Conteúdo/ODOC - O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, revelou nesta segunda-feira (15) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já definiu os dois nomes que pretende apoiar ao Senado por Mato Grosso nas eleições de 2026: o deputado federal José Medeiros (PL) e o governador Mauro Mendes (União Brasil).
A decisão, no entanto, abriu um impasse interno na legenda, já que o senador Wellington Fagundes (PL), pré-candidato ao governo, articula espaço para a deputada estadual Janaina Riva (MDB), sua nora.
Em entrevista à Jovem Pan, Valdemar reconheceu que a situação exige negociação delicada. “Temos um problemaço para resolver em Mato Grosso. O Bolsonaro já escolheu os dois. Ele quer apoiar o Mauro governador e o Zé Medeiros. Mas existe pressão do MDB, porque a Janaina Riva está muito bem nas pesquisas”, disse.
A entrada de Janaina na disputa seria parte da estratégia de Wellington Fagundes para consolidar uma possível aliança entre PL e MDB em 2026. A movimentação, no entanto, divide lideranças da própria sigla em Mato Grosso. Enquanto Fagundes defende a composição, nomes como o próprio Abilio, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), e o prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira (PL), se posicionam contra.
Com a fala de Valdemar, o projeto de Wellington não está totalmente descartado, mas a preferência de Bolsonaro por Medeiros e Mendes deixa o caminho mais estreito para uma composição com o MDB.