primeira vez de forma presencial desde o início da pandemia, a Qualcomm, uma das maiores fabricantes de chips do mundo, afirmou que está trabalhando em novas parcerias para acelerar a massificação do 5G. Ao todo, a empresa americana tem acordo com 180 teles em mais de 60 países.

No Brasil, a Qualcomm uniu esforços com a TIM, a sueca Ericsson e a Motorola para testes inéditos na rede 5G “pura”. Pelas regras definidas pela Anatel, as capitais precisam ter essa rede instalada até julho de 2022.

A Qualcomm também anunciou parceria global com a japonesa NEC, de infraestrutura, para desenvolver uma rede aberta de quinta geração, na qual será possível unir equipamentos de vários fabricantes. No Brasil, junto com a TIM, a empresa busca novos fornecedores.

“A união de forças é fundamental para o avanço do ecossistema móvel 5G e a aceleração do ciclo de inovação, a fim de permitir uma via rápida de implantação de redes modernas em grande escala”. destacou Alex Katauzian, vice-presidente sênior da Qualcomm.

Equipamentos integrados

A NEC fechou um acordo global com a Telefónica, dona da Vivo, para fazer testes de rede aberta em quatro países, incluindo o Brasil. O diretor executivo da NEC, Angelo Guerra, explicou que a companhia também está falando com as demais outras operadoras brasileiras.

“A ideia é que a gente faça a integração com os equipamentos de outros fabricantes. Com isso, será possível conseguir uma maior economia para as empresas e o consumidor. Nossa meta é alcançar 20% de participação de mercado em 2030 em todo o mundo, assim como no Brasil”, afirmou Guerra.

Para Alejandro Adamowicz, diretor da GSMA, o volume de testes e parcerias dá o tom da importância do 5G, já que todos querem ser o primeiro a lançar a nova rede, tanto operadoras como fabricantes de equipamentos.

“Ninguém vai querer ficar sem 5G. Por isso, estamos vendo cada vez mais parcerias entre as empresas e o desenvolvimento de novos modelos de negócios”.

Continue lendo

Tecnologia

Alexa está de ouvindo: assistente agora percebe se torneira ficou aberta

Publicado


source
O Echo Dot é um dos dispositivos com Alexa disponíveis no Brasil
Divulgação/Amazon

O Echo Dot é um dos dispositivos com Alexa disponíveis no Brasil

A Amazon liberou atualizações da Alexa, a assistente de voz da empresa, que incluem novos recursos. Agora, os dispositivos compatíveis com a inteligência artificial são capazes de identificar se alguém esqueceu uma torneira aberta ou se uma máquina de lavar terminou seu ciclo.

A novidade passa a fazer parte do recurso Custom Sound Detection, que já era capaz de entender vários tipos de sons. Agora, a Alexa é capaz de enviar notificações específicas para os usuários quando identificar sons de torneiras e máquinas de lavar.

As atualizações também trouxeram outras novidades. Agora, a assistente de voz consegue detectar movimentos por ultrassom, monitorando se há pessoas no ambiente. Isso permite que funções como acender luzes e regular a temperatura possam ser acionadas automaticamente, mesmo sem comando de voz.

Além disso, os recursos que permitem que os usuários treinem a Alexa com suas preferências foram aprimorados.

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana