O Governo de Mato Grosso segue com policiamento intensificado no combate às facções criminosas na cidade de Cáceres. Na manhã desta terça-feira (3), a Polícia Militar deflagrou a segunda fase da Operação Força Total - Território Livre, permanecendo com o reforço de efetivo das unidades especializadas.
A operação teve início no dia 20 de janeiro e, desde então, nenhum homicídio foi registrado na cidade. Apenas uma tentativa de homicídio ocorreu no período.
Nas duas últimas semanas, a Polícia Militar prendeu em flagrante integrantes de facções criminosas e cumpriu mandados de foragidos da Justiça.
Entre o total de suspeitos presos, estão também suspeitos que planejavam cometer execuções na cidade, mas foram interceptados pelas forças de segurança antes que concretizasse o crime. Eles estavam com armas de fogo.
O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, destacou que, além do reforço da Polícia Militar, há um trabalho da Polícia Civil em curso, que conta com equipes de inteligência trabalhando na identificação de criminosos e produção de provas voltadas ao esclarecimento de homicídios e outros crimes, assim como a prisão dos criminosos.
“As forças policiais permanecem empenhadas em restabelecer a ordem e assegurar tranquilidade à população cacerense. Em Mato Grosso, a determinação do governador e nossa, aqui na Sesp, é de tolerância zero às facções criminosas e todas as modalidades de crimes”, completou coronel Roveri.
O comandante-geral em exercício da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel André Willian Dorileo, destacou que a operação conta com reforço policial, que tem ajudado a garantir a ordem pública dentro do município.
“O objetivo é continuar mantendo a paz e ordem pública na cidade de Cáceres com o reforço do efetivo, seguindo as diretrizes do programa Tolerância Zero do Governo do Estado. A intensa presença da força policial é de suma importância e iremos continuar aqui com nossa força total por tempo indeterminado para continuarmos frustrando crimes e combatendo as facções criminosas em toda sua totalidade”, ressaltou.
O tenente-coronel Adão César Rodrigues Silva, comandante do 6º Comando Regional, com sede em Cáceres, enfatizou que o resultado da operação se dá na diminuição de delitos e prisões de faccionados que poderiam cometer crimes dentro do município.
“Podemos comprovar com números todo o êxito da nossa operação e o preparo das forças de segurança que nela atuam. Desde o começo de nossas ações, não registramos nenhum homicídio na cidade, dobramos as ocorrências de tráfico de drogas e conseguimos interceptar diversas ações criminosas e prender faccionados que tentavam causar insegurança na nossa cidade”, finalizou.
Na operação, o efetivo policial segue reforçado com as equipes policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Regimento Montado (Cavalaria), Batalhão Ambiental, Força Tática e Companhia de Rondas e Ações Intensivas Ostensivas de outros comandos regionais, além de equipes da Polícia Judiciária Civil, Polícia Penal e do Corpo de Bombeiros.