Polícia Federal
PF e MJSP fortalecem cooperação internacional durante Assembleia Geral da INTERPOL
Brasília/DF. A Polícia Federal participa entre os dias 4 e 7 de novembro da 92ª Assembleia Geral da INTERPOL em Glasgow, no Reino Unido, ao lado de representantes de cerca de 150 países, totalizando aproximadamente 1.000 participantes, incluindo Ministros, Secretários de Estado e Chefes de Polícia.
Estão representando o Brasil no evento o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; o Diretor-Geral da PF, Andrei Rodrigues, e o Diretor de Cooperação Internacional da PF e vice-presidente da INTERPOL para as Américas, Valdecy Urquiza.
A Assembleia Geral reúne o corpo de dirigentes da INTERPOL sendo composta por representantes dos 196 países membros. É o evento deliberativo mais importante da Organização, em que são discutidos e aprovados seus principais aspectos estruturais.
Ao longo dos três dias de encontro, além de temas afetos à INTERPOL, são realizadas reuniões bilaterais no interesse do Brasil e de países parceiros com relação ao enfrentamento ao crime organizado transnacional e a cooperação internacional.
Nesta segunda-feira (4/11), as autoridades brasileiras foram recebidas pelo presidente da INTERPOL, Ahmed Naser Al-Raisi, e pela Secretária de Estado para Assuntos Internos do Reino Unido, Yvette Cooper.
A delegação brasileira se reuniu ainda com a diretora executiva da EUROPOL, Catherine de Bolle; com o diretor-geral da Polícia Nacional da Colômbia, general William René Salamanca Ramírez; com o diretor do serviço de inteligência criminal e chefe do NCB Viena, representando a Áustria, o general Andreas Holzer, com vice-primeiro-ministro e ministro do Interior da Sérvia, Ivica Dacic, e com o diretor-geral do departamento de crime organizado da Agência Nacional de Polícia do Japão, o sr. Arichika Eguchi
Participaram também de reuniões com o vice-procurador-geral da Federação Russa, sr. Petr Gorodov; o vice-ministro do Interior da Turquia, o sr. Münir Karaloğlu, e com o sr. Mario Cuschieri, chefe da unidade de relações internacionais de Malta, além de outros representantes desses países.
O encontro termina no dia 7 de novembro com a eleição das sedes para as próximas Assembleias Gerais que ocorrerão em 2026, 2027 e 2029.
Essas reuniões destacam o compromisso da Polícia Federal em ampliar a cooperação internacional, reforçando a segurança e o combate ao crime organizado.
Coordenação-Geral de Comunicação Social
[email protected]
(61) 2024-8142
Fonte: Polícia Federal
-
Política MT27/11/2024 - 08:35
TCE autoriza concessões de rodovias pelo Estado e cobrança de pedágios; ganho inicial deve ser de R$ 30 bilhões
-
Policial30/11/2024 - 10:45
Homem é executado com vários tiros na cabeça dentro de oficina em Várzea Grande
-
Esportes27/11/2024 - 08:55
Torcedores detonam Cuiabá após rebaixamento: “deveriam pagar pra torcida assistir”
-
Política MT30/11/2024 - 19:05
Chefe da Casa Civil critica pacote anunciado pelo governo federal e cobra corte efetivo de gastos públicos
-
Política MT28/11/2024 - 18:35
MP pede análise de inconsistências apontadas pelo Estado e admite nova intervenção na Saúde de Cuiabá
-
Política MT02/12/2024 - 19:05
Justiça manda Câmara de Cuiabá suspender investigação contra vereador acusado de invadir UTI
-
Política MT28/11/2024 - 20:38
STF rejeita ação da PGR que pedia anulação da eleição e confirma Max Russi como presidente da Assembleia
-
Economia02/12/2024 - 16:18
Aeroporto de VG é autorizado a operar voos internacionais e inicia nova era para Mato Grosso