conecte-se conosco


Cuiabá

Pinheiro lança Hora Estendida e Centro de Saúde do Tijucal passa a funcionar até às 21h

Publicado

Gustavo Duarte

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro lançou nesta terça-feira (10), o Projeto Hora Estendida em unidades de Saúde da Atenção Básica. A nova modalidade que passa a ofertar atendimentos das 8h às 21h é componente do Programa Unidade de Medicina Ambulatorial em Especialidades (MAE), criado para humanizar os atendimentos objetivando a promoção em Saúde. 

O projeto piloto passa a funcionar no Centro de Saúde do bairro Tijucal na Regional Sul, com previsão de expansão para as demais regionais nos próximos meses. Além dos atendimentos inerentes às unidades básicas de Saúde, à população que buscar a Hora Estendida, terá além dos serviços inerentes aos postos de Saúde, exames laboratoriais, emergências de baixa complexidade e atendimentos odontológicos.

De acordo com Pinheiro, a exemplo do Programa Hora Estendida em creches e Centro Municipal de Educação Infantil – CMEIs (também lançado de forma inédita em Mato Grosso por sua gestão) a ampliação do horário na rede Básica de Saúde, visa, sobretudo, contemplar os trabalhadores cuiabanos que não tinham tempo de buscar os serviços na Atenção Básica.

“Eu prometi cuidar daqueles que dependem exclusivamente do poder público e, assim como humanizamos a vida dos trabalhadores estendendo o horário de atendimento nas creches e CMEIs, também escrevemos uma nova história para esses trabalhadores na Saúde. Era impossível para um trabalhador buscar os atendimentos na rede Básica, vez que o funcionamento normal é das 7h às 17h com intervalo para almoço. Mas, a partir de hoje, com o projeto Hora Estendida, damos início à virada de página da Saúde também na Atenção Básica que passa a ofertar atendimentos, inclusive da odontologia prontos para atendê-los das 7h às 21h sem intervalo para almoço”, frisou o prefeito.

Conforme o secretário de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, a Hora Estendida na Atenção Básica deverá diminuir a o fluxo de busca pelas Unidades de Pronto Atendimentos 24 horas (UPAs) e policlínicas.

“O prefeito Emanuel Pinheiro esta redesenhando o fluxo de atendimento na Saúde de Cuiabá desde a média e alta complexidade à Atenção Básica. Dessa forma na reta final de entrega do HMC, o que de acordo com técnicos da área está dando um salto de 20 anos na Saúde do Estado, a Hora Estendida vem para ajudar a melhorar o fluxo de atendimento da urgência e emergência. Isso porque, além de contar com mais uma opção de atendimento, na rede Básica o paciente poderá dar sequência no tratamento perto de sua casa e com as Equipes de Saúde da Família que é quem o Mistério da Saúde preconiza para acompanhá-lo”, destacou.

A dona de casa, Quitéria Santos de 66 anos, aprovou a iniciativa da gestão. “Só de saber que se teremos o nosso posto de Saúde aberto até às 21h é um benefício enorme. As vezes, a gente só precisa trocar uma receita que não dá pra fazer na hora do trabalho e acaba tendo que em uma UPA e a gente sabe que atrapalha as pessoas que estão mais graves. Então o prefeito está de parabéns, isso beneficia quem quer cuidar para não ficar doente e quem está grave em uma UPA que terá menos pessoas em sua frente para ser atendido”, completou.

Além do MAE na Atenção Básica, o prefeito informou que Lançará o Projeto PAI para dar sequência à humanização da Saúde na rede Secundária. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Vinicyus indica à inserção de estagiários de educação física nas academias ao ar livre

Publicado

O Vereador Vinicyus Hugueney apresentou na Sessão Plenária desta quinta-feira (20) uma indicação para que a Prefeitura de Cuiabá estabeleça uma parceria com as universidades da Capital, buscando disponibilizar estagiários do curso de Educação Física nas academias ao ar livre.
O intermédio seria feito pelo Conselho Regional de Educação Física do Estado de Mato Grosso-CREF/MT. “ As pessoas frequentam as academias ao ar livre e a maioria delas praticam exercício de forma errada, muitas das vezes se machucando. Precisamos melhorar o atendimento à população, essas academias são totalmente carentes de profissionais para orientar quem utiliza” disse o Vereador.
Para o Vereador a indicação seria interessante tanto para a população que precisa dessa atenção para a prática correta de exercícios, quanto para os estudantes de Educação Física possibilitando os alunos a realizarem o Estágio Supervisionado nas academias ao ar livre.
“ É uma forma de trazer conhecimento e colocar em prática o que os estudantes de Educação física aprendem na faculdade, além de motiva-los ainda mais para alcançar seus objetivos profissionais ” finalizou o Vereador.
Da assessoria| Vereador Vinicyus Hugueney

Fonte: Câmara de Cuiabá
Continue lendo

Cuiabá

Centro de Convivência Maria Ignês promove baile de máscaras para idosos

Publicado

Divulgacao

Promover a interação, socialização e lazer entre os idosos na capital. Este é o objetivo do Centro de Convivência do Idoso de Cocal (CCI), Maria Ignês, que realiza nesta sexta-feira (21), um ‘Baile de Máscaras’ em comemoração ao Carnaval. O evento ocorre a partir das 07h30, na sede da Unidade.   

Uma variada programação está sendo preparada entre atividades culturais, lúdicas e recreativas. O baile deve proporcionar a socialização de idosos dos diversos bairros atendidos pelo Centro de Convivência, além de promover a integração e o estreitamento das relações interpessoais e manifestação artística dos foliões segundo os organizadores. “Os próprios idosos estão confeccionando suas máscaras. É uma forma de incentivar e estimular os participantes, que vão se divertir no baile”, completou o coordenador do CCI Maria Ignês, Natalino Alves da Silva.
Relembrando as marchinhas que marcaram época e músicas tradicionais, o evento promete fazer a alegria da turma da melhor idade que se divertiu com máscaras e roupas típicas. A entrada é franca e a participação é para maiores de 60 anos.

O CCI Maria Ignês atende hoje, de uma de rede de mais de 2.000 assistidos, 600 idosos. Na Casa eles participam da metodologia do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), de atividades educacionais, físicas, atendimento de saúde, com médico geriatra, acompanhamento psicológico e entretenimento, com baile, jogos interativos. Na unidade também são desenvolvidas rodas de conversas sobre importantes temas, no intuito de preparar os idosos para as mudanças do mundo.  O Centro de Convivência está situado na Avenida Curió, s/nº, bairro CPA 3, Setor II, Cuiabá MT.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana