A Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) iniciou, nesta segunda-feira (10.11), o funcionamento do aplicativo Boletim de Ocorrência e Termo Circunstanciado (BOTC) para todo o efetivo dos 142 municípios do Estado. O aplicativo permite o registro do boletim de ocorrência a partir do local dos fatos, modernizando o atendimento ao cidadão e dando mais celeridade no patrulhamento ostensivo.
A ferramenta foi desenvolvida pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas e Inovações Tecnológicas (CDSIT) da PMMT, em conjunto com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), onde os policiais militares podem registrar as ocorrências utilizando dispositivos móveis, eliminando a necessidade de deslocamento até unidades administrativas para formalização dos registros.
Além disso, o aplicativo é totalmente integrado às bases corporativas da Polícia Militar e da Sesp, desenvolvida em conformidade com os mais altos padrões de segurança da informação e proteção de dados pessoais. O BOTC utiliza mecanismos avançados de autenticação, criptografia e controle de acesso, assegurando que os dados gerados em campo sejam armazenados e transmitidos com total segurança.
De acordo com o tenente-coronel Ademar Junior Duarte Lima, coordenador da CDSIT, o aplicativo foi idealizado com foco na agilidade, precisão e segurança das informações, padronizando relatórios operacionais e a integração das informações da Polícia Militar e demais órgãos de segurança e prestação de contas das ações policiais.
“O aplicativo Boletim de Ocorrência e Termo Circunstanciado foi pensado para simplificar o trabalho do policial e tornar o registro das ações mais rápido e eficiente. Ele conecta a atividade operacional ao sistema corporativo da PMMT, permitindo que as informações cheguem em tempo real aos setores responsáveis”, destacou o oficial.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, destacou que o lançamento do aplicativo representa um marco na modernização da instituição e reforça o compromisso da corporação com a modernização tecnológica e a transparência.
“Este é um avanço histórico para a Polícia Militar de Mato Grosso. O aplicativo simboliza a nossa entrada definitiva na era da transformação digital, com foco em eficiência operacional e segurança da informação. É uma ferramenta que valoriza o trabalho do policial, melhora a gestão institucional e garante ao cidadão um serviço mais ágil e confiável, sempre na tolerância zero ao combate ao crime”, afirmou o comandante-geral.
O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, enfatizou que a iniciativa faz parte da estratégia estadual de transformação digital da segurança pública, em alinhamento com as diretrizes do Governo do Estado em conjunto ao Programa Tolerância Zero às Facções Criminosas para integração tecnológica entre as forças de segurança de Mato Grosso.
“É um exemplo concreto de como a tecnologia pode fortalecer a segurança pública e melhorar o atendimento à população. Essa ferramenta traduz o esforço conjunto da Secretaria de Segurança e da Polícia Militar para modernizar os processos, integrar dados e promover uma gestão mais inteligente da informação”, ressaltou.
“Estamos construindo uma segurança pública digital, onde cada ação em campo gera informação em tempo real, contribuindo para decisões mais precisas e políticas mais eficazes para combate ao crime e segurança do cidadão de bem”, completou o secretário.