Conteúdo/ODOC - O tenente-coronel Sandro Barbosa da Silva foi exonerado do cargo de comandante do 12º Comando Regional da Polícia Militar em Pontes e Lacerda (a 444 km de Cuiabá). A decisão foi publicada nesta quarta-feira (19) por meio da Portaria Nº 689413, assinada pelo Comandante-Geral da PM de Mato Grosso.
A exoneração ocorre após a divulgação de imagens de uma ação na qual Sandro entra em uma casa noturna e utiliza spray de pimenta contra duas mulheres que, aparentemente, não reagiram nem representavam ameaça. As imagens, captadas por câmeras de segurança, foram tornadas públicas nesta quarta-feira, mas estão sem áudio, o que impede a verificação de eventuais diálogos entre os envolvidos.
Inicialmente, a Polícia Militar informou que os policiais envolvidos seriam afastados e que um procedimento administrativo foi instaurado pela Corregedoria-Geral para apurar o caso.
O tenente-coronel justificou a ação alegando que as mulheres fariam parte de uma facção criminosa e tentaram impedir uma abordagem no estabelecimento, que, conforme ele, funcionava como ponto de venda de drogas e prostíbulo.
"Durante a abordagem, eu disse: 'a senhora sabe que não pode ser proprietária de prostíbulo, né? Isso é crime!'. Quando dei voz de prisão, ela disse que não iria para lugar nenhum. O balcão dá acesso direto ao quarto dela, ela então disse que eu não podia entrar lá porque era a casa dela. Foi quando eu respondi que eu não ia entrar, ela que ia sair, e borrifei o spray", declarou Sandro ao portal.