Conteúdo/ODOC - Presidente do Partido Liberal de Mato Grosso, Ananias Filho, secretário de Governo da gestão do prefeito Abílio Brunimi (PL), em Cuiabá, disse à imprensa que tem a certeza de que a decisão monocrática do ministro Gilmar Mendes, que restringiu quem pode pedir impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal e elevou o quórum para abertura de processos no Senado, será “reformada” pelo Congresso Nacional.
“Essa decisão do ministro Gilmar Mendes, eu tenho certeza que será reformada no Congresso. Não vamos nem perder energia agora, porque esperamos a decisão coerente. Tirar a decisão do Senado é querer tirar a pauta de discussão que está na eleição seguinte”, afirmou.
“Nunca o STF ou o Judiciário, de uma forma bem clara, como está agindo, foi pauta de uma eleição em cada estado, e hoje, em todos os estados brasileiros, a pauta para se eleger senador em 2026 tem que levar em consideração a atuação do Supremo Tribunal Federal”, disse o líder partidário.
“Olha a importância disso, nunca em todos os anos de República o STF foi tema de discussão para uma eleição e, dessa vez, a pauta é justamente o STF”, disse.
Para o presidente do Partido Liberal, a atuação dos ministros do Supremo Tribunal Federal deve entrar no debate público. “A pauta do STF tem que estar na casa de todos os brasileiros, até porque estamos aprendendo quem são os ministros, quantos compõem a Corte e, principalmente, como cada um decide”, disparou.