A etapa noturna da Stock Car em Cuiabá não só estreou um novo formato no país como colocou o Autódromo Internacional de Mato Grosso — executado pela MTsul Construções Ltda — no radar dos melhores circuitos brasileiros. Em meio a mais de 25 mil pessoas, os pilotos deixaram claro que a pista surpreendeu pela qualidade do asfalto, pelo traçado técnico e pela iluminação inédita no Brasil.
Ricardo Maurício, vencedor das duas provas, foi o primeiro a exaltar o trabalho. Ele definiu o circuito como “maravilhoso”, elogiou o asfalto liso, sem ondulações, e destacou a combinação de curvas rápidas, trechos mais lentos e vários pontos de ultrapassagem. A iluminação também o impressionou.
“Já corri 24 horas de Dubai, e lá no começo da pista não tinha algo assim. Aqui ficou fantástico”, disse. Para ele, a boa condição da pista ajudou até na estratégia ousada que adotou na corrida sob chuva. “Não tenho nada negativo para falar. Só agradecer por entregarem uma corrida noturna da Stock Car neste ano”.
Cacá Bueno saiu com a mesma impressão. Depois de subir ao pódio, afirmou que Cuiabá agora tem uma estrutura “invejável” e que, quando finalizada por completo, pode figurar entre as melhores do país. Ele reconheceu pequenos pontos ainda em ajuste, como a presença de terra em alguns trechos, mas ressaltou que isso é natural em autódromo recém-inaugurado e apontou a necessidade de aumentar a largura em partes da pista.
“Alguns trechos poderiam ser um metro e meio, dois metros mais largos. Mas o desenho é excelente. Ano que vem, estou aqui de novo”.
O piloto Rafael Reis também elogiou o traçado e fez uma das comparações que mais empolgaram o público local. “Já tinha corrido kart no Bahrein e posso dizer: é bem parecido”, contou. Para ele, não houve ponto negativo. A combinação de iluminação, ritmo das curvas e dinâmica da pista fez o circuito “entregar” uma disputa de alto nível.
A pista executada pela empresa MTsul Construções Ltda tem 4,5 km, 13 curvas, duas grandes retas e um sistema de iluminação com 128 torres e 768 refletores. Além de impressionar os pilotos mais experientes, mas também abriu caminho para que Cuiabá entre de vez no calendário do automobilismo de alto nível.
“Para nós, da MTsul, isso significa que cada hora de trabalho, cada escolha técnica e cada detalhe do projeto cumpriram seu propósito. Construímos uma pista para entregar segurança, velocidade e espetáculo e ver esse reconhecimento vindo diretamente de quem vive o automobilismo na prática é motivo de muito orgulho. Este é só o começo do que Cuiabá ainda vai receber em grandes eventos”, disse o CEO da MTsul, Márcio Bozetti.