BONDE URBANO

Pivetta revela estudo, mas não confirma que haverá troca de BRT por novo modal

· 1 minuto de leitura
Pivetta revela estudo, mas não confirma que haverá troca de BRT por novo modal
Vice-governador viajou ao Paraná para conhecer o modal [Foto - Mayke Toscano]

Conteúdo/ODOC - Vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), confirmou à imprensa que fez uma visita técnica a Curitiba-PR, a pedido do governador Mauro Mendes (União), para conhecer o funcionamento do modal Bonde Urbano Digital (BUD), que vem sendo adotado na capital paranaense.

Pivetta disse que viajou em companhia dos secretários Rogério Gallo (Fazenda), e Marcelo Padeiro, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística. “Eu fui pra Curitiba a pedido do governador Mauro Mendes. Fomos eu, o secretário Gallo e o secretário Marcelo Padeiro. Fizemos uma visita muito importante lá, que nos abriu muitos horizontes e o governador vai anunciar em breve o que vai ser feito”, afirmou o vice-governador.

“O governador vai anunciar quando for conveniente, quando for decidido alguma coisa, nós só fizemos uma visita técnica, trouxemos informações e é isso que eu posso falar por agora”, emendou Pivetta.

O Bonde Urbano Digital (BUD) é um sistema de transporte coletivo sem trilhos, 100% elétrico e sustentável, desenvolvido pela empresa CRRC Nanjing Puzhen, da China. No caso de Curitiba, o veículo do BUD possui 30 metros de comprimento, três eixos e tem capacidade para 280 passageiros.

O BUD tem ar-condicionado, operação bidirecional e pode alcançar até 70 km por hora. A linha inicial em Curitiba, de aproximadamente 13 quilômetros, vai atender cerca de dez mil pessoas.