conecte-se conosco


Nacional

PGR afirma que investigação da morte de petista é da Justiça estadual

Publicado

O agente penal petista e o guarda municipal bolsonarista, que protagonizaram a troca de tiros em Foz do Iguaçu
Reprodução – 11.07.2022

O agente penal petista e o guarda municipal bolsonarista, que protagonizaram a troca de tiros em Foz do Iguaçu


Após partidos e lideranças políticas afirmarem que pediriam a federalização do assassinato de um militante petista em Foz do Iguaçu , a Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmou que a competência para analisar o episódio é da Justiça Estadual, e que o crime deverá ser apurado em primeira instância.

Ao GLOBO, a PGR disse que a compreensão na cúpula do órgão é a de que o caso está devidamente documentado e que a federalização somente pode ser solicitada quando houver a comprovação de omissão e negligência para averiguar o crime. O assassinato ocorreu na noite de sábado cometido por um simpatizante do governo federal.

O guarda municipal Marcelo Arruda foi morto na noite de sábado pelo agente penal José da Rocha Guaranho, apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL). Arruda comemorava seu aniversário com festa com a temática do PT.

Nesta segunda-feira, dirigentes dos partidos da coligação Lula-Alckmin (PT, PSB, PCdoB, PSOL, PV, Solidariedade e Rede) informaram que participarão de uma audiência com o procurador-geral da República, Augusto Aras, na sede da PGR em Brasília. Procurada pela reportagem, a Procuradoria não confirmou a realização do encontro.

Os partidos informaram que vão protocolar petição para que a PGR proponha a federalização das investigações sobre o assassinato do guarda municipal.

“A responsabilidade sobre um crime também é de quem o estimula. E isso estamos percebendo com frequência nos discursos de Bolsonaro, que incita a violência a quem é contra o seu discurso de ódio e intolerância. Temos aí a naturalização da barbárie. Algo que não pode ficar impune. Por isso, as instituições precisam dar uma resposta urgente em favor da vida e da paz”, disse o senador Randolfe Rodrigues.


Na quarta-feira, os dirigentes dos partidos da coligação petista têm audiência com o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, próximo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os partidos vão fazer a entrega de um Memorial sobre a Violência Política contra a Oposição no Brasil e solicitar iniciativas do TSE para “garantir eleições pacíficas”.

Arruda foi morto na noite na noite de sábado, enquanto comemorava seu aniversário em uma festa com tema do PT. O guarda municipal reagiu ao ataque e atirou contra Guaranho, que, segundo a Polícia Civil do Paraná, está no hospital sob custódia.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Nacional

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nacional

Capital sedia corrida de rua na região da Marginal Pinheiros

Publicado

A capital paulista recebe no próximo domingo (21), às 6h30, mais uma etapa do Santander Track&Field Run Series, na região da Marginal Pinheiros, com opções de distância para os atletas de 5, 10 e 15 km.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), irá monitorar o trânsito na região, das 2h às 11h, para a realização da corrida, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

As vias que compõem o percurso da corrida serão bloqueadas a partir das 2h, com a implantação dos desvios de tráfego, que visam garantir as condições de segurança e conforto dos participantes e dos usuários do tráfego de passagem.

*Percurso*

*5k* – Avenida Magalhães de Castro, pista local, sentido Interlagos, altura do Shopping Cidade Jardim, Ponte Octavio Frias de Oliveira (Estaiada), sentido Aeroporto, Viaduto José Bonifácio C. Nogueira, contra fluxo, acesso pista expressa da Marginal Pinheiros, com retorno na altura da estação Morumbi, Viaduto José Bonifácio C. Nogueira, Ponte Octavio Frias de Oliveira (Estaiada), sentido Aeroporto – contra fluxo, Avenida Magalhães de Castro, pista local, contra fluxo até altura do Shopping Cidade Jardim (chegada).

*10k* – Avenida Magalhães de Castro, pista local, sentido Interlagos, altura do Shopping Cidade Jardim, Ponte Octavio Frias de Oliveira (Estaiada), sentido Aeroporto, Viaduto José Bonifácio C. Nogueira – contra fluxo, acesso pista expressa da Marginal Pinheiros, com retorno na altura da Ponte Laguna, Viaduto José Bonifácio C. Nogueira, Ponte Octavio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada), sentido Aeroporto – contra fluxo, Avenida Magalhães de Castro, pista local, contra fluxo até a altura do Shopping Cidade Jardim (chegada).

*15k* – Avenida Magalhães de Castro, pista local, sentido Interlagos altura do Shopping Cidade Jardim, Ponte Octavio Frias de Oliveira (Estaiada), sentido Aeroporto, Viaduto José Bonifácio C. Nogueira, contra fluxo acesso pista expressa da Marginal Pinheiros, com retorno na altura da Ponte Transamérica, Viaduto José Bonifácio C. Nogueira, Ponte Octavio Frias de Oliveira (Estaiada), sentido Aeroporto – contra fluxo, Avenida Magalhães de Castro, pista local, contra fluxo até altura do Shopping Cidade Jardim (chegada).

Interdições – Marginal Pinheiros, pista expressa, sentido Castelo Branco, entre as pontes Transamérica e Octavio Frias de Oliveira (Estaiada); – Avenida Magalhães de Castro, pista local da Marginal Pinheiros, sentido Interlagos, faixas 1 e 2, entre o número 12.000 até a Ponte Octávio Frias de Oliveira, sendo que a 3ª faixa estará liberada para veículos; – Acesso da Avenida João Dias, sentido centro, para a pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, pela ponte velha; – Acesso da Ponte Edson de Godoy Bueno (Itapiúna), para a pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco; – Ponte Octávio Frias de Oliveira (Estaiada), sentido Aeroporto; – Viaduto José Bonifácio C. Nogueira, sentido Marginal. *Alternativas*

*Macro desvios* – Região Santo Amaro para o Itaim: Ponte João Dias, sentido Centro, e Avenida das Nações Unidas, pista local da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco ou; – Avenida João Dias, sentido Centro, à esquerda na Rua Laguna, Avenida Cecília Lottenberg, Rua José Guerra, Avenida Cecília Lottenberg, Avenida Dr. Chucri Zaidan, Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, à direita na Praça Soneto, à esquerda na Rua Guararapes e Avenida das Nações Unidas, pista local da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco.

*Micro desvios* – Marginal Pinheiros, pista expressa e seus acessos, sentido Castelo Branco, entre Ponte Transamérica e Ponte Octavio Frias de Oliveira (Estaiada): seguir pela Avenida das Nações Unidas, pista local da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco; – Acesso da Avenida João Dias, sentido Centro à pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco pela Ponte Velha João Dias: seguir pela Ponte João Dias, sentido Centro e Avenida das Nações Unidas, pista local da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco; – Acesso da Ponte Edson de Godoy Bueno (Itapiúna), para a pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco: seguir pela Avenida das Nações Unidas, pista local da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco; – Ponte Octávio Frias de Oliveira, sentido Marginal: seguir pela Avenida Jornalista Roberto Marinho, sentido Marginal, Avenida Dr. Chucri Zaidan, sentido Morumbi, Ponte Caio Pompeu de Toledo, sentido Bairro, Rua Francisco Tramontano, Avenida Dr. Alberto de Oliveira Lima e Avenida Magalhães de Castro, pista local da Marginal Pinheiros, sentido Interlagos; – Viaduto José Bonifácio C. Nogueira, sentido Marginal: seguir pela Avenida Jornalista Roberto Marinho, sentido Marginal, Avenida das Nações Unidas, pista local da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco.

A Engenharia de Tráfego da CET vai monitorar a interdição e orientar o trânsito na região, visando manter as condições de fluidez e preservar a segurança dos usuários da via.

Para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões, ligue 156. *Transporte coletivo* Não haverá alteração. *Recomendações* – Respeite a sinalização; – Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não comprometer a fluidez do trânsito; – Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança.

Fonte: IG Nacional

Continue lendo

Nacional

Prefeitura supera 165 mil atendimentos nas tendas assistenciais

Publicado

A Prefeitura de São Paulo realizou 165 mil atendimentos (uma pessoa pode ter sido atendida em todos os dias de operação e entrar várias vezes na soma) nas tendas instaladas nas regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Central para apoio às pessoas em situação de rua, entre 17 de maio e 17 de agosto. Os serviços funcionam das 18h às 0h, sempre que a temperatura estiver igual ou abaixo dos 10°C, e, juntos, já distribuíram 183 mil alimentos (sopas, bebidas quentes, além de água) e, também, já foram aplicadas 3.098 vacinas (Covid-19 e Influenza).

O trabalho realizado na última noite/madrugada pela Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) e nas dez tendas resultou no encaminhamento de 307 pessoas para serviços de acolhimento da rede socioassistencial. Além disso, foram distribuídos 50 cobertores.

Nas tendas, as equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) são as primeiras a receber os moradores em situação de rua, dando-lhes orientações necessárias e ofertando cobertores. Caso a pessoa tenha interesse em acolhimento, será encaminhamento com transporte de ida e volta para ser abrigado.

*Endereço das tendas*

*Centro* Sé – Praça da Sé Santa Cecília – Praça Marechal Deodoro *Zona Leste* Itaquera – Av. Musgo de Flôr com Av. Imperador (embaixo do viaduto da Jacu Pêssego) Guaianases – Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n. Mooca – Praça Cid Jose da Silva Campanella *Zona Sul* Santo Amaro – Praça Floriano Peixoto, 54 Capela do Socorro – Rua Rubens Souto de Araújo, 948 – Cidade Dutra *Zona Oeste* Lapa – Praça Miguel Dell´Erba *Zona Norte* Santana – Praça Heróis da FEB (Força Expedicionária Brasileira) Vila Maria – Praça Novo Mundo, Parque Novo Mundo.

A população pode ajudar solicitando uma abordagem social por meio da Central 156. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) também realiza a busca ativa de pessoas em situação de rua em conjunto com equipes do Consultório na Rua, durante as noites e madrugadas. As ações são planejadas a fim de intensificar as medidas de proteção à população em situação de rua durante o inverno.

*Balanço*

Desde o início da Operação Baixas Temperaturas 2022 até o dia 17 de agosto, foram registrados 1.728.101 acolhimentos (uma pessoa pode ser acolhida mais de uma veze entrar várias vezes na soma) nos serviços da rede socioassistencial. Também foram distribuídos mais de 99 mil cobertores às pessoas que vivem em situação de rua. *Rede de acolhimento*

A rede socioassistencial da Prefeitura de São Paulo conta com mais de 18 mil vagas. Para a Operação Baixas Temperaturas 2022 já foram criadas 2.044 novas vagas distribuídas em equipamentos como Centros de Acolhida, Centros Esportivos e Núcleos de Convivência.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) terá mais 600 vagas nos prédios cedidos pela Fundação Casa, que estão em fase de análise técnica para adequações estruturais, sendo que as primeiras 100 vagas para famílias devem ser abertas neste mês de agosto no Itaim Paulista, Zona Leste da cidade.

Fonte: IG Nacional

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana