A Procuradoria Geral do Estado (PGE) prorrogou o prazo as inscrições para o concurso público para procurador, que prevê o preenchimento de 15 vagas imediatas, além da formação de um cadastro de reserva. Os interessados têm até esta segunda-feira (22) para se candidatar.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site da Fundação Carlos Chagas (FCC), instituição responsável pela organização das provas. A taxa de inscrição é de R$ 377,45 - clique aqui para se inscrever. Os inscritos têm até às 23h59 de terça-feira (23.9) para efetuar o pagamento.
O cargo de procurador do Estado oferece remuneração de R$ 37.745,52 durante o estágio probatório.
Para o concurso público, o edital prevê ações afirmativas para pessoas com deficiência, pretos e pardos.
Os candidatos serão avaliados em quatro fases sucessivas. A primeira consiste em uma prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. A segunda fase é composta por três provas escritas dissertativas, também de caráter eliminatório e classificatório, aplicadas em turnos distintos e em dias consecutivos, abrangendo diferentes ramos do Direito.
A terceira etapa será a prova oral e, por fim, a quarta fase corresponde à avaliação de títulos, de natureza apenas classificatória, na qual serão analisados diplomas e demais documentos acadêmicos apresentados pelos candidatos. A participação em cada fase está condicionada à habilitação na etapa anterior.
O resultado final do concurso público está previsto para ser divulgado em 22 de julho de 2026.
O edital com as regras do concurso pode ser conferido no anexo abaixo, ou na segunda edição extra do Diário Oficial desta quinta-feira (21), ou no portal de concursos da FCC.