conecte-se conosco


Policial

Polícia Civil lança cartilha com orientações para compra segura de veículos

Publicado

Assessoria | PJC-MT

Buscando criar uma rede de proteção ao cidadão, a Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derrfva), lançou na manhã desta quinta-feira (06.06), a cartilha “Compra Segura”, que traz  dicas e informações importantes para as pessoas interessadas em comprar ou vender veículos.

O desenvolvimento do material contou com apoio do Conselho Nacional de Vistorias Veiculares (CNVV), para confecção de 11 mil exemplares da cartilha “Compra Segura”, que serão distribuídos à população.

Além dos impressos, a cartilha estará disponível do site da Polícia Civil e da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como será amplamente compartilhada por aplicativos de mensagens eletrônicas e redes sociais das instituições envolvidas.

A cartilha “Compra Segura” foi elaborada pelo delegado da Derrfva, Arnon Osny Mendes Lucas, com o objetivo de prevenir que pessoas de boa fé sejam vítimas de golpes, fraudes e crimes ligados à venda ou compra de veículos.

 “Após analise dos dados estatísticos envolvendo crimes de receptação, roubos e outros golpes como estelionato, apropriação indébita, relacionados à comercialização de veículos, principalmente, os usados, percebemos que as vítimas caem nesses golpes e acabam comprando veículos com irregularidades, muitas das vezes por fraude ou golpe de quem estava vendendo”, disse Arnon Osny.   

Para o delegado titular da Derrfva, Gustavo Garcia, as ações de prevenção voltadas para o alerta são importantes e muito relevantes, pois visam diminuir os riscos dos crimes praticados constantemente por meios de sites de venda, e outras redes sociais.

“Nosso objetivo é levar informações através dessa cartilha, buscando reduzir o número de ocorrências. Assim possamos fazer uma repressão qualificada naqueles casos que realmente não foram possíveis de serem contidos. Contamos com a participação da sociedade para que comunique fatos como anúncios supostamente ilícitos, e que estejam querendo causar prejuízo a população,” destacou Gustavo Garcia.

Fiscalização

Aproveitando o lançamento da cartilha “Compra Segura”, a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva), iniciou nesta quinta-feira (06), uma operação  conjunta para combater fraudes e crimes relacionados à venda e compra de veículos, com a participação da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Semob, Detran e Politec.

O trabalho integrado é realizado na Capital, no bairro Dom Aquino, região conhecida por Pedra, local onde concentra a comercialização de veículos automotores.

Segundo a Especializada, a operação visa combater a venda de motocicletas e carros denominados “Finan” (golpe que consiste a venda de veículos financiados, sem que haja qualquer intenção de efetuar o pagamento das prestações do veículo adquirido). Os veículos são  comercializados por preços bem abaixo do mercado, e as pessoas que compram os bens jamais quitam os débitos existentes.

Levantamento dos setores de inteligência dos órgãos policiais estaduais e federais que atuam em Mato Grosso, carros e motocicletas objetos dos crimes de furto e/ou roubo ocorridos no Estado e outras unidades da federação estariam sendo comercializados em locais de vendas de automóveis usados, na região metropolitana, com placas e documentos falsificados.

Conforme o delegado Arnon Osny, as  investigações apontam que veículos furtados ou roubados são comercializados como se fossem carros “Finan”. Os golpistas trocam as placas dos veículos enganando os compradores que não se preocupam em checar os demais dados de identi?cação e acabam comprando os veículos com restrições de furto ou roubo.

Quando abordados pela ?scalização são presos em ?agrante por receptação. “Em ambos os casos, ocorre o cometimento de crimes. Tanto a pessoa que vende, como aquela que compra ou revende o carro ou motocicleta “Finan”, estão incidindo na prática de crimes estelionato, receptação ou outros a depender de investigação”, alertou Arnon Osny.

Acesse a CARTILHA COMPRA SEGURA. 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Polícia Civil recupera carreta-trator com conjunto semirreboque roubada

Publicado


.

Assessoria | Polícia Civil-MT

Uma carreta-trator da marca Scania com conjunto semirreboque roubada foi recuperada pela Polícia Civil na noite de segunda-feira (13.07), na Capital, durante ação da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derrfva).

O veículo foi localizado no bairro Distrito Industrial, em Cuiabá, após informações repassadas aos policiais civis que realizaram diligências por todo o trecho registrado ao longo do itinerário correspondente ao rastreio.

Próximo a um posto de combustível na Rodovia dos Imigrantes, os investigadores localizaram o conjunto veicular de cavalo e reboque. Em seguida, foi realizada uma varredura por todo o perímetro na busca pelos suspeitos.

Conforme apuração, no momento do roubo o veículo estava carregado com soja, porém, os indícios apontam que ocorreu o descarregamento da carga na região no Distrito Industrial de Cuiabá.

As investigações da Derrfva continuam para identificar e prender os autores do roubo, bem como para identificar o local onde a carga de soja foi descarregada e assim esclarecer os possíveis receptadores.

 

Fonte: PJC MT

Continue lendo

Policial

Setores da Diretoria de Execução Estratégica passará por manutenção na rede telefônica

Publicado


.

Assessoria | Polícia Civil-MT

A Diretoria de Execução Estratégica (DEE) da Polícia Civil comunica que será feita a manutenção da rede telefônica nos dias 14, 15 e 16 de julho (terça-feira a quinta-feira), podendo assim implicar na falta de comunicação nos setores do 3º andar do prédio da Diretoria Geral.

A interrupção na telefonia nestes três dias poderá ocorrer nos setores da DEE: Coordenadoria de Planejamento Operacional (CPO), Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (CDI), Núcleo de Ações Estratégicas (NAE), Gerência de Armas Explosivos e Munições e Assessoria Jurídica.

 

 

Fonte: PJC MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana