conecte-se conosco


Mato Grosso

PM se consolida como maior estrutura de Segurança Pública da Cuiabá dos 300 anos

Publicado

A Polícia Militar, com um efetivo de cerca de 1.300 policiais somente em Cuiabá, consolida-se como a maior estrutura do Sistema de Segurança Pública na Capital mato-grossense que nesta segunda-feira (08.04) completa 300 anos.

Além desses 1.300 policiais que atuam no policiamento de rotina, que são as ações ostensivas de prevenção e repressão à violência, também conta com outros 400 homens das unidades especializadas (Bope, Rotam, Regimento de Cavalaria, Ambiental e Trânsito).

Em setembro de 1835, quando foi criada com a denominação ‘Homens do Mato’, a Polícia Militar era formada por um capitão no cargo de comandante, três cabos e 24 soldados como força operacional. Hoje a divisão da PMMT responsável pelo policiamento ostensivo de Cuiabá é o 1º Comando Regional, cuja sede administrativa está localizada na Avenida Filinto Muller, 1982, bairro Quilombo.

Operacionalmente, o 1º CR está subdividido em cinco batalhões, 21 companhias e cinco núcleos distribuídos nos bairros de Cuiabá, nos distritos e em alguns municípios próximos.

Policiais treinados para atuação em ocorrências de complexidade compõem a 20ª Companhia de Força Tática de Cuiabá 

Em fevereiro deste ano, Cuiabá recebeu de presente uma nova unidade, a 20ª Companhia Independe de Força Tática, que é especializada e veio para atuar exclusivamente na área do 1º CR. É que os batalhões especializados, como Rotam e Bope, apesar de sediados na Capital, são de jurisdição estadual e podem ser acionados para atuar em todo território de Mato Grosso.

Leia Também:  Na última década, órgão desvendou diversos casos de corrupção contra o Estado

O coronel Wankley Corrêa Rodrigues, 44 anos, é o comandante do 1º CR. Cacerense de nascimento e cuiabano de coração, Rodrigues é casado com uma cuiabana, Suelene Márcia Rodrigues. Pai de Wankley Filho, 13, e padrasto de Willian, 22, o coronel Rodrigues se orgulha não só da carreira que construiu como oficial, mas, principalmente, por ter chegado ao comando maior CR da Polícia Militar.

No Estado, a PM está dividida em 15 comandos regionais e um especializado. Maior não só em número de policiais e viaturas que todos os dias vão às ruas (cerca de 150), também em conflitos e demandas. Com seus 607 mil habitantes (dados do IBGE de 2018), Cuiabá é a 20ª capital do país em densidade populacional.

“Comandar Cuiabá é um orgulho, que acredito seria de todo coronel, pela grandeza do aparato policial e os desafios característicos da maior cidade do Estado em população fixa e flutuante”, avalia Rodrigues.

Cel Rodrigues, comandante do 1º CR, se sente orgulhoso de estar à frente das ações de prevenção e repressão à violência em Cuiabá 

À frente do 1º CR há sete meses, Rodrigues diz que entre as prioridades de seu comando está a proximidade com a população, ou seja, reconhecer em habitantes e suas lideranças grandes e importantes parceiros da Segurança Pública.

Leia Também:  Projeto da LDO 2020 é debatido em audiência pública

“Queremos trabalhar cada dia mais próximo, ao lado do cidadão”, completa. Há duas semanas Rodrigues organizou um encontro com mais de 200 lideranças de bairros para apresentar dados, debater e traçar ações e projetos com a participação dos moradores.

Outras prioridades, cita, é a inteligência, o uso da pesquisa, do conhecimento e da informação para subsidiar a elaboração de planos e a tomada de decisão no combate à criminalidade. Ele também prioriza a análise criminal, ou seja, o estudo dos dados, locais e modalidades de crimes para depois traçar e executas medidas estratégicas.

Um pouco de história

A história de criação da PMMT está prevista na lei 30, de 5 de setembro de 1835, homologada pelo então presidente da Província de Mato Grosso, Antônio Pedro Castro. Os fatos e relatos dessa trajetória estão no livro ‘A Polícia de Mato Grosso – História e Evolução de 1835 a 1985’, de autoria do coronel da PMMT e historiador cuiabano Ubaldo Monteiro (in memoriam).

Fonte: GOV MT
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mato Grosso

Definidos primeiros campeões estaduais dos Jogos Escolares em Mato Grosso

Publicado

Terminou nesta segunda-feira (22.07), em Sorriso, a primeira etapa estadual dos Jogos Escolares de Mato Grosso. Realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (Secel), a competição reuniu quase mil alunos-atletas da categoria B, de 12 a 14 anos, e definiu os representantes do Estado nas etapas nacionais deste ano.

De 16 a 22 de julho, 92 equipes de 69 diferentes instituições de ensino públicas de privadas de 63 municípios mato-grossenses disputaram os títulos do maior evento esportivo escolar do Estado. 

Durante a entrega da premiação, o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Jefferson Carvalho Neves, agradeceu o apoio oferecido pela gestão municipal de Sorriso para a realização dessa fase estadual dos Jogos Escolares da Juventude. 

