conecte-se conosco


Cuiabá

Pinheiro participa de edição do programa “Prefeito no seu bairro” na região Leste

Publicado

Davi Valle

O prefeito Emanuel Pinheiro realizou no último sábado (20), mais uma edição do programa “Prefeito no seu bairro”, que teve como programação as visitas in loco nos bairros Planalto, Novo Horizonte, Altos da Serra 1 e Drº Fábio 1 e 2, região leste da Capital.  

Os bairros agendados foram atendidos por solicitação do presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão. Por onde o prefeito passou, os moradores agradeceram pela iniciativa de estar presente nos bairros.

O casal Manoel e Enedil de Souza foi um deles. Por morarem ao lado da ponte que faz a divisa entre os bairros Planalto e Altos da Serra (que caiu desde a última chuva ocorrida no início do ano), contam que essa foi a primeira vez que receberam a visita de uma autoridade. “Agora temos a certeza que a obra vai sair. Vamos ter de volta a nossa ponte e sem ela, estamos tendo muitas dificuldades de acesso e oferta de serviços como correios e coleta de lixos. Benefícios como o asfalto na porta de casa, por tanto tempo esperado, também foi assegurado pela Prefeitura de Cuiabá. Somos muito gratos ao prefeito Emanuel Pinheiro”, disse Enedil.

Dona Isaura de Arruda fez questão de aplaudir a iniciativa de Pinheiro de conhecer de perto as necessidades dos moradores dos bairros carentes da Capital. “Estamos tendo a confirmação de um desejo tão esperado por todos nós, um sonho que está sendo realizado. Temos que agradecer primeiro a Deus e depois o nosso prefeito por verificar e atender as necessidades da região”, confirmou.

Leia Também:  Especialista em nutrição clínica, refeitório HMC tem capacidade para mais de seis mil refeições diárias

As necessidades apontadas pelos moradores dos bairros visitados foram reformas de pontes, escolas, unidades de saúde e recapeamento das ruas com obras de drenagem e manilhamento. Os secretários das pastas envolvidas como Obras Públicas, Educação e Saúde, acompanharam a visita para esclarecimento dos projetos que já estão sendo executados e prazos de entrega.

Na oportunidade, o prefeito determinou aos secretários que o planejamento de execução deve ser respeitado. “Vamos acelerar os trabalhos, aproveitando esse período da seca para entregar as obras. E quero deixar bem claro que não será obra meia boca, e sim obras de qualidade, prezando a excelência dos serviços à população que tanto precisa dos serviços da administração pública municipal, sendo elas, a prioridade da minha gestão. Sei que a população está angustiada, mas é uma situação momentânea”, pontuou Pinheiro. As escolas serão reformadas dentro dos padrões estabelecidos pelo município e as unidades básicas de saúde serão todas climatizadas e com serviços odontológicos.

O presidente da Câmara, vereador Misael Galvão, ao encerrar as visitas, disse sair satisfeito com os resultados obtidos durante a caminhada junto ao prefeito e principais lideranças comunitárias. “É isso que denominamos como política de vocação, realizar os trabalhos mediante as demandas do povo que vivencia cada situação mal resolvida. O meu muito obrigado ao prefeito, por aceitar a nossa solicitação e responder aos anseios desses moradores”, observou Galvão.  

Leia Também:  Prefeito de Sorriso visita Câmara Municipal de Cuiabá

O deputado estadual Eliseu Nascimento que também se fez presente, disse que o prefeito está de parabéns e fez questão de destacar que hoje, a cidade de Cuiabá, é um verdadeiro canteiro de obras. “Temos a convicção que os serviços estão sendo feitos e o mais importante, serão entregues a população. Por onde passamos vejo homens da prefeitura trabalhando. A nossa sincera admiração para a equipe que trabalha e preocupa com a população mais carente”, salientou.  

Pinheiro foi bem claro e objetivo ao dizer que a Prefeitura está trabalhando para universalizar o asfalto, tanto no centro como nos bairros mais distantes, além de entregar escolas e unidades de saúde dentro dos padrões de qualidade. “Quero resgatar sonhos antigos, conversando com a população, que reconhece com carinho o nosso trabalho e dedicação ao município. Vamos construir uma Cuiabá com dignidade, que irão contar com serviços de saúde e educação em pleno funcionamento. E podem ter certeza que vamos voltar para vistoriar e fiscalizar os serviços que estão sendo executados e ouvir dos moradores a avaliação”, concluiu.

O programa “Prefeito no seu bairro” tem como principal objetivo, identificar as necessidades locais, suas principais demandas e apontar mecanismos e soluções para que a Prefeitura de Cuiabá possa contribuir de forma direta para melhoria do atendimento ofertado à população.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Vereador Chico 2000 destina emenda impositiva para infra-estrutura e hospital

Publicado

Câmara Municipal de Cuiabá

A emenda impositiva é o instrumento pelo qual os vereadores por Cuiabá podem apresentar emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA), destinando recursos do Município para determinadas obras, projetos ou instituições. O valor das emendas é retirado de uma porcentagem do Orçamento Municipal e deve ser dividido igualmente entre os 25 (vinte e cinco) vereadores, sendo ainda, admitida a emenda parlamentar coletiva. Lembrando que, conforme a Constituição Federal, todas as emendas devem ser compatíveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias.
Dentro dessa realidade o vereador Chico 2000 (PR) dividiu sua emenda impositiva no valor de 600 mil reais em duas ações. Na primeira, o parlamentar destinou recursos no montante de 300 mil reais para a expansão e melhoria da infra-estrutura de Cuiabá. Esse valor fica sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras Públicas, para os serviços urbanos, expansão e melhoria da infra-estrutura de bairros, limpeza pública e equipamento e materiais permanentes.
“A necessidade de mais investimentos na infra-estrutura de Cuiabá existe, pois é uma cidade pujante e cresce de forma acelerada a cada dia. Para atender essas demandas neste ano de 2020, nós decidimos encaminhar a importância para esse trabalho tão importante para os cuiabanos, e vamos fiscalizar cada centavo investido”, justificou Chico 2000.
O segundo valor de 300 mil reais, o vereador fez questão de destinar para a manutenção do Hospital Beneficente Santa Helena, com aquisições de medicamentos. Com essa emenda, fica acordado um remanejamento desse valor, oriundo da Secretaria Municipal de Saúde, para o investimento nas redes de Atenção Secundária e Terciária, acautelados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Para o edil, esse ato atende a Lei Municipal aprovada na Câmara Municipal de Cuiabá em 2017, que prevê a obrigatoriedade de destinação de 50% dos recursos para a Saúde Pública. “Sempre fui a favor da destinação desses recursos para a Saúde. Além de estarmos cumprindo uma Lei que foi aprovada nesta Casa, estamos também direcionando dinheiro para aqueles que mais precisam, os pacientes do SUS. O Hospital Beneficente Santa Helena há anos vem fazendo um bom trabalho em Cuiabá, com um corpo clínico exemplar, atendendo sempre com competência e amor. Essa emenda impositiva ajudará na manutenção do Hospital no que for necessário, como por exemplo, a aquisição de medicamentos”, finalizou o vereador Chico 2000.

Abraão Ribeiro | Câmara Municipal de Cuiabá

Leia Também:  AL concede moção de aplausos à primeira-dama Márcia Pinheiro

Fonte: Câmara de Cuiabá
Continue lendo

Cuiabá

Movimento Social Rusga ganha semana de homenagens em Cuiabá

Publicado

Câmara Municipal de Cuiabá

O historiador e vereador Mario Nadaf foi o autor do projeto que instituiu a Semana da Ruga, por meio da Lei nº 6.321/2018, em homenagem ao movimento social de reivindicações que aconteceu no município de Cuiabá no século XIX. As datas foram incluídas no calendário oficial de eventos da capital e será desenvolvida a partir de 2020, entre os dias 30 de maio e 05 de junho.
A emenda parlamentar de nº 006/2018, também de autoria do professor Mário, no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), foi destinada ao projeto para a organização de um Workshop realizado em novembro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a fim de qualificar professores da rede pública de ensino com a temática da Rusga, evento que aconteceu em Cuiabá, no Campo DOurique , bem em frente a Câmara Municipal de Cuiabá.
Participaram do evento as crianças do Simínina – Santa Isabel, com uma encenação , dirigida pelo cineasta Gilberto Nasser, as professoras Márcia Regina Pereira e Maria de Lourdes fanaia .
Rusga
A Rusga aconteceu no dia 30 de maio de 1834: a ala dos radicais liberais se reuniuno período da tarde no Campo d’Ourique, hoje conhecida como Praça Moreira Cabral, e esquematizaram, para a noite, a maior matança de portugueses já ocorrida no país até então, através de grupo armado surge o que ficaria conhecida como a Rusga Cuiabana.
Naquele período, os nativos cuiabanos passavam por situação de opressão, abuso de autoridade e imposição de poder por parte dos comerciantes portugueses, possuidores de todos os privilégios e regalias durante o período regencial.

Elizangela Tenório | Câmara Municipal de Cuiabá

Leia Também:  Festividades juninas integram pais e filhos do Programa Siminina

Fonte: Câmara de Cuiabá
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana