LUCAS DO RIO VERDE
Pivetta e Miguel Vaz destacam ferrovia e BR-163 como pilares para o desenvolvimento de MT
Miguel Vaz, prefeito de Lucas do Rio Verde, e Otaviano Pivetta, vice-governador de Mato Grosso, destacaram, no “II Fórum Ferrovias e a Integração dos Modais”, a duplicação da BR-163 e a expansão das ferrovias como chave para o desenvolvimento do estado. O evento, realizado em Nova Mutum nesta quinta-feira (28), reuniu autoridades, investidores e líderes do agronegócio para debater soluções logísticas para a região.
“A nossa região é a maior produtora de grãos e fibras do mundo e ainda tem um potencial enorme de crescimento sem desmatamento. O grande gargalo sempre foi a logística. A ferrovia, assim como a duplicação da BR-163, trará competitividade, permitindo que nossa produção chegue aos grandes centros e portos de forma mais econômica. Esse tema é determinante para o futuro do nosso estado e do Brasil”, afirmou Miguel Vaz, prefeito de Lucas do Rio Verde e presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires – Cidesa.
Miguel também destacou o papel estratégico das ferrovias Rumo, FICO e Ferrogrão no desenvolvimento regional.
“Precisamos olhar para a integração de todos os modais, pois eles representam mais investimentos, geração de oportunidades e crescimento sustentável para Mato Grosso. O avanço ferroviário nos aproxima de uma logística moderna e eficiente, essencial para impulsionar nossa economia.”
O vice-governador Otaviano Pivetta reforçou o compromisso do governo estadual com a infraestrutura logística e apresentou metas ousadas para os próximos anos.
“A duplicação dos 450 km restantes da BR-163 será concluída até 2027, enquanto a ferrovia Rumo deve chegar a Lucas do Rio Verde até 2030. Conseguimos antecipar o prazo de duplicação em quatro anos, e nossa rodovia será uma autoestrada moderna, oferecendo mais segurança e eficiência no transporte de cargas e na mobilidade das pessoas.”
Pivetta também enfatizou o impacto das ferrovias na redução de custos logísticos e no desenvolvimento econômico.
“A ferrovia ajudará a reduzir o volume de caminhões na BR-163, melhorando o tráfego e diminuindo custos. Esse é o caminho para consolidar Mato Grosso como um dos maiores polos econômicos do Brasil.”
(Foto: Edivaldo Rios)
O evento contou com palestras de Jorge Luiz Macedo, que apresentou o Plano Nacional de Logística pela Infra S.A., Frederico Bussinger, que abordou a integração das malhas ferroviárias, Bernardo Figueiredo, que falou sobre a importância dos hubs de cargas regionais, e a Rumo Logística, que destacou a expansão de sua malha ferroviária no estado.
O II Fórum Ferrovias e a Integração dos Modais foi realizado pela Prefeitura de Nova Mutum e Governo do Estado, com o apoio da Ampa, Famato, Aprosoja, AMM, Câmara Municipal de Nova Mutum e Sindicato Rural de Nova Mutum.
-
Política MT05/12/2024 - 16:30
Mais votado, promotor Rodrigo Fonseca é nomeado pelo governador para o comando do Ministério Público
-
Política MT06/12/2024 - 20:50
Alvo de operação da Polícia Federal por suposto desvio de recursos, secretária adjunta pede exoneração
-
Opinião04/12/2024 - 13:10
BRUNA GHETTI – Hábitos saudáveis para mulheres 40+: desafios e ressignificações
-
Policial10/12/2024 - 09:10
Dona de farmácia em Cuiabá, irmão e cunhada de líder de facção são alvos da PC por tráfico e lavagem
-
Policial10/12/2024 - 10:50
Vídeo mostra execução de empresário dentro de Hilux em MT; esposa ficou ferida
-
Geral07/12/2024 - 08:02
Casal é flagrado fazendo sexo dentro de escola em Sinop; vídeo viraliza nas redes sociais
-
Política MT07/12/2024 - 18:00
Grupo de vereadores descarta apoio a Paula Calil na disputa pela presidência da Câmara de Cuiabá
-
Política MT10/12/2024 - 09:25
TCE quer reunião entre prefeitos, Abílio e Flávia para evitar colapso na saúde de Cuiabá e Várzea Grande