“Foram Jogos que superaram todas as nossas expectativas. O município de Sorriso recebeu a todos muito bem, pudemos contar com o envolvimento de toda a cidade, fazendo da competição um sucesso. Nossa equipe da Secel tem muito a agradecer a todas as Secretarias da gestão municipal, especialmente a de Esportes, e ao Governo do Estado por entenderem o alcance dessa ação”. 

As partidas finais foram realizadas na manhã de segunda-feira (22), nos ginásios Domingão e Fermino Maleski, nas quadras poliesportivas das escolas Flor do Cerrado e do Centro de Educação Básica São José e também no ginásio da AABB. 

Futsal

A partida final do futsal masculino foi entre as escolas estaduais Dez de Dezembro, de Pedra Preta, e André Antônio Maggi, de Ipiranga do Norte. Por 4 a 2, a equipe de Pedra Preta foi a campeã. Já no futsal feminino, quem levou o título foi Primavera do Leste, representada pelo Centro de Ensino Aquarela – que venceu a Escola Nova Dinâmica, de Sorriso. 

Leia Também:  Projeto de escola de Guiratinga usa o rádio como instrumento de ensino-aprendizagem

Vôlei

O título no vôlei masculino foi conquistado pela equipe do Centro Educacional Maria Auxiliadora, de Cuiabá, que enfrentou nas finais a Escola Estadual Cleufa Hubner, de Sinop. A capital também conquistou o título feminino, desta vez com o Colégio Isaac Newton que disputou as finais contra o Centro Municipal de Ensino José Nodari, de Tangará da Serra. 

Handebol

A escola estadual 13 de maio, de Sorriso, levou o ouro no handebol masculino ao vencer a Escola Municipal Dona Maria Artemir Pires, de Campo Verde. No feminino, a escola de Sorriso também disputou o título, mas não conseguiu repetir o ouro ao perder as finais para o Colégio Mãe da Divina Providência, de Primavera do Leste.

Basquete

No masculino, a equipe da Escola Interativa Coopema, de Barra do Garças, venceu o colégio Isaac Newton, de Cuiabá, por 42 a 20 . As escolas estaduais 13 de maio, de Sorriso, e Antônio Grohs, de Água Boa, disputaram o título feminino, com a equipe do município-sede vencendo por 21 a 18 pontos.

Próximas fases

Leia Também:  PM recupera três veículos em Cuiabá e Várzea Grande

De 28 de julho a 03 de agosto, jovens de 15 a 17 anos, da categoria A, disputam a etapa estadual em Água Boa. No fim de setembro, os esportes individuais passam a fazer parte dos Jogos Escolares, com competições em Várzea Grande. 

As etapas nacionais organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro – COB começam em setembro com três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas. As escolas campeãs de Mato Grosso participam da etapa regional Verde, da qual também fazem parte os Estados do Norte e o Distrito Federal e será realizada de 11 a 15 de setembro, em Palmas/TO.

Em novembro, Blumenau, em Santa Catarina, recebe a etapa final nacional, com a participação das equipes vencedoras das modalidades coletivas em suas respectivas regionais e inclusão dos campeões estaduais nas modalidades individuais. 

Confira lista completa das escolas campeãs em Mato Grosso, na categoria B (12 a 14 anos):

Modalidade Escola Município
Futsal Feminino Centro de Ensino Aquarela Primavera do Leste
Futsal Masculino E.E Dez de Dezembro Pedra Preta
Vôlei Feminino Colégio Isaac Newton Cuiabá
Vôlei Masculino C.E Maria Auxiliadora Cuiabá
Handebol Feminino Colégio Mãe da Divina Providência Primavera do Leste
Handebol Masculino E.E 13 de Maio Sorriso
Basquete Feminino E.E 13 de Maio Sorriso
Basquete Masculino Escola Interativa Coopema Barra do Garças

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Mato Grosso

Academia oferece Curso de Gerenciamento de Crises para oficiais superiores da PMMT

Publicado

Começa nesta terça-feira (23), às 9h, o Curso de Gerenciamento de Crises para oficiais superiores da Polícia Militar de Mato Grosso. A aula inaugural será no auditório do Comando Geral da PM, em Cuiabá, 

Oferecido por meio da Academia Costa Verde, a capacitação será para uma turma de 25 policiais entre majores, tenentes-coronéis e coronéis. O curso terá duração de três semanas, em período integral – matutino e vespertino.

O objetivo é preparar oficiais superiores da Polícia Militar para desempenhar funções inerentes ao gerenciamento de ocorrências de natureza crítica, seguindo os preceitos doutrinários, técnicos e táticos de emprego à preservação das vidas e o cumprimento das leis.

A palestra da aula inaugural será ministrada pelo major Carlos Evane Augusto, comandante-adjunto do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PMMT.

Academia

A Academia de Polícia Militar Costa Verde está sediada em Várzea Grande e integra a Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa(Deip) da PMMT. É a faculdade de formação de oficiais, onde ocorrem a graduação de ingresso na carreira, o CFO(Curso de Formação de Oficiais), os cursos de especialização, aperfeiçoamento e capacitações continuadas.  Atualmente tem como comandante o tenente-coronel Wellington Augusto Prado de Campos.

Leia Também:  Projeto do Governo mantém isenção de ICMS para a energia solar

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana