conecte-se conosco


Policial

Polícia Civil checa veracidade de informações que circulam em redes sociais e aplicativos

Publicado

Assessoria | PJC-MT

A Polícia Civil, por meio da Gerência de Combate a Crimes de Alta Tecnologia (Gecat), está apurando a origem de áudios oriundos de aplicativo de mensagem (Whatsapp) referentes a possíveis “fake news” em relação à propagação do coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso.

Conforme o delegado da Gecat, Eduardo Botelho, todas as informações recebidas estão sendo checadas mediante informações repassadas pelos órgãos oficiais do Estado e, havendo discrepância, a pessoa responsável pelo áudio será notificada para prestar os devidos esclarecimentos.

Um exemplo é um áudio relacionado a uma médica pediatra, que foi verificado pela Gecat. A profissional foi solicitada para explicar as informações e se retratou sobre as informações repassadas. Ela afirmou à Polícia Civil que repassou a mensagem sem confirmar a procedência do áudio, porém, disse que sua intenção não foi propagar o pânico, mas, apenas alertar sua família acerca da gravidade da pandemia.

“Esta será a conduta padrão da Gecat em relação aos casos semelhantes, sendo possível inclusive a responsabilização criminal dos autores”, alertou o delegado Eduardo Botelho.

Ainda segundo o delegado, as mensagens “fake news” mencionam dados inverídicos sobre pessoas contagiadas pelo coronavírus, o que coloca em descrédito o os órgãos oficiais do estado como um todo.

A Polícia Civil de Mato Grosso permanece atuando para combater e reprimir ‘fake news’, assim como comportamentos delitivos que, porventura, desobedecerem a determinações sanitárias e de saúde, determinadas pelas autoridades, para se evitar ainda mais a disseminação da pandemia do coronavírus.

A Gecat alerta ainda que a população deve buscar informações pelos órgãos oficiais como o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado sobre as orientações e dados em relação ao coronavírus.

Denúncias sobre materiais “fake news” (áudio ou vídeo) podem ser feitas pelo telefone (65) 99973-4429 ou enviar mensagem eletrônica no e-mail: [email protected]

 

Fonte: PJC MT
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Policial

Bandidos explodem caixas eletrônicos de agência da Caixa Econômica em frente à UFMT

Publicado

Ação criminosa ocorreu por volta das 10h30 deste domingo, em Cuiabá

Uma agência da Caixa Econômica Federal foi alvo de ataque de assaltantes na manhã deste domingo (29), na avenida Fernando Corrêa, bairro Boa Esperança, em Cuiabá. De acordo com a Polícia Militar, a situação ocorreu por volta das 10h30 na agência que fica em frente à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Os bandidos invadiram a agência e detonaram os explosivos em caixas eletrônicos. Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar precisou ser acionada para conter o princípio de incêndio provocado pela explosão.

A Polícia Militar e o esquadrão anti-bomba do Batalhão de Operação Policiais Especiais (Bope) foram acionados para atuar no caso. A Polícia Federal também está no local pelo fato de o banco ser do Governo Federal. Viaturas na PM estão à procura de suspeitos. Não Há informações se os bandidos conseguiram levar dinheiro.

Continue lendo

Policial

Bandido morre baleado após tentar assaltar policial militar em posto de combustível em Cuiabá

Publicado

Policial foi atingido na perna e socorrido. Comparsa conseguiu escapar

Policial militar reagiu a assalto e matou um criminoso na noite desse sábado (28) no pátio de um posto de combustível, localizado na Avenida das Torres, em Cuiabá. Um comparsa conseguiu fugir e o militar acabou baleado na perna.

Conforme informações do boletim de ocorrências, a ação ocorreu por volta das 22h20 quando a policial abastecia o seu veiculo e foi surpreendido por dois bandidos que anunciaram o assalto.
O militar reagiu e um dos assaltantes foi atingido por disparos de arma de fogo e morreu o local. O militar foi atingido na perna e foi socorrido até uma unidade de saúde, onde recebeu atendimento médico. A polícia está a procura do bandido que conseguiu escapar.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana