Policial
Polícia Civil fala sobre violência doméstica no 1º Encontro de Mulheres Negras em Vila Bela

A Polícia Civil, por meio do Plantão de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Sexual de Cuiabá, participou nesta terça-feira (26.07), do 1º Encontro Regional de Mulheres Negras, promovido pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do município de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a oeste de Cuiabá).
O evento faz alusão ao Dia de Tereza de Benguela, Rainha Negra, e da mulher negra, comemorado na data de 25 de julho.
O encontro foi realizado na segunda e terça-feira (25 e 26.07) na Escola Municipal Ricardo Franco, em Vila Bela, com objetivo de debater assuntos referentes ao cenário da mulher negra no país, apresentação de dados estatísticos, entre outros temas como violência doméstica, desafios da atualidade, autoestima, saúde e maternidade.
A delegada, Jannira Laranjeira Siqueira Campos, coordenadora do Plantão de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica de Cuiabá, foi uma das palestrantes do evento, abordando o tema violência doméstica contra mulheres negras.
Durante a conversa com as mulheres presentes, a delegada falou sobre o histórico da violência doméstica no Brasil e também explicou que apesar dos índices terem mostrado redução nos casos de violência doméstica, tanto de lesão corporal, quanto de estupro e feminicídio, a realidade é diferente para as mulheres negras, cujas estatísticas demonstram o aumento de registros.
Para a delegada, a participação no evento foi muito proveitosa, uma vez que foi a oportunidade de ouvir outras mulheres que também estão à frente dos movimentos de defesa da mulher negra. “Nós da Polícia Civil precisamos ter esse olhar sensível para esse grupo de mulheres, com uma programação de acolhida diferenciada para as mulheres negras”, destacou.
Fonte: PJC MT


Policial
Dois homens são assassinados a tiros em Várzea Grande em locais diferentes; um usava tornozeleira

Até o momento nenhum suspeito de ter cometido o crime foi identificado
Dois assassinatos foram registrados em Várzea Grande na noite desse sábado (6). O primeiro foi por volta das 18 horas quando José Moreira Silva e Souza, de 44 anos, foi encontrado morto às margens de uma estrada de terra no bairro Capão Grande, com várias marcas de tiros no braço esquerdo, tórax e no pescoço. Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e constatou o óbito. O homem utilizava tornozeleira eletrônica.
Já por volta das 19 horas, Antônio Zacarias de Oliveira, 49 anos, foi encontrado morto no bairro Formigueiro. Ele estava caído ao lado de um carro que é do filho dele. Uma testemunha informou que a vítima foi até a chácara dele para recolher algumas verduras quando foi abordado por uma picape Fiat Strada. Um ocupante desceu e atirou elo menos três vezes. A Polícia Civil está investigando os dois casos.
Policial
PM acaba com festa de organização criminosa regada a drogas; 4 adultos presos e 16 menores apreendidos

No local, foram apreendidos dinheiro, drogas bebidas alcoólicas e aparato de som [Fotos – PMMT]
A ocorrência foi na madrugada deste domingo (7) e o evento, segundo a polícia, fazia referência a uma organização criminosa que frauda vendas em plataformas da internet. Os organizadores, também presos, não apresentaram alvará para realização da festa.
Durante a abordagem, ainda conforme o registro policial, várias pessoas conseguiram deixar o local, mas foi possível deter a maioria dos participantes. Eles foram divididos entre homens e mulheres e revistados – ocasião em que os produtos ilícitos foram apreendidos.
A polícia relatou também que muitos menores estavam embriagados. Entre os adolescentes apreendidos e levados à delegacia, estava um menino de 12 anos. O Conselho Tutelar acompanhou a ação. Os crimes registrados foram corrupção de menores, uso ilícito de drogas e desobediência, entre outros.
-
Registro Geral01/08/2022 - 16:57
Por negar apoio ao irmão, Jayme pede a cabeça de secretário ao prefeito de VG
-
Policial03/08/2022 - 07:40
Quadrilha que aplica golpes pela internet em MT e outros estados é presa pela PC em Cuiabá e VG
-
Geral01/08/2022 - 06:25
Após mal súbito, João Paulo Diniz, filho do empresário Abilio Diniz, morre no Rio de Janeiro
-
Registro Geral01/08/2022 - 17:06
Riva joga pesado, Max abre o cofre e Botelho amplia base por disputa do 1º lugar
-
Policial01/08/2022 - 12:05
Enfermeira é morta a facadas durante discussão com filho de 18 anos em casa em Várzea Grande
-
Registro Geral01/08/2022 - 17:01
Emanuel se empolga com primo e pode lançar Lilo Pinheiro para enfrentar governador
-
Registro Geral01/08/2022 - 17:11
Ex-chefe da Casa Civil vai coordenar a campanha de reeleição de Mauro Mendes
-
Mato Grosso01/08/2022 - 16:10
Ministro da Educação visita MT e Wellington quer garantir curso de Medicina em Barra