conecte-se conosco


Mato Grosso

Plano de Ação da Reserva da Biosfera do Pantanal é apresentado em Cuiabá

Publicado

O Plano de Ação da Reserva da Biosfera do Pantanal 2020 – 2023 foi apresentado em Cuiabá para membros do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera de Mato Grosso. As ações são voltadas para o desenvolvimento sustentável, integração com políticas públicas e programas, desenvolvimento de pesquisas, sustentabilidade financeira, redes regionais e temáticas inclusivas.

O objetivo do Plano de ação é contribuir para a conservação de paisagens, ecossistemas e espécies; fomentar o desenvolvimento econômico e humano que seja sociocultural e ecologicamente sustentado; apoiar projetos demonstrativos, educação ambiental, capacitação, pesquisa e monitoramento relacionados com os temas locais, regionais, nacionais e globais da conservação e do desenvolvimento sustentável.

O documento foi elaborado conforme as diretrizes previstas no Plano de Ação de Lima para Reservas da Biosfera, adaptando a realidade brasileira, e orientado pelo Plano de Ação do Ministério do Meio Ambiente.

Por ser um instrumento de gestão participativa, para a formulação do Plano de Ação foram realizadas reuniões presenciais em Cuiabá e Campo Grande.

“O documento foi elaborado com a participação dos Conselhos Estaduais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Foi levado em consideração o plano anterior, observando o que deu certo, o que ainda não foi realizado e que precisa ser aprimorado”, explicou Laercio Souza, presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera do Pantanal.

O superintendente de Mudanças Climáticas e Biodiversidade, Elton Silveira, afirmou que a principal diferença do segundo para o primeiro Plano de Ação é a articulação de ações mais efetivas.

“Com o funcionamento dos estaduais, a ideia é que a gente comece a implantar ações mais concretas para consolidar a reserva da biosfera como área de gestão para conservação”.

O Pantanal mato-grossense, maior planície alagada do planeta, foi reconhecido como Reserva da Biosfera Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em 2000. O título permite mais ações governamentais desenvolvimento sustentável e conservação das riquezas ambientais.

No Brasil existem sete Reservas da Biosfera reconhecidas: Pantanal, Mata Atlântica, Cinturão Verde de São Paulo, Cerrado, Caatinga, Amazônia Central e Serra do Espinhaço.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Governo altera data de inauguração do Plantão 24 horas da Mulher

Publicado


.

A inauguração do Plantão de Atendimento à Vítimas de Violência Doméstica e Sexual, que seria nesta sexta-feira (07.08), será remarcada. A nova data deverá ser anunciada nos próximos dias.

Toda a obra foi conduzida pela primeira-dama Virginia Mendes. Ela foi a responsável pela arrecadação de doações e recursos financeiros junto à sociedade, para a reforma da unidade. E também encampou a luta pela indicação de delegadas para compor o quadro de atendimento às vítimas de violência doméstica.

O plantão de atendimento às vítimas funcionará ao lado da 2ª Delegacia da Capital, 24 horas, ininterruptamente, na avenida Dante Martins de Oliveira, no bairro Planalto.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Parques urbanos reabrem nesta quarta-feira (05) com uso obrigatório de máscara

Publicado


.

Os Parques Estaduais Mãe Bonífácia, Massairo Okamura e Zé Bolo Flô, situados em Cuiabá, reabrem para visitação nesta quarta-feira (05). As unidades de conservação funcionarão de 6h às 17h e os visitantes devem usar máscara, mesmo que artesanal, durante todo o período de permanência na área do parque.

Outras medidas para prevenção ao novo coronavírus incluem: manter a distância de 1,5 metro de outras pessoas e não realizar atividades que caracterizem aglomerações, como piqueniques, rodas de conversa, eventos ou atividades esportivas em grupo.

A entrada será feita somente pela entrada principal e nos parques situados em Cuiabá, o estacionamento será limitado a 50% do número de vagas. As academias ao ar livre, praças e demais espaços de convivência das unidades de conservação permanecerão fechadas, para garantir o distanciamento social durante o uso do Parque.

Confira as regras para utilização dos Parques Estaduais (Mãe Bonifácia, Massairo Okamura, Zé Bolo Flô, Serra Azul):

– Uso obrigatório de máscara durante todo período de permanência;

– Distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas;

– Deixar o parque assim que finalizar a realização das atividades físicas;

– Não realizar piqueniques, eventos, atividades em grupo ou qualquer ato que caracterize aglomeração de pessoas;

– Pessoas do grupo de risco (idosos, grávidas, lactantes e portadores de doenças crônicas) devem evitar a circulação;

– Está proibido o acesso a academia ao ar livre, praças e demais espaços de convivência;

– Horário de funcionamento das 6h às 17h;

– Acesso limitado a 50% do número de vagas do estacionamento no Mãe Bonifácia, Massairo Okamura e Zé Bolo Flô;

– Entrada somente pelo portão principal.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana