conecte-se conosco


Polícia Federal

PF investiga irregularidades em convênio firmado entre universidade e entidades em RS

Publicado

Porto Alegre/RS – A Polícia Federal deflagrou, nesta manhã (21/3), a Operação Alforje, para apurar desvios de recursos públicos relacionados a convênio firmado entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através da Superintendência de Infraestrutura (SUINFRA), e a Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS).

Cerca de 40 policiais federais cumprem 11 mandados de busca e apreensão, em Porto Alegre (9), Viamão (1) e Gravataí (1). A Justiça Federal determinou o afastamento cautelar de 05 (cinco) servidores públicos e medidas de bloqueio de contas e de veículos de pessoas investigadas.

De acordo com as investigações, o convênio estabeleceu o repasse de 11,4 milhões de reais à FAURGS, para elaboração conjunta de projetos nas áreas de engenharia e arquitetura, com vigência nos anos de 2015 a 2017. O inquérito apura pagamentos, com indicativo de irregularidades, em favor de beneficiários selecionados sem critérios técnicos e que, muitas vezes, já são vinculados à UFRGS ou à FAURGS. O esquema também funcionava para complementar a renda dos servidores da Universidade investigados, por meio do recebimento das bolsas. Há casos de profissionais com formação diversa da área objeto do convênio indicados como bolsistas do projeto. Os dados da execução e da prestação de contas também são mínimos ou inexistentes.

A suspeita é que mais de uma centena de pessoas pode ter sido indevidamente favorecida pela aplicação irregular dos recursos do convênio. Os investigados poderão responder por crimes como peculato, falsidade ideológica e associação criminosa.

Será concedida entrevista coletiva às 10 horas de hoje (23), na Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Sul (Av. Ipiranga, 1365 – Porto Alegre).

 

 

 

*** Alforje é um tipo de bolsa composta por dois compartimentos, distribuídos de forma que o peso de um seja contrabalanceado pelo do outro.

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Polícia Federal

PF realiza prisão e apreende caminhão com aproximadamente mil caixas de vinhos objeto de descaminho

Publicado

Dionísio Cerqueira/SC – A Polícia Federal realizou na noite da quinta-feira (30/6), na cidade de Palma Sola/SC, a prisão em flagrante de um indivíduo que realizava o transporte de aproximadamente mil caixas de vinhos de origem argentina, cuja internalização em território nacional ocorreu de forma clandestina, sem a devida comprovação da efetivação do desembaraço aduaneiro.

Após a lavratura do auto de prisão em flagrante, o preso foi conduzido à unidade prisional e a mercadoria descaminhada, bem como o caminhão utilizado para o transporte, encaminhados à Receita Federal.

A partir de agora, a investigação terá prosseguimento para identificar possíveis coautores e receptadores da mercadoria ilícita. 

O delito de descaminho está previsto no código penal (art. 334) e possui pena que pode chegar a quatro anos de prisão. 

Comunicação Social da Polícia Federal em Dionísio Cerqueira/SC

[email protected] / www.pf.gov.br 

(49) 3644-6300

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Polícia Federal

Força-Tarefa cumpre mandado judicial contra integrante de facção criminosa

Publicado

Rio Branco/AC. A Força-Tarefa de Segurança Pública (FTSP-AC) no Acre, cumpriu, nesta sexta-feira (1/7), um mandado de busca e apreensão para reprimir crimes de extorsão e investigar possível integrante de organização criminosa.

O mandado foi cumprido no município de Rio Branco/AC. No total, 8 policiais participaram do cumprimento do mandado judicial. Durante as investigações, que começaram em maio de 2022, a Força-Tarefa tomou conhecimento que pessoas que se auto identificam como membros da facção criminosa estavam realizando cobranças de mensalidade de empresários do 2º Distrito da capital Acreana, caso o pagamento não fosse efetuado, os empresários – bem como os seus empreendimentos – sofreriam represálias.

Comunicação Social da Polícia Federal no Acre

[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana