Tribunal de Justiça MT
Poder Judiciário de Mato Grosso


A promoção da cultura no ambiente de trabalho tem o poder de conectar pessoas, estimulando o senso coletivo de cooperação, o fortalecimento dos laços, o bem estar e a criatividade. Mais perto da população, o canto coral também incentiva a expansão de uma visão crítica e a quebra de barreiras, que ao longo dos anos, fez a música erudita parecer distante demais e inacessível.
Para o maestro Carlos Taubaté, regente do Coral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, alguns dos grandes benefícios trazidos pelo canto são a sociabilidade e o conhecimento cultural.
“Inúmeros são os valores agregados ao desenvolvimento de quem participa dos ‘corais empresariais’, como chamamos essa formação. Além do desenvolvimento musical, a sensibilidade, a sociabilização, o aculturamento a partir da relação cruzada com outras artes e o compartilhar de momentos históricos, possibilitam esse conhecimento às pessoas. Ao final dos ensaios sempre há declamação de poesias, enfim, é um contato singelo, mas não deixa de ser um importante contato com a literatura. E o feedback que recebemos das pessoas é incrível. Elas falam sobre uma maior concentração no trabalho, sentimento de felicidade, um trato mais ameno no dia a dia, maior tolerância no ambiente de trabalho e em casa, além de melhorias nas relações familiares”, vibrou o maestro.
O comprometimento do grupo também foi destacado pelo maestro como essencial para a performance alcançada pelo coral, em tão pouco tempo.
“O desempenho do grupo é incrível. Em meus 30 e poucos anos de regência, nunca um trabalho foi desenvolvido com tanta rapidez, e credito isso a duas coisas bastante especiais, primeiro a inteligência musical que os integrantes do coral possuem o que foi uma feliz coincidência, todos terem a percepção musical muito clara, não termos desafinados, ou pessoas com dificuldades para compreensão da música. Todos têm a intuição musical muito efetiva, e a segunda coisa é o desempenho, o desejo de fazer, o prazer de estar cantando, a presença nos ensaios e a dedicação aos estudos em casa. A dedicação e o esmero sem dúvida levam à perfeição”, enfatizou Taubaté.
Agenda de apresentações – Até o Natal deste ano, o Coral do Tribunal de Justiça terá executado um total de 15 apresentações, com exibições em eventos internos do Poder Judiciário, e em instituições parceiras. Com um repertório bastante variado, as execuções contemplam a música popular brasileira, erudita, étnica, e a inclusão de títulos inéditos da música regional de compositores cuiabanos.
Como parte da agenda de conscientização do Outubro Rosa, de combate e prevenção ao câncer de mama, o Coral realizou apresentações no dia 20 de outubro, durante a Roda de Conversa, promovida na sede do Tribunal de Justiça, e no dia 23, no Fórum da Comarca de Várzea Grande.
As próximas apresentações estão agendadas para o dia 26 de outubro (quinta-feira), às 16h, no Fórum de Cuiabá, em alusão ao Outubro Rosa; no dia 27 de outubro (sexta-feira), às 15h, no Tribunal de Justiça em homenagem ao Dia do Servidor, e no dia 12 de dezembro (terça-feira) como parte das comemorações do “Natal da Paz”, encerrando as últimas execuções do ano.
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: Apresentação do Coral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso durante a Roda de Conversa realizada durante o Outubro Rosa. Em primeiro plano, o maestro e regente Carlos Taubaté apresenta o grupo ao público.
Naiara Martins/ Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT


-
Esportes26/11/2023 - 09:10
Com campanhas semelhantes, SP e Cuiabá se enfrentam neste domingo no Morumbi
-
Geral26/11/2023 - 09:05
Várzea Grande divulga nomes dos contemplados com as mil unidades do Residencial Colinas Douradas; confira
-
NO COMANDO GERAL/ TV CUIABÁ22/11/2023 - 13:35
PC prende um dos autores de duplo homicídio de irmãos em festa após discussão por cadeira
-
Jurídico26/11/2023 - 18:50
Hospital Santa Rosa é condenado por recusar teste rápido de Covid-19 em paciente com sintomas graves
-
Geral26/11/2023 - 13:15
Mato Grosso tem 10 praias apropriadas para o banho e duas consideradas impróprias
-
Política MT25/11/2023 - 18:40
Tensão para definir candidato em Cuiabá pode levar a debandada de deputados do União, diz Júlio Campos
-
Mato Grosso25/11/2023 - 18:20
Moradores comemoram entrega de 50 casas pelo Estado através do SER Família Habitação
-
Política MT21/11/2023 - 15:30
Governador cita armadilhas na Reforma Tributária e alerta que “MT vai perder boa parte da arrecadação”